Maionese vegana: 20 receitas práticas e deliciosas para testar já

Escrito por
Em 09.06.20

iStock

Sabia que você não precisa de alimentos de origem animal para fazer uma maionese perfeita? Essas receitas incríveis de maionese vegana vão te provar isso. Dê uma olhada nas opções que separamos para você se deliciar e experimente agora mesmo!

Continua após o anúncio

1. Maionese vegana fácil

Leite vegetal, alho, óleo, sal e limão. Bata os ingredientes no liquidificador e obtenha a consistência incrível da maionese. É uma opção simples e vegana para quem não abre mão de um bom molho e da velha praticidade!

2. Maionese vegana com 3 ingredientes

Essa maionese, além de vegana, é supersaudável! A base é de castanha de caju, mas ela também conta com temperos que dão um gosto todo especial. Vale a pena conferir e apostar no sabor e saúde dessa opção!

3. Maionese vegana de cenoura

As receitas veganas nos permitem variar bastante os alimentos. Nesse caso, a maionese é de cenoura! Os outros ingredientes são aqueles que todo mundo tem em casa e, para preparar, é só bater no liquidificador. Acompanhe e se delicie!

4. Maionese vegana de couve-flor

Dessa vez, a base é a couve-flor, uma hortaliça nutritiva e deliciosa. Nada como uma receita sem alimentos de origem animal e ainda repleta de sabor, não é? Confira, no vídeo, como preparar e se jogue nessa maionese incrível!

5. Maionese vegana verde

Continua após o anúncio

O cheiro-verde é o responsável pela cor e sabor únicos dessa maionese! Além dele, ela conta com óleo, alho, sal, açúcar, vinagre de maçã e água de ervilhas em conserva. Já dá para imaginar o sabor irresistível dessa receita, não é?

6. Maionese vegana de castanha-de-caju

Sabe aquela maionese temperada perfeita? É essa aqui! Cozinhe batata e cenoura e, então, acrescente milho e ervilha. Depois de deixar as castanhas de molho, bata com água, sal, vinagre de maçã, orégano e óleo. Essa mistura vai ao fogo, e depois é só juntar aos legumes. Confira!

7. Maionese vegana de castanha-de-caju com ágar-ágar

É só bater todos os ingredientes: não dá para uma receita ser mais prática e deliciosa. Leve ao fogo, cozinhe, e bata novamente. Depois, é só levar à geladeira e aproveitar essa receita mara!

8. Maionese vegana de semente de girassol

A receita é fácil, gostosa e as sementes de girassol são muito nutritivas. Por isso, essa opção de maionese vegetal é perfeita para você reproduzir aí na sua casa. Acompanhe o vídeo e se jogue na cozinha!

9. Maionese vegana de arroz integral

A culinária vegana é repleta de opções. Com arroz integral cozido, água, óleo, limão, alho e sal, você faz uma maionese irresistível. Ah, e a textura é tudo de bom! Essa opção pode ser usada em inúmeras receitas. No vídeo, você encontra como fazer salada de batatas com essa maionese. Confira!

10. Maionese vegana de linhaça

Continua após o anúncio

Aqui, a farinha de linhaça substitui o ovo, dando a consistência perfeita à receita. Para isso, ela precisa ficar de molho em água. Bata a mistura de linhaça e água com o restante dos ingredientes e voilà: sua maionese está pronta!

11. Maionese vegana de inhame

Essa opção é mais leve, perfeita para o dia a dia. Isso porque o óleo é substituído por azeite e o inhame é supersaudável. Além disso, é muito prática! Você só precisa cozinhar o inhame e batê-lo com o restante dos ingredientes.

12. Maionese vegana de coco verde

Parece estranho, mas o coco verde funciona muito bem nessa maionese. O bom é que, além de vegana, a opção é saudável, por conta da fruta, e dispensa exageros de óleo. É a união de saúde e sabor. Acompanhe o vídeo e mãos à obra!

13. Maionese vegana de aquafaba

Essa opção é muito simples e idêntica à maionese tradicional. A aquafaba é a água do cozimento do grão de bico e uma ótima substituta para o ovo, e os outros ingredientes são bastante acessíveis, o que torna essa receita perfeita. Vale a pena testar!

14. Maionese vegana de tofu

Você pode temperar essa opção de maionese com o que quiser, já que ela é superversátil e vai bem com tudo. É só bater o tofu com azeite, sal e as ervas e temperos de seu gosto. Mara, não é?

15. Maionese vegana de extrato de soja

Continua após o anúncio

Aqui, você aprende a fazer uma maionese de soja deliciosa e prática. Por ser simples, você pode adicionar sabores para essa maionese. No vídeo, você encontra 2 opções: uma com salsinha e outra com azeitonas.

16. Maionese verde vegana

Essa opção tem como base a aquafaba, mas não é uma maionese simples. É aquela maionese verde irresistível, com direito a alho e muito cheiro-verde. Se jogue nessa receita e aproveite o sabor e a cremosidade dessa delícia!

17. Maionese vegana de abacate

Você vai precisar de um abacate maduro e muita vontade de uma maionese vegana e deliciosa. A gordura dessa receita vem do abacate, por isso ela é supersaudável. Você pode temperar como quiser: solte a criatividade e aproveite!

18. Maionese vegana de alho

Se você é amante de alho, esse momento é seu: use batata cozida, alho e óleo de amêndoas. Tempere como preferir e, depois, é só gelar! Caso queira uma maionese verde, é só adicionar salsinha e cebolinha. No vídeo, você ainda aprende a fazer um pão de alho irresistível com essa maionese.

19. Maionese de biomassa de banana verde

Não fica com gosto de banana, acredite! A biomassa de banana verde é saudável e compõe a base dessa receita. É fácil de fazer e tem um sabor irresistível. Nada melhor, não é? Aposte nessa receita e curta muito a sua maionese!

20. Maionese de batata e cenoura

iStock

Não precisa de alimentos de origem animal para fazer uma maionese perfeita: você só precisa de batata e cenoura cozidas, azeite, óleo de amêndoas, vinagre e sal. A cor fica linda e, para um sabor especial, é só adicionar mostarda e limão. Confira a receita completa!

Essas receitas de maionese vegana provam que ingredientes vegetais são suficientes para um resultado delicioso, não é? Para acompanhamento, dê uma olhada nessas opções de pão de liquidificador e tenha um lanche gostoso e prático!

Assuntos: Alimentação