11 marcas de produtos de beleza veganos para conhecer e experimentar

Fique bela usando produtos naturais e que não maltratam os animais em sua produção, com opções para todos os gostos e bolsos

Escrito por Luciana Rodrigues
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Novos tempos e novos princípios geraram uma demanda importante no mercado: a necessidade de produtos cruelity free, ou seja, aqueles que não geram qualquer tipo de prejuízo para os animais em sua produção.

Os danos não estão só nos testes feitos com animais, mas também no uso de produtos e derivados de origem animal.

Essa postura pretende garantir que os animais não sofram com exploração ou até mesmo sejam sacrificados cruelmente em prol da indústria, principalmente a de cosméticos. Com isso, tem se popularizado bastante nesse setor a criação de marcas de produtos veganos.

Mesmo para quem não é adepto desse estilo de vida na alimentação, vale a pena investir na compra desses produtos, pois é sinal de que a marca é comprometida com princípios importantes e que está atenta ao que é importante para seus clientes.

Se você se interessa por essa causa ou já adota este estilo de vida, conheça 11 marcas de cosméticos veganas para você incluir na sua lista:

Leia também: 6 marcas de calçados veganos para conhecer e começar a usar

1. Surya Brasil ($$$)

Foto: Reprodução / Surya Brasil

Foto: Reprodução / Surya Brasil

A empresa brasileira tem como proposta fazer produtos com plantas nativas da Amazônia. Suas diversas linhas de cosméticos possuem as mais variadas certificações (Certificação Kosher, Sapien Men, Leaping Bunny, entre diversas outras) e contam com esmaltes, henna, maquiagens, produtos para cabelos e até mesmo uma linha de cosméticos masculina, sendo uma das pioneiras nesse mercado.

2. Alva ($$$)

Foto: Reprodução / Alva

Foto: Reprodução / Alva

A marca alemã está no mercado desde 1988 e produz cosméticos naturais e orgânicos, sem qualquer derivado animal em sua composição. Possui 12 linhas de tratamento cosmético, entre cuidados para a pele, cabelos, mãos e pés, alívio da celulite, desodorante e produtos para peles sensíveis, além de uma linha destinada aos homens.

3. Feito Brasil ($$)

Foto: Reprodução / Feito Brasil

Foto: Reprodução / Feito Brasil

Com uma proposta criativa de quebrar a mesmice no mundo dos cosméticos, a Feito Brasil possui produtos que são considerados pela marca verdadeiras obras de arte e prezam pela sustentabilidade – por isso a escolha por não utilizar matérias-primas de origem animal ou realizar testes em animais. Visam também valorizar o país e o empoderamento feminino.

4. Reserva Folio ($)

Foto: Reprodução / Espaço dos Aromas

Foto: Reprodução / Espaço dos Aromas

A empresa cria cosméticos orgânicos e naturais, buscando um maior equilíbrio entre ser humano e meio ambiente. Sua linha de cosméticos é certificada segundo o programa NOP e IBD orgânica. Utiliza produtos 100% naturais e, em sua maioria, da flora brasileira. Além de não utilizar matéria-prima animal, nem adotar a realização de testes com animais, a marca busca participar de projetos de preservação e recuperação de áreas desmatadas. A Reserva conta principalmente com produtos de higiene, cuidados para pele, mãos e pés.

5. Multivegetal ($$)

Foto: Reprodução / Tainara Teodoro

Foto: Reprodução / Tainara Teodoro

A Multivegetal é uma empresa brasileira criada nos anos 1990 especializada em fitocosméticos, desenvolvendo como primeiro produto uma loção pós-barba para peles sensíveis. Com o sucesso desse produto, a marca decidiu se especializar em outros cosméticos nessa mesma linha. Todos seus produtos são fitocosméticos, ou seja, totalmente naturais e sem qualquer adição de matéria-prima de origem animal.

Leia também: Leite vegetal: 13 receitas fáceis para você fazer em casa

6. Ekilibre ($)

Foto: Reprodução / Ekilibre

Foto: Reprodução / Ekilibre

A Ekilibre nasceu em 2011 no Pará e tem como missão elaborar produtos de higiene pessoal e cosméticos que estejam em harmonia com o meio ambiente, totalmente naturais e que representassem bem a cultura brasileira. Toda a sua produção é sustentável, sendo uma marca com produtos totalmente animal-friendly e cruelity-free.

7. Herbia ($$$)

Foto: Reprodução / Herbia

Foto: Reprodução / Herbia

Nascida em Joinville no ano de 2005, a Herbia começou a produção de seus cosméticos de origem totalmente orgânica, através de cultivo próprio de suas plantas aromáticas. Com o objetivo de fazer produtos naturais e terapêuticos para trazer reequilíbirio aos seus clientes, a marca utiliza apenas óleos essenciais orgânicos e cultivo sustentável.

8. Weleda ($$$)

Foto: Reprodução / Weleda

Foto: Reprodução / Weleda

Uma empresa suíça já com bastante tempo de mercado (mais de 90 anos), a Weleda se ancora nos princípios da Antroposofia, com foco em produtos farmacêuticos e cosméticos naturais com uma abordagem holística. Além de ser totalmente natural e vegana, também implementa soluções importantes para reequilíbrio com o meio ambiente como, por exemplo, o uso de energia eólica na produção dos cosméticos.

9. Lush ($$$ a $$$$)

Foto: Reprodução / Lush

Foto: Reprodução / Lush

A cosmeteria britânica surgiu em 1994, quando uma botânica precisou desenvolver um produto para sua pele sensível, após uma irritação. Posteriormente criou a marca e trouxe várias inovações, tais como o shampoo sólido, em barra, barras de massagem, entre outras novidades importantes para a área. Seus produtos possuem um cheirinho delicioso, característico da Lush. Todos os produtos são 100% veganos e não são testados em animais.

10. Vyvedas ($$)

Foto: Reprodução / Helena Lunardelli

Foto: Reprodução / Helena Lunardelli

A empresa nacional busca nos produtos naturais proporcionar bem-estar e cuidados para seus clientes, com base na fitoterapia, tentando retornar a volta do prazer no contato com a natureza. Todos os seus produtos não possuem óleo mineral ou matéria-prima animal, com embalagens 100% recicláveis, fornecedores confiáveis e compromisso com o meio ambiente.

Leia também: Alimentação viva valoriza a vitalidade presente nos alimentos

11. Sal da Terra Saboaria Artesanal ($)

Foto: Reprodução / Sal da Terra

Foto: Reprodução / Sal da Terra

Se você quer produtos produzidos de forma artesanal, a Sal da Terra atende as suas expectativas. Todos os cosméticos são feitos com materiais 100% naturais. O cheiro dos produtos é derivado dos óleos essenciais utilizados. A marca produz até mesmo produtos para animais e para crianças. Todos os seus shampoos e condicionadores, inclusive, são permitidos para low e noo poo por não conterem parabenos e silicones insolúveis. E há uma linha específica de produtos veganos.

Onde comprar esses produtos

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

São muitas opções de boas marcas com os mais variados preços para você adquirir e experimentar. Mas aí fica a dúvida: onde comprar? Veja uma lista dos principais lugares em que você encontrará esses produtos online:

Caso prefira, você também pode comprar os cosméticos direto nas lojas virtuais das marcas que falamos ali em cima.

Se você opta por essa filosofia de vida ou apenas concorda com a causa, já deu para perceber que é possível cuidar da sua beleza com preços acessíveis, produtos de ótima qualidade e sem deixar de proteger os animais da crueldade dos processos industriais.

Leia também: 26 receitas veganas deliciosas para o seu cardápio do dia a dia

Para você