31 receitas de merengue que vão te fazer desmanchar de amores

Aprenda o preparo desse prato base da confeitaria e diversas formas de utilizar nas sobremesas

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

De acordo com especialistas na área dos doces, um dos pratos mais importantes da confeitaria é o merengue. Isso não é a toa: a mistura de claras e açúcar pode ser usada no preparo de tortas, mousses, cremes, recheios e diversas outras delícias.

O merengue italiano, o suíço e o francês são os mais comuns e têm diferenças no modo de preparo. Enquanto o francês é cru, por exemplo, o suíço é feito em banho-maria.

Quer saber como fazer cada um deles e, de quebra, conferir novas e açucaradas receitas para o seu caderninho? Então é só conferir abaixo.

Receitas de merengue tradicionais

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

1. Merengue italiano: esse merengue tem uma aparência linda e brilhosa, sendo ideal para sobremesas que não vão ao forno. Enquanto as claras são batidas em neve, você deve cozinhar uma calda com açúcar e água até formar um fio fino de caramelo. Incorpore às claras e bata até a mistura esfriar.

2. Merengue suíço: ideal para coberturas de bolos e cupcakes, o merengue suíço é feito com claras e açúcar. Os ingredientes devem ir ao fogo até o açúcar derreter. Após, são batidos na batedeira em velocidade máxima até a mistura esfriar. É importante que na hora de cozinhar a mistura não passe dos 60ºC.

Leia também: 15 receitas que provam que a combinação de leite Ninho com Nutella é perfeita

3. Merengue francês: também conhecido como “merengue frio”, já que não envolve nada de fogão. O primeiro passo é bater as claras em neve. Depois, acrescente gradualmente o açúcar, suco de limão e essência de baunilha. É possível utilizar corante alimentício para finalizar.

4. Merengue vegano: a revolução na culinária está acontecendo a cada dia. E sim, é possível preparar um gostoso merengue sem utilizar produtos de origem animal. Nessa opção aqui, você vai usar a água do cozimento do grão-de-bico, açúcar de confeiteiro, vinagre de maçã e essência de baunilha ou suco de laranja (opcional).

5. Merengue sem leite: nada como a simplicidade na hora de preparar uma boa sobremesa. Aqui, a dica é bater as claras com o açúcar em banho-maria, até o açúcar dissolver. É preciso mexer sem parar, evitando que as claras cozinhem. Depois é só finalizar na batedeira por 10 minutinhos.

Receitas de merengue diferentes

Foto: Reprodução / Frufruta

6. Merengue com frutas vermelhas: procurando por uma sobremesa cheia de sabor e simples de fazer? Essa aqui! A lista de ingredientes conta com creme de leite fresco, extrato de baunilha, açúcar, suspiros, morangos e groselhas a gosto. Finalize com folhas de hortelã.

7. Merengue de rosas: não é apenas o nome que leva rosas. Esse merengue é diferente de tudo o que você já provou e conta com esse toque especial: 1 e 1/2 colher de sopa de água de rosas, que você pode fazer em casa com as pétalas das flores. O sabor é suave e adocicado.

Leia também: 24 sobremesas deliciosas para fazer com 5 ingredientes ou menos

8. Merengue de café: uma espuminha vegana que é praticamente um cappuccino de batedeira. Hmmm! Para preparar é preciso apenas de café solúvel, água e açúcar. Em menos de 5 minutos fica pronto e é uma delícia. Salpique canela por cima e aproveite.

9. Merengue de caqui: nesta versão, o sabor do merengue é garantido pela utilização de 4 caquis maduros e 1/4 de laranja, além de açúcar, suspiro e creme de leite. Para quem gosta de sobremesas com frutas, a ideia é excelente.

10. Merengue de banana: algumas etapas separam você de devorar essa maravilha, mas garantimos que todo o trabalho é recompensado. O doce conta com camadas de creme, de doce de banana e de suspiro. Deve ficar no forno apenas até dourar e ser servido quando estiver geladinho.

11. Merengue com calda de manga e maracujá: mais uma doce opção para quem ama um gostinho de frutas. Aqui, os sabores da manga e do maracujá se complementam perfeitamente. E o resultado final é um merengue crocante por fora e “chicletudo” por dentro, sabe?

Receitas de merengue de morango

Foto: Reprodução / Dupla Gourmet

12. Merengue de morango fácil: é por facilidade na cozinha que você procura? Bora! Esse doce tem cara de sobremesa elaborada, mas é facinho de fazer. Bata o chantilly na batedeira até ficar com a consistência mais grossinha e monte as taças com morangos e suspiros!

Leia também: 22 receitas de torta de limão que vão deixar você morrendo de vontade de experimentar

13. Merengue de morango mesclado: quer um truque dos bons para separar as claras das gemas? Deixe os ovos bem geladinhos. Funciona mesmo. Bater as claras é o primeiro passo dessa maravilha aqui, que combina com um chazinho da tarde.

14. Merengue de morango com creme e suspiros: para preparar esse quitute, que serve 10 pessoas e demora 40 minutos para ficar pronto, é necessária uma lista de ingredientes mais extensa, com itens como leite condensado, amido de milho, creme de leite fresco, geleia de morango e essência de baunilha. É um suspiro a cada colherada.

