Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Leite de coco vegetal: uma opção saborosa e saudável para o seu dia a dia

Conheça todos os benefícios de consumir o leite de coco e experimente agora mesmo

em 25/05/2017

Foto: iStock

O leite é um alimento muito presente na mesa brasileira, porém, por conta das intolerâncias, alergias ou pela opção de uma alimentação vegana, nem todos podem consumi-lo em sua forma mais “tradicional”.

A cada dia surgem mais opções para um público que não consome a bebida de origem animal e o mais bacana é que os leites vegetais não perdem em nada no quesito sabor!

Uma das versões de leite vegetal mais surpreendentes é o leite de coco, pois é superversátil, gostoso e cheio de benefícios (e diferente daquele leite de coco comumente utilizado em receitas).

Se você já é apaixonada pelo sabor do coco ou está em busca de um leite vegetal que complete sua dieta e te faça bem, conheça as vantagens de se consumir o leite de coco e receitas incríveis para incluir no seu dia a dia.

9 bons motivos para experimentar e incluir o leite no seu cardápio

Foto: Reprodução / Ducoco

Como já foi dito, o leite de coco esbanja sabor e benefícios. Confira tudo o que de bom o leite de coco pode te oferecer:

1. Não contém lactose e nem glúten: de origem vegetal, o leite de coco é naturalmente livre de lactose, sendo uma alternativa para intolerantes à este composto. Além disso, atende à alérgicos à proteína do leite, celíacos e todas as pessoas que buscam alimentação saudável.

2. É uma alternativa vegana: novamente, sua origem vegetal o torna uma boa pedida para casos de alimentações restritivas. Para os veganos, além de servir como alternativa ao leite de vaca, serve como ingrediente para muitas receitas e dá um up no cardápio, no sentido de variedade e saudabilidade.

3. É fonte de cálcio, fósforo e potássio: na verdade, o leite de coco contém vários minerais e nutrientes: cálcio, fósforo, potássio, magnésio e outros. Comparando-o com o leite de vaca e outros leites vegetais, o leite de coco se destaca.

4. Rico em vitaminas: além dos minerais e nutrientes, também é rico em vitaminas A, D e B12, trazendo benefícios como fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de anemia e proteção da pele.

5. Ajuda na diminuição do colesterol ruim: o leite de coco tem como base a polpa do coco, que é rica em ácido láurico (gordura “boa”), o que ajuda na diminuição do colesterol ruim. Além disso, a bebida é zero colesterol.

6. Auxilia na saúde do coração: a gordura do óleo de coco, presente no leite, ao trazer melhorias ao colesterol, contribui para uma boa saúde do coração.

7. Fortalece o sistema imunológico: novamente, esta gordura “boa” traz benefícios. O ácido láurico também possui função antiviral e antibacteriano, combatendo inflamações e fortalecendo nosso sistema imunológico.

8. Aumenta a saciedade: as fibras e a gordura presentes no leite de coco fazem com que o organismo se sinta saciado em menos tempo, além de auxiliarem no processo de digestão.

9. Hidrata e fortalece a pele: os ácidos graxos do leite de coco contribuem para a nutrição e hidratação dos cabelos e da pele, podendo inclusive, auxiliar na diminuição de rugas e da flacidez. Suas funções antibacteriana e antiviral também agem no combate à caspa e algumas doenças de pele.

Viu só? Não faltam motivos para experimentar esse leite vegetal rico em coisas boas! Ele pode ser obtido a partir de uma receita caseira ou comprado pronto para consumo, para quem busca praticidade.

Uma boa opção é a oferecida pela marca Ducoco, referência no que diz respeito a produtos à base de coco. O Leite Ducoco pronto para beber é um produto novo e superprático, já que é só servir e beber!

Está disponível em embalagens de 1L nas versões original (sem adição de açúcar) e no sabor chocolate.

Receitas certeiras com Leite Ducoco

A praticidade e versatilidade do leite de coco na cozinha é impressionante, afinal, além da possibilidade de consumi-lo puro ou combinado com frutas ou achocolatado, ele serve como base para muitas receitas queridas, saudáveis e deliciosas, como milk-shakes funcionais ou um leite condensado vegano e sem lactose.

1. Achocolatado power

Foto: iStock

Essa ideia é bastante simples, mas com certeza agradará à todos, da criançada aos amantes de uma bebida docinha e refrescante. E o melhor, é muito fácil de fazer!

Ingredientes

  • 1 copo de Leite Ducoco pronto para beber (bem gelado)
  • 4 colheres de sopa de achocolatado ou cacau em pó

Modo de preparo

É só adicionar e bater os ingredientes no liquidificador e se deliciar com uma bebida refrescante, cremosa e cheia de energia!

2. Smoothie de morango e banana

Foto: iStock

Outra ideia muito bacana para incrementar receitas com o leite de coco, deixando-as mais saborosas e cremosas, é preparar smoothies e vitaminas. Aqui, a receita leva morango e banana, um sabor mais tradicional, mas você pode fazer com as frutas que mais gostar.

