Dicas de Mulher Dicas de Saúde

43 receitas para você fazer iogurte caseiro do seu jeito

É possível criar os mais variados tipos de iogurte em casa, com a vantagem de usar os ingredientes que mais gosta e ainda economizar

em 24/04/2017

Foto: iStock

Poucas coisas combinam tanto com um café da manhã do que um iogurte, ainda mais acompanhado de granola ou frutas, não é mesmo?

Mas, a verdade é que comprar iogurte para toda a família consumir diariamente pode sair bem caro! Além disso, as versões industrializadas contêm corantes, conservantes, entre outros ingredientes que não são tão legais para a saúde. Por isso, fazer iogurte caseiro é a melhor opção.

Embora muita gente não acredite, fazer iogurte em casa não é tão difícil como parece… Mas, sim, exige paciência! Porém, quem faz sempre, garante: vale muito a pena!

Além de ser feito sem conservantes, você pode usar os ingredientes que desejar, fazendo versões de iogurtes natural, grego, frozen e até versões restritivas (por exemplo, sem lactose).

Inspire-se com as receitas abaixo e faça seu iogurte do jeitinho que mais gostar!

Iogurte caseiro natural

Foto: Reprodução / Malas e panelas

1. Iogurte caseiro simples: uma receita fácil, basta ter paciência para fazer. Você usará somente leite semidesnatado e iogurte integral (consistência firme). A receita rende aproximadamente 10 porções de 95 calorias.

2. Iogurte desnatado: uma receita que usa leite desnatado 0% de gordura, mas, para ficar com uma consistência melhor, você pode acrescentar o leite em pó integral. Você usará, então, apenas leite desnatado, iogurte desnatado e leite em pó integral.

3. Iogurte integral: uma receita simples, a diferença está em ferver o leite ao ponto de subir até a borda da panela. O iogurte fica uma delicia, com textura firme e muito cremosa… E o melhor de tudo é que não tem conservantes.

4. Iogurte com leite em pó: a receita ideal de iogurte para ser combinado com uma boa granola! Para fazer, você usará apenas leite integral, iogurte natural (sem sabor, sem nada, purinho!) e leite em pó.

5. Iogurte com iogurte natural e leite em pó: tem gente que acha difícil saber qual a temperatura certa para fazer iogurte, mas nesta receita tem a dica… Você deve, basicamente, ferver só 400 ml de leite…. Assim que levantar a fervura, deve apagar o fogo e misturar o restante do leite (tem que estar em temperatura ambiente) mais um copo de iogurte natural (também em temperatura ambiente).

6. Iogurte com creme de leite: bom saber que não é uma receita light! Mas vale a pena provar… É o resultado da redução de um monte de leite ralo em algo maravilhoso, quase um pudim, quase um queijo.

7. Iogurte na garrafa térmica: a dica é usar uma garrafa térmica de metal. Na hora de comprar o iogurte, procure um integral, sem sabor e não adoçado. Leia o rótulo à procura dos ingredientes e compre aquele que possua a menor quantidade deles. Iogurte deve ser feito, basicamente, de leite integral (se for reconstituído não tem problema) e fermento lácteo.

8. Iogurte com aveia hidratada: ótima dica para uma alimentação saudável. A aveia, depois de hidratada, fica molinha e com uma textura maravilhosa, ótima para regular o funcionamento do intestino, entre outras vantagens.

9. Iogurte light: ótima opção para começar seu dia de maneira mais saudável! Para fazer esta receita, você usará apenas dois litros de leite desnatado e um potinho de iogurte natural desnatado.

Iogurte grego

Foto: Reprodução / Conversando e cozinhando

10. Iogurte grego simples: além de delicioso, é muito fácil de fazer… Só é preciso paciência para esperar ficar pronto. O rendimento é cinco xícaras de iogurte e você usará apenas leite e um potinho de iogurte natural.

11. Iogurte grego sem açúcar: o primeiro passo é preparar uma receita básica do iogurte. Em seguida, é necessário retirar parte do soro para ele ficar mais consistente e cremoso. Você vai precisar de um recipiente fundo, tipo bowl, uma peneira e uma toalhinha de algodão fina e bem limpinha.

