6 hábitos surpreendentes que podem causar uma boa impressão

Pode parecer estranho, mas pedir favores e cometer pequenos erros contam pontos a seu favor

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Ter boas maneiras, ser gentil e demonstrar senso de humor são características que nos ajudam a abrir portas na vida pessoal e profissional, e você não deve deixá-las de lado. Porém, além delas, existem alguns truques que aumentam suas chances de causar uma boa impressão.

A forma como as pessoas veem você em um primeiro momento pode ser decisiva em situações como uma entrevista de emprego ou quando você conhece a família do seu namorado, pois talvez você não tenha oportunidade de desfazer algum mal-entendido.

Dessa maneira, é sempre interessante conhecer alguns hábitos inusitados que podem te ajudar a se sair bem nessas ocasiões, como estes seis listados a seguir:

1. Imitar os gestos da outra pessoa

Foto: iStock

Você não deve agir como os “sombras” que atormentam as pessoas que passam na rua, mas imitar – discretamente – alguns gestos e comportamentos do seu interlocutor ajudam a criar uma boa impressão. Esse é o chamado “efeito camaleão”, que favorece um sentimento de conexão entre duas pessoas.

2. Repetir as palavras do seu interlocutor

Foto: iStock

Assim como imitar os gestos da outra pessoa ajuda a criar uma conexão, repetir algumas de suas palavras também pode fazer com que ela tenha uma boa impressão de você – este é o “efeito eco”.

Leia também: 13 hábitos comuns que parecem inofensivos, mas podem estar te prejudicando

Repetir as últimas três palavras que seu interlocutor pronunciou de uma forma simpática, como se você estivesse “revisando” o que ouviu, demonstra que você está interessada na conversa e funciona como um incentivo para que ele prossiga com sua fala.

3. Sorrir de forma natural ao tirar fotos

Foto: iStock

Se o primeiro contato de uma pessoa com você será por meio de uma foto, escolha uma em que você esteja com um sorriso natural e com um olhar tranquilo, pois isso chama atenção para você de forma positiva.

Por outro lado, fotos em que você esteja com os olhos muito arregalados podem passar uma impressão de medo e desconfiança – você também pode usar essa dica na hora de escolher sua foto de perfil nas redes sociais.

4. Peça favores às pessoas

Foto: iStock

Isso pode parecer estranho em um primeiro momento, mas pedir um favor a uma pessoa pode fazer com que ela acabe gostando mais de você – desde que seja algo plausível, obviamente.

A explicação para isso seria a correção de um “bug” provocado no cérebro: quando fazemos um favor para alguém de quem não gostamos muito, nossa mente fica confusa por não entender direito por que estamos fazendo isso. Para “consertar” essa sensação estranha, tendemos a pensar que, no fundo, talvez nós gostemos dessa pessoa.

Leia também: 10 hábitos que você deve evitar para ser mais produtiva

Além disso, pedir favores mostra que você é uma pessoa autêntica e não tem problemas em assumir que precisa de ajuda.

5. Cometer pequenos enganos

Foto: iStock

Por mais que a maioria das pessoas acredite que se esforçar para transmitir uma imagem de perfeição possa ajudar os demais a gostar delas, a verdade é que é os “sabe-tudo” que nunca falham podem despertar uma sensação de inferioridade em quem está ao seu redor.

Dessa forma, cometer pequenos enganos pode ser algo positivo, pois você vai mostrar que, assim como os demais, é apenas humana – e isso ajuda as pessoas a simpatizar com você.

6. Pronunciar o nome da pessoa

Foto: iStock

É algo bem simples, mas funciona: inserir o nome do seu interlocutor algumas vezes durante a conversa ajuda a criar um sentimento de empatia. Isso acontece porque, ao ouvir o próprio nome, a pessoa se sente valorizada – e é mais fácil gostar de quem gosta da gente também.

É claro que você vai precisar continuar demonstrando seus pontos positivos para cultivar um bom relacionamento com a pessoa que você acabou de conhecer ou para se manter no emprego que você conquistou. Contudo, sem deixar uma boa impressão, é bem mais difícil seguir em frente nessas situações, portanto vale a pena colocar esses hábitos em prática.

Leia também: 14 coisas com as quais você não deve se preocupar

Assuntos: Relacionamentos

Para você