
Foto: Thinkstock
Continua após o anúncio
No mundo da tecnologia, a geração de crianças e adolescentes da chamada geração Z, também conhecidos como nativos digitais, dificilmente se lembra de ler um livro ou visitar um museu para passar o tempo.
Sem dúvida alguma, as atividades culturais não são a primeira opção de lazer para essas crianças e adolescentes que normalmente preferem navegar na internet ou encontrar com os amigos em um restaurante fast-food quando têm um tempo livre.
Apesar do teatro ou do livro não serem a primeira opção de entretenimento para os membros dessa geração, as atividades culturais devem ser incentivadas, pois ajudam no desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente.
Porém, há uma dificuldade muito grande por parte dos pais para inserir seus filhos no universo da cultura. Confira algumas dicas que vão ajudar a incentivar seu filho a se interessar por atividades culturais.
Use a internet a seu favor
Fazer com que seu filho se afaste totalmente da tecnologia e comece a se aproximar de atividades culturais de repente é uma opção que certamente não funcionará. Por isso, use a internet a seu favor.
A grande maioria dos museus possui um site de navegação por meio do qual é possível realizar uma visita virtual. O tour virtual pode ser uma maneira interessante de instigar a criança e o adolescente a conhecer o acervo.
Encoraje a leitura virtual
Se o grande obstáculo que afasta seu filho do hábito da leitura é o computador ou o tablet, seu problema está resolvido. Muitos livros possuem uma versão digital, que pode ser baixada da internet ou comprada como e-book. Encoraje seu filho a utilizar a tecnologia com esse propósito. Além disso, uma maneira legal de incentivá-lo a discutir a obra lida é a utilização das redes sociais. Para isso, encoraje seu filho a criar grupos de discussão online.
Promova atividades em grupo
O grupo de amigos é muito importante para os adolescentes. Normalmente, eles preferem participar de atividades que incluam os amigos mais próximos. Por isso, converse com seu filho e juntos organizem a participação do grupo em atividades culturais.
Procure discutir o gosto do grupo e sugira atividades dentro do interesse deles. Uma opção interessante são os musicais, que normalmente são mais atrativos para os adolescentes.
Continua após o anúncio
Dê o exemplo
A criança e o adolescente devem encarar uma atividade cultural como algo normal e prazeroso. Por isso, é fundamental que os pais participem desse tipo de atividade com freqüência para que os filhos se sintam encorajados a participar também. Demonstre interesse e fale sobre isso com entusiasmo para que a atividade pareça ainda mais interessante.