Ingredientes

  • 1 banana média
  • 8 morangos médios limpos
  • 1/3 de xícara de Leite Ducoco pronto para beber
  • 2 colheres de sopa de mel
  • Gelo a gosto

Modo de preparo

De novo, é só bater tudo no liquidificador! Além de cair bem em dias quentes, é uma ótima opção para os intolerantes e alérgicos à lactose. Para uma bebida vegana, você pode trocar o mel por açúcar ou karo.

3. Cereal com leite

Foto: iStock

O pote de cereal ao leite pode ficar muito mais saboroso e saudável com o leite de coco, além de ganhar uma textura mais cremosa quando o leite é servido geladinho. Você pode variar nas combinações de cereais e sabores do leite (natural ou com chocolate).

Ingredientes

  • 1 xícara do seu cereal preferido
  • 1 copo de Leite Ducoco pronto para beber

Modo de preparo

Combine os ingredientes em uma tigela e então é só comer! Experimente combinar diferentes cereais e adicionar outros complementos como frutas e nozes. 😉

4. Iogurte de coco

Foto: iStock

Essa ideia é bacana para muita gente: intolerantes, alérgicos, veganos, crianças e adeptos de uma alimentação mais light e saudável.

Ingredientes

  • 400 ml de Leite Ducoco pronto para beber
  • 1 colher de chá de mel
  • Suco de ½ limão

Modo de preparo

Deixe o leite de coco na geladeira de um dia para o outro. Na hora do preparo, misture os ingredientes e bata a mistura com um fuet para deixá-la cremosinha como um iogurte. Mantenha na geladeira e consuma em até 3 dias.

5. Leite condensado sem lactose

Foto: iStock

E quem disse que o leite de coco também não serve como base para ingredientes complementares e tão queridos? Como nem sempre é fácil encontrar leite condensado vegano ou sem lactose à venda, então aqui vai a solução: fazer em casa!

Ingredientes

  • 1L de Leite Ducoco pronto para beber
  • 2 a 3 colheres de sopa de açúcar demerara

Modo de preparo

Leve o leite de coco ao fogo até levantar fervura. Desligue, adicione o açúcar e mexa até dissolver. Leve a mistura ao fogo novamente até que se reduza pela metade e depois é só colocar seu leite condensado em um recipiente, deixar esfriar e usar como quiser!

6. Arroz doce

Foto: iStock

Uma sobremesa tão tradicional não pode ficar de fora do cardápio daqueles que possuem uma alimentação restritiva (veganos, intolerantes e alérgicos). O leite de coco é o substituto do leite condensado, garantindo a cremosidade tão tradicional do prato e trazendo equilíbrio para o sabor, que fica doce na medida certa. Apesar de levar vários ingredientes, o sabor é irresistível e a receita cheia de bons nutrientes!

Ingredientes

  • 8 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 7 xícaras de água
  • 3 xícaras de chá de arroz integral cru
  • 4 paus de canela
  • 1 colher de sopa de cravo
  • 4 xícaras de chá de Leite Ducoco pronto para beber
  • 1 colher de sopa de raspas de limão
  • 1/2 colher de café de sal marinho

Modo de preparo

Cozinhe o arroz com a água, o açúcar, a canela e o cravo na panela de pressão por 1 hora. Depois desse tempo, desligue o fogo, retire as canelas e os cravos e adicione o leite de coco, a raspa de limão e o sal. Ferva por mais alguns minutos e então, deixe esfriar e leve à geladeira.

7. Milk-shake funcional

Foto: iStock

Quer coisa melhor que um milk-shake saudável e que ainda traz benefícios? Este é feito a partir da combinação de leite de coco e tofu, mas o gostinho fica incrível!

Ingredientes

  • 300 ml de Leite Ducoco pronto para beber (gelado)
  • 150 gramas de tofu orgânico
  • 40 gramas de coco ralado
  • 3 colheres de sopa de mel ou agave (para versão vegana)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo

Adivinha? É só colocar tudo no liquidificador, bater, decorar seu copo como quiser e degustar essa delícia gelada!

8. Pudim de chia

Foto: iStock

Este pudim é uma ótima opção para quem procura um doce refrescante, saudável e fácil de fazer. Não leva muitos ingredientes e você pode adicionar os complementos que quiser: frutas, geleias e o que mais sua criatividade permitir!

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de Leite Ducoco pronto para beber
  • 2 colheres de sopa de sementes de chia
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • Gotas de stévia ou adoçante de preferência

Modo de preparo

O preparo consiste em simplesmente misturar os ingredientes e colocar o pudim para gelar por uma noite. Mais fácil, impossível!

Essas e muitas outras receitas podem ser feitas com o Leite Ducoco pronto para beber, uma opção saborosa para os intolerantes e/ou alérgicos à lactose, veganos ou interessados em usufruir de todos os benefícios deste leite vegetal. Não vai deixar de experimentar né?

*Publieditorial

Comentários
Dicas relacionadas