12. Iogurte grego com essência de baunilha: quem compra iogurte grego nos supermercados sabe que ele não sai muito em conta. Além disso, pode ter ingredientes que não são saudáveis… A melhor opção, então, é fazer seu próprio iogurte grego, de forma bem natural e com o toque de sabor que você mais gosta.

13. Iogurte grego de fava de baunilha: um iogurte gostoso, consistente e cremoso, assim como aquele encontrado à venda nos supermercados (ou até melhor). O método é o mesmo do iogurte caseiro, dá pra fazer quantos litros quiser, misturando apenas um copinho de iogurte à quantidade de leite desejada.

14. Iogurte grego cremosíssimo: uma versão caseira que, além de sair mais em conta, é feita de forma natural e fica bem cremosa. Você usará apenas leite integral, iogurte integral natural (temperatura ambiente), adoçante ou açúcar e gotas de essência de baunilha.

15. Iogurte grego com nata e leite condensado: o resultado é um iogurte doce, mas sem exagero, muito mais cremoso do que os comprados prontos e bem mais barato. Vale a pena aprender a fazer!

16. Iogurte grego fake: para fazer esta delícia, você precisará de coco fresco ralado, açúcar refinado, água, gengibre fresco (ralado e espremido), coalhada seca, iogurte natural sem açúcar e mel.

17. Iogurte grego sem lactose: a receita é de um iogurte grego natural, assim você pode fazer do sabor que quiser, pode colocar gotinhas de baunilha, pode fazer de morango, colocar pedacinhos de pêssego ou até mesmo cacau e fazer no sabor chocolate.

Iogurtes caseiros com sabor

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

18. Iogurte de morango com calda e pedaços: além de ser uma opção mais saudável e econômica, o preparo desse iogurte de morango é uma ótima oportunidade para se divertir com as crianças na cozinha. Fica a dica para um fim de semana gostoso!

19. Iogurte de amora: você, basicamente, misturará iogurte natural desnatado caseiro com amoras frescas. Pode adoçar com um pouco de mel, açúcar mascavo ou demerara, ou adoçante.Também dá pra usar as amoras congeladas para ficar mais geladinho.

20. Iogurte de coco: uma versão vegana incrível de iogurte de coco. Fica cremoso, leve e azedinho, sem contar que é rico em bactérias que auxiliam a flora intestinal. Saudável, é uma ótima opção para o café da manhã ou lanchinho da tarde. Acompanhado de granola caseira, melhor ainda!

21. Iogurte de limão e coco: uma combinação de sabores incrível… Você precisará de leite magro, iogurte natural, aroma de limão, coco ralado e açúcar.

22. Iogurte com calda de ameixa: para fazer o iogurte, você usará apenas leite integral, iogurte natural e leite em pó. Depois, é só acrescentar a calda de ameixa seca e geleia de morango… Para um lanchinho delicioso!

23. Iogurte de limão e canela: uma versão de iogurte bem saborosa. Você usará apenas leite magro, iogurte natural, leite em pó, limão, canela, açúcar e snacks de maçã.

24. Iogurte de café: quem é fã de café vai amar esta receita. Você usará apenas leite, iogurte natural, café solúvel e leite condensado. Boa ideia para servir para a família num café da manhã especial no fim de semana!

Iogurtes restritivos

Foto: Reprodução / Fru-fruta

25. Iogurte caseiro sem lactose: além de ser uma receita extremamente fácil, é realmente funcional, pois utiliza, inclusive, um sachê de probiótico, que você pode encontrar em lojas de produtos naturais ou em farmácias.

26. Iogurte de soja: simples e fácil de fazer, esse iogurte é gostoso, mais barato e ainda tem a vantagem de você poder preparar no sabor que desejar, usando a criatividade (assim, o risco de enjoar do sabor é bem menor).

27. Iogurte de macadâmias: uma receita vegetal sem lactose. Fácil de fazer, você precisará apenas de macadâmias, água filtrada, limão e goma xantana (que dá a textura do iogurte, mas não é essencial).

