Moda e Beleza

Glabela: as rugas da braveza entre as sobrancelhas

Canva

Atualizado em 19.05.23

Alguns hábitos do dia a dia contribuem para o surgimento de rugas e linhas de expressão na glabela, mas é possível preveni-las ou atenuá-las. A Dra. Manuela Panteliades, dermatologista da Rede Mater Dei de Saúde, e a Dra. Geisa Costa, médica dermatologista, graduada em Medicina pela PUC, explicaram o assunto, incluindo prevenções e tratamentos. Confira!

O que é a glabela?

Segundo a Dra. Manuela, a glabela é a região da face entre as sobrancelhas. Ela é composta pelos músculos corrugador e prócero. “Esses músculos são depressores, responsáveis pela ‘cara de brava’ que a gente faz, bem como pelas rugas na base do nariz e na região das laterais das sobrancelhas”.

O espaço entre as sobrancelhas é muito expressivo, assim, quando surgem “linhas finas e rugas, é comum a pessoa passar uma imagem mais séria, brava ou preocupada”, explicou a Dra. Geisa. A contração muscular constante é o principal fator de envelhecimento, “ocorre quando franzimos a testa, seja por estresse, tensão ou até mesmo para enxergar melhor”.

Como evitar o envelhecimento da glabela

Canva

Os cuidados com a pele são importantes para prevenir as linhas glabelares. Abaixo, acompanhe as dicas da Dra. Geisa parar criar hábitos saudáveis no dia a dia!

Publicidade

  • Hidratação facial: tenha uma rotina de hidratação facial, pois “isso faz a pele ter uma boa qualidade e pode ajudar na prevenção do envelhecimento.
  • Fotoproteção: o sol é um dos principais fatores de envelhecimento precoce da pele. Para protegê-la, é importante “investir em fotoproteção diariamente, até mesmo nos dias frios e nublados”. Então, aplique protetor solar no rosto, com no mínimo FPS 30, a cada 2 horas.
  • Máscara facial: algumas máscaras “com ácido hialurônico podem ajudar a prevenir o envelhecimento e ainda deixam a pele mais iluminada”.
  • Tabagismo: a nicotina gera diversos efeitos negativos à saúde, por isso, a dermatologista orienta a não fumar. Essa substância causa perda de colágeno, manchas e acelera o processo de envelhecimento da pele.
  • Óculos de sol: expressões faciais, como franzir a testa ao se expor ao sol, estimulam o aparecimento de rugas na glabela. Para evitar, a profissional orienta usar óculos de sol.
  • Corrigir problemas de visão: “o ato de forçar os olhos para enxergar potencializa as contrações e cria ou piora as rugas”. Então, é importante consultar um oftalmologista para corrigir problemas de visão.

Além das orientações acima, é fundamental cuidar da alimentação e beber muita água. Também cultive uma rotina de skincare, com produtos adequados para o seu tipo de pele.

Tratamentos para a glabela

Canva

Fatores genéticos e o envelhecimento decorrente do tempo também causam rugas e linhas na glabela. Entretanto, existem alternativas para amenizá-las. Conheça os principais tratamentos:

Toxina botulínica

O tratamento popularmente conhecido como botox possui fins terapêuticos e estéticos para amenizar rugas e linhas de expressão na face. De acordo com a Dra. Geisa, além de prevenir o envelhecimento, a aplicação de toxina botulínica suaviza marcas mais profundas. O efeito do produto dura de quatro a seis meses.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um componente muito utilizado para preencher olheiras profundas, testa, nariz, mandíbula e sulco nasogeniano (bigode chinês). Segundo a Dra. Manuela, na glabela, pode-se aplicar o produto para preencher e disfarçar as rugas mais profundas”. Assim como a toxina botulínica, ele é absorvido pelo organismo e possui ação temporária, aproximadamente 12 meses.

Microagulhamento

O microagulhamento, com aplicação de drug delivery (entrega de ativos), minimiza as marcas de expressão da glabela. O procedimento é realizado com ativos que estimulam o colágeno e atingem camadas mais profundas da pele, deixando a região luminosa. Segundo a Dra. Geisa, o tratamento dura de dois a três meses.

Publicidade

Laser (fotona, CO2)

A Dra. Manuela indica o uso de lasers para disfarçar os sinais das rugas marcadas. O “aparelho de laser (fotona, CO2), por exemplo, emite ondas e trabalha as estrutura internas, melhorando a qualidade da pele, estimulando o colágeno e minimizando as rugas”, explica a Dra. Geisa. O efeito do procedimento na glabela dura em média um ano.

Fios de PDO

A Dra. Geisa explica que os fios de PDO “amenizam as rugas e a flacidez, pois a aplicação cria um efeito lifting na região”. Confeccionados com material sintético, os fios possuem duração de um ano e meio a dois anos e são absorvidos pelo organismo. Como explica a Dra. Manuela, eles “têm a função de estimular a produção de colágeno no local”. Assim, ajudam a manter a pele firme, elástica e, principalmente, retardam o envelhecimento.

Ultrassom microfocado

Segundo a Dra. Geisa, o ultrassom microfocado “é um aparelho que emite pulsos e promove um efeito lifting, diminuindo as rugas na região. O efeito do tratamento dura, em média, um ano”. Tanto essa quanto as outras técnicas mencionadas são contraindicadas em casos de alergia, problemas ativos na pele, câncer e para gestantes e lactantes. Por isso, antes de realizar qualquer procedimento, o especialista precisa fazer a anamnese, uma entrevista que o ajudará a entender o perfil da paciente.

Para qualquer procedimento estético ser seguro e ter bons resultados, é fundamental seguir as recomendações do profissional antes e depois do tratamento. Além disso, existem técnicas não invasivas, como o Ultraformer, que amenizam linhas de expressão e estimulam o colágeno.

Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.