
Dicas de Mulher

O marketing pessoal é uma forma autêntica de se mostrar ao mundo seguindo estratégias de autoconhecimento. Por meio de técnicas e reflexões, é possível construir um caminho sólido até os objetivos. No decorrer da matéria, Fernanda Massote, psicóloga e mentora de carreira, e Jennifer Reis, psicóloga e orientadora profissional, explicam o assunto e dão dicas que te ajudarão a fortalecer a sua imagem.
O que é marketing pessoal?
Como explica Fernanda Massote, “o marketing pessoal é a maneira como você promove a sua imagem e reputação”, ou seja, está relacionado ao seu posicionamento no mundo. Em concordância, Jennifer Reis pontua que essa estratégia envolve técnicas e planejamento, visando destacar as qualidades e criar uma percepção positiva da pessoa. Assim, há duas perguntas importantes para entender o conceito: ‘quem você quer ser?’ e ‘como te agrada ser vista?’
Qual é a importância do marketing pessoal?
De acordo com Reis, “por meio do marketing pessoal, é possível transmitir uma imagem que gera valor à atuação profissional”. Desse modo, você conseguirá ressaltar suas habilidades, qualidades e valores. Em outras palavras, você é a sua melhor referência. Segundo a psicóloga, os ganhos são muitos, entre eles: “aumentar sua visibilidade no mercado de trabalho; expandir sua rede de contatos; divulgar seu serviço ou produto; cativar mais clientes; ser referência na sua área de atuação; receber uma promoção na empresa; e conseguir um emprego”.
Em um mercado de trabalho concorrido, Massote ressalta que é essencial valorizar suas habilidades profissionais. Isso abre portas. No entanto, “não basta só sair jogando tudo aos ventos: é preciso ter estratégia!”.
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Qual é o objetivo dos processos do marketing pessoal?
As estratégias do marketing pessoal visam criar oportunidades que facilitem o crescimento profissional. Para isso, Reis informa: “trabalha-se o modo como você se comunica e relaciona; como você se qualifica e se posiciona; como você expressa quem é, suas características, atitudes, competências e habilidades”.
Quais são os tipos de marketing pessoal?
A busca pelo autoconhecimento é o ponto de partida da maioria das estratégias de marketing pessoal. No entanto, para atingir objetivos distintos, é possível desenhar a jornada considerando algumas especificidades. Assim, a ferramenta se divide em diferentes tipos:
- Marketing direto: envia a mensagem diretamente para o consumidor do seu conteúdo, sem a necessidade de um canal intermediário. Alguns exemplos são: e-mail marketing, telemarketing e venda direta. O resultado é facilmente medido.
- Marketing indireto: possui uma abordagem mais sutil e o retorno é a longo prazo. É preciso alimentar a sua presença nos canais de comunicação, assim, o futuro cliente lembrará da sua marca quando sentir a necessidade de consumo.
- Marketing social: visa vender uma ideia e não um produto. Para isso, utiliza mecanismos que incentivam comportamentos considerados positivos, focando em um conceito de bem-estar.
- Marketing de relacionamento: alimenta o vínculo com o cliente mesmo após o resultado idealizado, visando a fidelização do consumidor.
- Endomarketing: voltado para um meio organizado, alinha aspectos de um grupo por meio da aproximação de valores.
- Marketing de nicho: atende à demanda de uma parte específica do mercado, focando em locais e públicos estratégicos.
- Marketing de fidelização: concentra-se ainda mais no crescimento e retenção de consumidores por meio de programas de incentivo, ou seja, venda e recompensa.
- Marketing de conteúdo: aborda tópicos pertinentes para o interlocutor, mostrando potencial, conhecimento e domínio em um determinado assunto.
O marketing pessoal possui uma potência transformadora no destaque social da mulher. Independentemente da sua área de atuação, os modelos estratégicos elencados acima podem ser aplicados para a consolidação da sua carreira profissional.
Como fazer marketing pessoal?

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A delimitação da estratégia de marketing pessoal dependerá muito da individualidade de cada perfil. Entretanto, algumas competências são essenciais para todos os públicos. Abaixo, conheça os principais pontos de desenvolvimento.
- Tenha equilíbrio: extremos são problemáticos no marketing pessoal, seja com muito ou pouco investimento. O excesso gera o efeito rebote, e a escassez pode prejudicar seus objetivos.
