Saiba o que é moda sustentável e por que aderir a ela

Escrito por
Em 21.04.21

iStock

Por                                
Em 21.04.21

A moda sustentável deixou de ser uma simples tendência para se tornar realidade para muitas marcas do mundo fashion. Mas você sabe o que esse conceito propõe? Para te atualizar sobre o tema, vamos falar aqui sobre as características principais desse comportamento já adotado por muitas pessoas em todo o mundo. Acompanhe:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é a moda sustentável?

Em poucas palavras, a moda sustentável nada mais é do que um conjunto de ações que buscam impactar minimamente o meio ambiente. Ela defende a produção consciente de roupas, acessórios e calçados de qualidade, utilizando o mínimo de substâncias poluentes nas indústrias. Além disso, ela ainda estimula a reutilização de peças usadas, indo contra o descarte e consumo desenfreado.

Características da moda sustentável

Esse conceito vem sendo debatido largamente pelo segmento fashion. Porém, a ideia de consumo consciente pode ser adaptada para muitos outros setores da sociedade. Aliás, o equilíbrio entre sustentabilidade e moda pode ser refletido de diversas maneiras, como por exemplo:

Uso de tecidos eco-friendly

iStock

É possível aderir a moda sustentável através do uso de materiais recicláveis, tais como os tecidos desfibrados e algodão orgânico. Dessa forma, a empresa poderá reutilizar alguns itens que seriam descartados no oceano ou em aterros.

Peças atemporais e duráveis

iStock

Outra maneira de contribuir para a redução do lixo e impacto no meio ambiente através da moda sustentável, é produzir peças que durem e que sejam atemporais. Diferente do fast fashion, que estimula a renovação das peças a cada temporada, essa ideia dá espaço a reutilização de roupas das estações anteriores.

Métodos alternativos de tingimento

iStock

Mais uma mudança defendida está na adoção de tintas de origem natural, que são menos tóxicas e reduzem o impacto no meio ambiente. Sendo assim, não haverá contaminação no solo e na água.

Continua após o anúncio

Reaproveitamento de materiais

iStock

O reaproveitamento de resíduos sólidos também aparece como uma característica importante da moda sustentável. Essa ideia já vem sendo praticada por algumas empresas, que fazem a destinação correta para alguns materiais.

Compra em brechós

iStock

Uma das melhores formas de promover o consumo consciente é começar a comprar em brechós. A internet está repleta de perfis que vendem peças semi-novas ou usadas, a um preço acessível. Sem dúvidas, essa é uma ótima iniciativa para estimular a moda sustentável.

Adesão ao slow fashion

iStock

O slow fashion tem como objetivos principais priorizar o local, além de estimular uma cultura de consumo ecológico. Com isso, o consumidor passa a desenvolver uma consciência global sobre os custos de produção e comercialização de determinado produto.

A moda sustentável traz muitos benefícios, sobretudo para o meio ambiente. Além da redução do lixo, a qualidade do ar e das águas pode melhorar consideravelmente. Por isso, é muito importante que o não só o consumidor se informe e mude seu comportamento, como também a indústria fashion seja mais responsável e ativa nessa causa.

Marcas de moda sustentável

O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente e esperto em relação ao posicionamento das empresas. Por isso, se você é uma dessas pessoas que se interessam por marcas que desenvolvem produtos dentro da moda sustentável, separamos algumas opções para conhecer.

  • Pantys: a Pantys produz absorventes e calcinhas sustentáveis e reutilizáveis. Além de contribuir para a redução do lixo produzido com o consumo de absorventes descartáveis, a marca ainda propõe uma mudança de comportamento entre mulheres.
  • Timirim Brasil: já a Timirim Brasil produz roupas sustentáveis para recém nascidos, utilizando materiais como algodão orgânico. Além disso, as embalagens também são feitas com material 100% reciclado.
  • Insecta Shoes: a Insecta Shoes reaproveita roupas, garrafas plásticas, borracha e retalhos de tecido para produzir sapatos veganos. Segundo a marca, a ideia é transformar hábitos em ações que sejam sustentáveis.
  • Manui Brasil: essa marca cria peças atemporais que tem como objetivo transmitir uma experiência diferenciada. Todas elas são feitas com fibras naturais, tingimento digital e com estampas manuais.
  • Zum Tecidos: a Zum Tecidos é uma empresa que produz panos com materiais como cera de abelha, óleo vegetal, resina natural e 100% algodão. A matéria prima é nacional e as embalagens também são recicláveis.
  • Campo Largo: a Campo Largo é uma empresa que produz bebidas por meio de práticas sustentáveis, através da agricultura familiar. Todos os insumos são reaproveitados e o excedente vira alimento para animais ou adubo.
  • Levh: a marca Levh é uma empresa de moda praia que produz biquínis sustentáveis e que não poluem o meio ambiente. Os materiais utilizados são nylon de rede de pesca, plásticos e tecidos biodegradáveis.
  • Agora que você já sabe tudo sobre moda sustentável, que tal aderir a esse conceito nas suas próximas compras? E se você gostou de conhecer o movimento slow fashion que mencionamos nesta matéria, descubra como colocá-lo em prática na sua vida.