7 tratamentos para manchas de espinhas que vão deixar a pele uniforme

Escrito por
Em 11.06.21

iStock

Por                                
Em 11.06.21

Quem já teve acne pelo menos uma vez na vida, sabe como as manchas de espinhas podem aparecer facilmente. Além de incomodar, as manchas podem ficar mais intensas sem os cuidados básicos. Então, confira a explicação da dermatologista Ana Paula Pierro (CRM – 128856), da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, sobre o assunto e saiba tratar e prevenir o problema.

Publicidade

O que causa manchas de espinhas?

Segundo a dermatologista Ana, “as manchas de espinhas se formam pela inflamação que ocorre na pele quando as espinhas aparecem ou quando são espremidas”. Em graus de acne elevados, as manchas são mais comuns por conta da hiperpigmentação pós-inflamatória. Continue a leitura para saber sobre como tratar e prevenir as manchas de espinhas.

Tratamentos para manchas de espinhas

iStock

Existem diversos tratamentos para as manchas. Entretanto, Ana explicou que a escolha do tratamento depende do grau de acne do paciente. Abaixo, confira as principais opções para tratar as manchas:

  • Tratamentos com ácidos ou antibióticos tópicos: alguns cremes e produtos com ácidos auxiliam no tratamento da acne e das manchas, como o ácido glicólico, por exemplo. Outra alternativa de tratamento pode ser o uso do ácido retinóico, com ação clareadora, ou o de antibióticos tópicos.
  • Medicamentos orais: “os antibióticos orais vão ter função anti-inflamatória e ação no Propionibacterium acnes, um dos elementos da patogenia da acne. A isotretinoína oral, mais conhecida como Roacutan, é um tratamento de vitamina A oral, considerada “a cura da acne”, mas deve ser supervisionada por um médico, já que seu uso requer exames frequentes e pode ser usada por alguns meses. O medicamento tem a função de atrofiar as glândulas sebáceas e com isso ocorre a diminuição da produção do sebo e de toda a cascata que desenvolve a acne”.
  • Peeling de ácido salicílico: de acordo com Ana, esse tipo de peeling pode ser indicado para ajudar no clareamento das manchas e tem função de secar as lesões pustulosas e inflamatórias da acne.
  • Peeling de ácido retinóico: “o peeling de ácido retinóico também tem uma função secativa e uma função de diminuir manchas causadas pela acne”.
  • Lasers: “existem alguns lasers que podem ser usados no tratamento das manchas e das cicatrizes de acne”, explicou a dermatologista. Algumas opções como o laser fracionado e luz pulsada podem ser utilizados, mas apenas o dermatologista saberá indicar o mais adequado.
  • Microdermoabrasão: “o tratamento microdermoabrasão que muitas pessoas conhecem como peeling de cristal ou de diamante tem a função de esfoliar a pele superficialmente, ajudando na remoção dos comedões, cravos, e de algumas manchinhas”.
  • Limpeza de pele: tanto para tratamento da acne, quanto para evitar e tratar as manchas, a limpeza de pele é uma opção coadjuvante. Segundo Ana, “a limpeza de pele ajuda também na prevenção para que o comedão não se torne uma acne, evitando que a pessoa esprema e piore a inflamação que causa a mancha”.
    • Fique atenta, pois qualquer tratamento sem indicação e sem acompanhamento médico pode piorar a situação das manchas de espinhas. Por isso, converse com seu dermatologista para encontrar a opção mais adequada para seu tipo de acne.

      Tratamentos caseiros para remover manchas de espinhas

      A dermatologista chamou atenção para o perigo que os tratamentos caseiros podem desencadear: “não passo tratamentos caseiros, pois em muitos casos eles podem piorar ou causar alergia nos pacientes”, explicou Ana. Ou seja, usar misturinhas caseiras podem resultar no efeito reverso ou gerar outro problema na pele.

      Como evitar manchas de espinhas

      “Para a prevenção das manchas de acne é importante o tratamento precoce e adequado para cada caso, assim diminuímos o surgimento de lesões inflamatórias”, comentou a dermatologista. Confira, a seguir, algumas dicas:

      • Utilize cremes com ácidos: segundo a dermatologista, o uso de ácidos ajuda a impedir a formação da acne, por não permitir que os comedões evoluam para fase inflamatória, evitando surgimento de manchas. “Existem cremes de uso domiciliar que podem tratar e prevenir o surgimento de novas lesões, como peróxido de benzoíla, ácido retinoico, ácido glicólico, ácido azelaico, adapaleno, ácido salicílico, antibióticos tópicos, entre outros”, recomendou Ana.
      • Não manipule as lesões de acne: “outra coisa muito importante é não manipular as lesões, pois quando mexemos nelas, além de favorecer o desenvolvimento de uma infecção, causamos também manchas no local”, explicou a especialista.
      • Use protetor solar: “o uso do protetor solar para pele oleosa ou acneica também é muito importante para evitar que as manchas fiquem mais fortes e mais difíceis de tratar”.
      • Evite se expor ao sol: “evitar tomar sol direto nas regiões afetadas entre os horários de picos. Sol e calor em excesso podem aumentar a inflamação da espinha”.
      • Mantenha a pele limpa e hidratada: é importante seguir um skincare próprio para a sua pele, realizando as etapas de limpeza e hidratação corretamente, tanto diurna quanto noturna, para prevenir o desevolvimento da acne.

      O diagnóstico precoce das causas da acne é essencial para um tratamento adequado e evitar o surgimento das manchas. Para ficar por dentro de experiências e outras informações sobre manchas de espinhas, confira o próximo tópico.

      Experiências e tutoriais sobre manchas de espinhas

      Tratar as manchas pode ser um período longo e de muita paciência. Por isso, acompanhar como outras pessoas lidaram com o problema ajuda muito nesse caminho, além de conhecer dicas valiosas. Abaixo, veja alguns vídeos sobre o assunto:

      Publicidade

      Skincare para auxiliar no tratamento das manchas de acne

      Além de contar sobre a sua experiência para eliminar as acnes, a youtuber Letícia Lima mostra o seu skincare completinho, com produtos desde a limpeza até os tratamentos noturnos para manchas. Vale a pena dar uma espiadinha!

      Dicas de produtos para tratar as manchas de acne

      Nesse vídeo, a Rayssa Eckert mostra os produtinhos que ela usa para tratar as suas manchas de acne. Além disso, ela explica como usar os produtos e dá algumas dicas que funcionaram para a pele dela.

      Procedimento para manchas e cicatrizes de espinhas

      No vídeo, você confere como é feito um procedimento de laser e luz intensa pulsada pela dermatologista Monisa. O intuito é ajudar com as acnes existentes, melhorar o aspecto da pele, bem como das manchas e cicatrizes. Aperte o play e entenda como é realizado o tratamento.

      Outro efeito que as inflamações de espinha podem causar são as cicatrizes. Aproveite e confira como se livrar das cicatrizes causadas pela acne com alguns tratamentos específicos.