- Autoconhecimento: uma competência fundamental para mapear seus potenciais. Reflita sobre o que você quer deixar para trás, o que quer conservar e o que deseja evoluir.
- Defina um perfil: coloque no papel como você quer se mostrar para o mundo. Para isso, pergunte-se: quem sou? Onde quero chegar? Como quero ser vista? As características mais marcantes da sua personalidade te ajudarão a traçar o seu perfil.
- Trace seus objetivos: primeiramente, você precisa estabelecer o seu objetivo final, o grande propósito da sua jornada. A partir disso, estabeleça objetivos específicos que te ajudarão a evoluir de etapa em etapa.
- Utilize as vitrines virtuais: use as redes sociais, os aplicativos de conversa, o e-mail e os sites para divulgar o seu perfil. Produzir conteúdo é uma ótima forma de conquistar um público orgânico.
- Conte a sua história: como você chegou até onde está? Existem muitas formas de viver uma jornada e a sua história pode motivar outras pessoas. Para isso, explore o fator emocional, cative seu interlocutor e estabeleça uma narrativa consistente.
- Espelhe-se em profissionais de sucesso: pessoas que alcançaram o sucesso são ótimas professoras. Tenha modelos, acompanhe a jornada dos grandes líderes e espelhe-se.
- Invista na colaboração com especialistas: uma psicóloga especialista em orientação de carreira pode te ajudar a conhecer suas potencialidades, distinguir seus pontos cegos e expandir seu repertório profissional.
- Peça por feedbacks: se quer saber o efeito que causa na vida das pessoas, nada melhor do que perguntar para elas. A partir dos feedbacks, você poderá trabalhar os pontos fracos e continuar avançando nos pontos fortes.
- Avalie os resultados do seu trabalho: tenha tudo anotado em planilhas. Assim, será possível comparar estatísticas, medir os resultados e ver o que precisa de outra abordagem.
É importante sempre se perguntar: o que eu preciso fazer para ter o diferencial competitivo? Vale combinar as técnicas de marketing pessoal com uma qualificação profissional. Atualize-se, tenha uma rede de networking e troque experiência com outras mulheres empreendedoras.
Vídeos sobre marketing pessoal que vão incentivar sua jornada
Um perfil humanizado, consciente e sustentável ganha visibilidade e engajamento social. Outra habilidade muito valorizada é o trabalho em equipe. Talvez, o resultado não venha imediatamente, no entanto, você só conseguirá ver o progresso se der o primeiro passo.
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Abaixo, confira uma seleção de vídeos com dicas e informações sobre o marketing pessoal. Especialistas falam sobre a importância da visibilidade, planejamento e organização. Além disso, há um exemplo muito famoso do cinema que te ajudará a compreender o assunto na prática:
Conheça as bases do marketing pessoal
Nesse vídeo, você acompanhará um resumo de todos os pontos abordados no decorrer da matéria. A explicação é didática e visual. Separe um caderninho para a sua jornada, anote as dicas e estude todos os dias. O esforço valerá a pena!
A importância da imagem pessoal
Joel Jota conversa com Dani Almeida, jornalista e especialista em imagens. A profissional explica como a apresentação pessoal é importante para construir autoridade, credibilidade e sucesso. Além disso, ela fala como traçar um caminho para alcançar a alta performance. Acompanhe!
A vida imita a arte
O filme ‘O Diabo Veste Prada’ (2006) é um ótimo exemplo para compreender a importância do marketing pessoal. Uma assiste sofre a pressão do mundo da moda. No entanto, com o tempo, ela vai lapidando seu perfil profissional, inclusive vestimenta, postura e atitudes. Nesse vídeo, observe algumas cenas que ilustram a jornada da personagem.
O marketing pessoal é muito sobre atitude! Antes de tudo e de todos, você precisa acreditar no seu potencial. Trabalhe suas qualidades, sonhe alto e marque presença. Nas redes sociais, você pode utilizar sua expertise para se tornar uma digital influencer – conheça as mulheres que estão arrasando nas redes.
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Caroline Stempniak
Redatora, pesquisadora feminista e futura psicóloga. Gosta de falar de coisa que mexe com a gente e de mexer com gente. Apaixonada pela escrita e pelas diferentes formas de existência. Busca viver e promover a autenticidade de ser.