15. Merengue com morangos em pedaços: uma receitinha para encher os olhos de alegria – e a barriga de fome! O segredo aqui é usar morangos bem fresquinhos e muuuuitos suspiros. O preparo é bem simples e até os cozinheiros mais iniciantes não terão dificuldades.

16. Merengue de morango em camadas: sobremesas com apresentações lindas? Nós amamos. Essa receita aqui é daquelas para ser servida em taças de vidro, sendo possível visualizar – e salivar – todas as camadas. Intercale suspiros esfarelados, chantilly e morangos até preencher o espaço todo. Não tem erro.

17. Merengue de morango com chantilly : de olho nas quantidades! Para cada 500 gramas de creme de leite fresco, utilize quatro colheres de sopa de açúcar. O creme de leite deve ficar no congelador por volta de 15 minutos antes de você usar na receita. À prova de erros!

Leia também: 30 receitas fáceis e deliciosas de palha italiana

18. Merengue de morango com chocolate : assim como queijo e goiabada, a dupla morango e chocolate nasceu para dar certo. Misture esses dois queridinhos em um doce que ainda leva merengue e 100g de suspiros! Daqueles pratos para ter na manga sempre que precisar.

Receitas com merengue

Foto: Reprodução / Dani Noce

19. Torta de caramelo salgado com maçã e merengue brûlée: tem alguma ocasião especial chegando aí? Essa sobremesa é a aposta certa, já que é mais complicadinha de fazer e tem alto custo. A torta deve ser comida ainda quente, com uma incrível calda de caramelo e cubos suculentos de maçã. Dá água na boca só de pensar.

20. Torta de limão com merengue italiano: sabe aquelas receitas que, mesmo trocando os ingredientes, ficam uma delícia? Achou! A lista pede biscoito maisena, mas vale trocar por Maria ou Champagne. A essência de baunilha também é opcional, mas fica ótima combinada com limão. Você que decide.

21. Bolo mousse de chocolate coberto com merengue: o nome parece difícil, mas só parece mesmo. Mais do que habilidade, nesse caso aqui é preciso ter paciência para finalizar todas as etapas. A sobremesa é uma boa opção para presentear alguém que você gosta. O mix de bolo, ganache e merengue brûlée é matador.

22. Bolo merengue de morango: será que existe guloseima tão amada quanto merengue com moranguinho? Calcula com a gente: massa fofinha de baunilha, recheio de creme, suspiro e morango fresquinho. Tudo isso juntinho, na forma de garfadas de amor. Faça em casa!

23. Bolo Oreo coberto com merengue: já mostramos por aqui dezenas de possibilidades a se fazer com o biscoito Oreo. Mas uma receita boa nunca é demais, certo? Nessa sobremesa, um bolo Oreo é coberto por um merengue cremoso e irresistível. De comer agradecendo!

24. Rogel de doce de leite com merengue: um doce argentino na sua cozinha? É pra já. O rogel consiste em fatias fininhas de massa cobertas com doce de leite e merengue italiano. Se você tiver um maçarico em casa, vale dar aquela queimadinha no topo do merengue. Espetáculo!

25. Mini baked Alaska de frutas vermelhas coberto com merengue: prepare-se para momentos de doces surpresas. Essa espécie de bolo conta com uma calda base com licor de limão siciliano, pão de ló, merengue suíço e sorvete de frutas vermelhas. Só coisa boa reunida, não tem como ficar ruim!

26. Torta de limão siciliano com merengue: levanta a mão quem ama uma boa torta de limão. O segredo do sucesso está na harmonia entre os sabores: o azedinho do limão com a doçura do merengue que vai por cima. Ótima opção para a sobremesa do final de semana.

27. Chiffon cake de matcha com merengue: é um bolo ou é uma nuvem? Praticamente as duas coisas. O Chiffon Cake fica com uma textura bem leve e aerada. O uso do matcha na lista de ingredientes deixa tudo ainda mais especial.

28. Banana da terra assada com merengue: ovos, açúcar, bananas e manteiga. E pronto. Quatro ingredientes, um prato de dar água na boca. Vale aproveitar as bananas que já estão quase passando do ponto em casa, sabe?

29. Cocada assada com cobertura de merengue: cocada assada, ganache de chocolate e merengue de açúcar de coco. Um daqueles doces que derrete na boca e explode de tanto sabor. Fácil de fazer, difícil de parar de comer.

30. Bolo de coco com curd de limão e merengue: receita ideal para aqueles dias em que você está inspirada em ir para a cozinha – e sem medo de muita louça. Além da massa do bolo, é preciso preparar o recheio e a cobertura. Ah, o ideal é fazer o recheio um dia antes do bolo, para ficar mais firme.

31. Mousse de mexerica com merengue: aqui a ideia é usar e abusar dos sabores cítricos. Você pode usar tangerina, limão taiti, limão siciliano, maracujá… O que preferir. Faça um merengue suíço e misture com suco de fruta e creme de leite batido. Mantenha na geladeira por pelo menos 8 horas e se delicie!

Gostou das sugestões? Você pode inventar novas formas de usar os seus merengues, como em bolos de potinhos, por cima de cupcakes ou até com milk-shake. As possibilidades são infinitas!

Assuntos: Alimentação

Para você