23 receitas de mingau que são puro carinho em forma de comida

Apesar de combinar muito bem com os dias mais fresquinhos, nada impede que seja consumido o ano inteiro

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Para muita gente, mingau lembra a infância. E há até quem diga que “é coisa de criança”. Mas, a verdade é que poucos alimentos combinam tão bem com um delicioso café da manhã como o mingau!

Na sua simplicidade, o mingau é exemplo puro de comfort food e cai muito bem nos dias mais fresquinhos, mas, nada impede que seja consumido o ano todo.

Dependendo da forma como é preparado, aliás, o mingau pode ser a maneira perfeita de começar o dia com uma alimentação saudável. Confira as receitas abaixo, que vão das mais tradicionais, passando pelas versões mais saudáveis, e chegando a preparações realmente diferenciadas!

Receitas de mingau tradicionais

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

1. Mingau de aveia clássico: uma maneira perfeita de se começar o dia é com uma alimentação saudável! E você sabia que uma tigela de mingau de aveia fornece muitas vitaminas, minerais e fibras? Inspire-se com esta receita!

2. Mingau de aveia sem lactose e glúten: nesta receita adaptada, você usará leite vegetal no lugar do leite de vaca. A aveia deve ser sem glúten e a stevia deve substituir o açúcar.

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3. Mingau de quinoa sem glúten e sem lactose: opção sem glúten e sem lactose para o clássico mingau de aveia. Leva cereais integrais (ricos em proteínas), vitaminas, minerais e ácidos graxos, além de canela e o maple syrup (rico em manganês e zinco).

4. Mingau de milho: receita fácil de fazer e que leva poucos ingrediente… Isso sem falar do sabor, que é incrível, para comer sorrindo! Você usará espigas de milho, leite, açúcar, sal e canela em pó para polvilhar.

5. Mingau de tapioca sem lactose: perfeito para o café da manhã ou para o lanche da tarde. Pode ser consumido quente ou frio, combinado com as mais variadas frutas que você gostar!

6. Mingau de tapioca: ideal para um café da manhã gostoso. É rápido de fazer, em menos de 10 minutos já está pronto, e muito fácil, basta misturar tudo em uma panela e aquecer. Simples, barato e gostoso.

7. Mingau de fubá: perfeito para os dias mais fresquinhos, esquenta o corpo e a alma! Você usará fubá, leite, açúcar, manteiga, pau de canela e canela em pó para polvilhar.

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8. Mingau de cremogema caseiro: delicioso, é feito com leite, gemas e amido de milho, aromatizado com baunilha e coberto com muita canela! Ótima receita para um café da manhã diferente e gostoso de fim de semana.

9. Mingau cremosíssimo: a base é aveia, água e claras. Depois, você pode escolher o sabor que quiser, como, por exemplo, cacau, proteína de chocolate ou baunilha, canela, café, etc. Você pode também acrescentar frutas secas ou frescas!

Receitas de mingau diferentes

Foto: Reprodução / Gulab

10. Mingau de chocolate com avelã: fica bem cremoso e brilhante, além de ser fácil de fazer. A dica é cozinhar a quinoa no leite, mas, se você quiser agilizar o processo, dá pra adicionar ela já cozida.

11. Mingau de Ovomaltine: uma versão para nenhuma criança nem adulto botar defeito! A receita rende para duas pessoas e você precisará apenas de leite, amido de milho, Ovomaltine em pó, canela em pó e açúcar a gosto.

12. Mingau de chia e aveia com figos e pera: para um café da manhã delicioso, nutritivo e reconfortante. Este mingau vegano é enriquecido com sementes de chia e frutas (você pode usar aquelas que mais gostar).

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13. Mingau de banana com farinha de tapioca: para fazer esta deliciosa receita, você precisará de bananas compridas, leite condensado, farinha de tapioca e sal. Os ingredientes, por eles mesmos, já dizem o quanto este mingau fica saboroso!

14. Mingau de café, banana e chocolate: receita rápida, simples, saborosa e nutritiva usando Whey Protein. Esse mingau é a combinação perfeita do sabor doce da banana com o amarguinho do café… Vale a pena provar!

15. Mingau de quinoa com morango: uma receita leve e saborosa para um delicioso café da manhã no fim de semana! Você precisará apenas de quinoa, leite desnatado, água fervendo, açúcar mascavo (ou adoçante), morango picado e iogurte desnatado.

16. Mingau de aveia com chia e alfarroba: receita vegana, perfeita para um café da manhã diferente. Você usará flocos de aveia sem glúten, chia, banana amassada, alfarroba em pó (ou cacau puro) e maple syrup.

17. Mingau de kefir, chia e aveia: um delicioso e saudável mingau frio, feito apenas com kefir, sementes de chia, aveia em flocos (finos) e adoçado com mel. Para acompanhar, você pode escolher as frutas de sua preferência!

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Receitas de mingau especiais

Foto: Reprodução / Frango com batata doce

18. Mingau proteico de aveia e claras: rápido, prático, nutritivo, é ótimo para quem quer sair da rotina mas “sem abusar”. A receita tem alto valor proteico, ajudando inclusive no ganho muscular (para quem malha).

19. Mingau proteico de amaranto: mais uma opção saudável. Esta receita leva amaranto, que é um grão com cerca de 15% de proteínas com alto teor e fonte de cálcio biodisponível, de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes. Além disso, ele não contém glúten, sendo uma excelente opção para quem está com uma dieta restritiva.

20. Mingau proteico de arroz: para esta receita, você usará arroz cateto integral cozido sem sal, leite de soja zero açúcar, leite de coco ou óleo de coco, canela em pó ou em pau, Whey, cravo e adoçante.

21. Mingau de Whey: está enjoada do mesmo lanche de sempre, mas não quer sair da linha? Experimente fazer essa receita que leva Whey, cacau em pó, óleo de coco com coco ralado, banana e canela.

22. Mingau vegano de aveia e banana: este mingau de aveia vai bem em qualquer hora, seja no café da manhã, seja no lanche da tarde ou no lanchinho da noite. Uma maneira de se comer bem sem descuidar da saúde!

23. Mingau sem leite: a base desta receita são cereais e leite vegetal. Mas você também terá dicas de como deixá-lo mais proteico e delicioso, para uma refeição completa em nutrientes.

Cair na rotina? Jamais! Com tantas receitas deliciosas, dá para fazer mingau sempre que tiver vontade de um café da manhã ou lanchinho gostoso, sem enjoar!

Assuntos: Alimentação

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