28. Iogurte de amêndoas: um iogurte vegano, gostoso e com a cremosidade do iogurte tipo grego. Uma receita simples de fazer e você nem precisará de iogurteira para isso.

29. Iogurte de leite de inhame: uma receita vegan e sem soja. É também sem glúten, sem açúcar e sem lactose. O iogurte fica com uma textura cremosa e você pode servir, por exemplo, com geleia 100% fruta de amora.

30. Iogurte vegano de morango com tapioca: fica muito saboroso e parecido com o original iogurte de morango. Você usará leite de coco caseiro (ou outra opção vegetal), morangos, goma de tapioca, limão, açúcar e uma pitada de sal.

31. Iogurte vegano de morango com tofu: trata-se de um “danoninho” nutritivo, sem corantes e conservantes. Boa pedida para ser servido no café da manhã ou num lanchinho antes de dormir! Até mesmo as crianças vão amar!

32. Iogurte de coco sem lactose: uma receita vegana e sem lactose, em que você usará apenas leite de coco caseiro, ágar-ágar, adoçante e limão. Uma receita simples e que rende bem!

Frozen yogurt caseiro

Foto: iStock

33. Frozen yogurt natural: uma opção deliciosa especialmente para os dias mais quentes. Você pode fazer nesta versão natural ou adicionar algum sabor de sua preferência, inclusive frutas. Por cima, a dica é colocar um pouquinho de açúcar de gengibre.

34. Frozen yogurt natural com raspas de limão: esta receita rende cerca de quatro porções. Você usará apenas iogurte natural, açúcar, creme de leite com o soro e raspas de limão. A dica é consumir puro mesmo, porque é muito gostoso, ou com alguma calda.

35. Frozen yogurt de pêssego: uma sobremesa saudável, refrescante e com sabor natural de frutas. Uma ótima alternativa para substituir os sorvetes tradicionais, que são cheios de ingredientes nocivos à saúde. Você precisará apenas de iogurte grego natural, pêssegos, limão e mel.

36. Frozen yogurt de morango: ótimo substituto para o sorvete, tanto em relação ao sabor quanto à textura. Você precisará só de iogurte natural, creme de leite fresco, morangos e açúcar.

37. Frozen yogurt de framboesa: receita perfeita para um lanche da tarde ou uma sobremesa saudável no fim de semana. O detalhe é que você pode usar as frutas de sua preferência.

38. Frozen yogurt de papaia: uma receita de frozen levinha, refrescante e fácil. Você usará, basicamente, iogurte natural integral, mamão papaia, leite integral, suco de limão, açúcar ou adoçante.

39. Frozen yogurt de manga e banana: uma receita supernatural e muito fácil de fazer… Basta usar iogurte e frutas com sabor marcante. Tão fácil de fazer que você vai querer preparar sempre!

40. Frozen yogurt de frutas negras: para uma sobremesa refrescante e gostosa. Você precisará de amoras, mirtillos, açúcar orgânico claro, água filtrada, creme de leite fresco, ovo orgânico e iogurte integral natural.

41. Frozen yogurt de morango e água de rosas: boa pedida para os dias quentes, pois é bem refrescante. Você precisará de morangos, açúcar cristal, limão, água de rosas, coalhada (tipo firme) e iogurte integral (firme).

42. Frozen yogurte de maca peruana: o rendimento da receita é de três porções e você usará apenas creme de leite, maca peruana, iogurte natural e açúcar orgânico claro.

43. Frozen yogurt de limão: prático de preparar e você ainda pode substituir ingredientes e fazê-lo em uma versão mais light. Pode ser consumido puro ou acompanhado de uma boa geleia!

Nas versões naturais ou com sabor, saudáveis ou mais incrementadas, o iogurte caseiro é sempre ótima opção para um café da manhã ou lanche da tarde especial. Além de ter a vantagem de ser feito com os ingredientes que você mais gosta, não leva conservantes e sai muito mais em conta!

Comentários
Dicas relacionadas