Fuja dos inimigos do sono

Saiba quais hábitos e situações você precisa mudar para ter noites de sono mais tranquilas

Escrito por Andressa Dias

Toda noite é a mesma coisa, você rola para um lado e para o outro da cama e não consegue dormir? Confira se algum desses inimigos do sono listados abaixo faz parte da sua vida e faça as mudanças necessárias para ter noites tranquilas de sono.

Fazer atividades muito agitadas próximo ao horário de dormir

Quando estiver chegando a hora de dormir, o ideal é se deixar relaxar aos poucos para que você não fique agitada e o seu corpo e a sua mente se preparem calmamente para a hora do descanso. Evite atividades muito agitadas, prefira algo mais calmo, como ver um filme mais tranquilo ou ouvir uma musica suave, assim você começa a relaxar para cair no sono com mais facilidade.

Tomar muitas bebidas com cafeína

Passar o dia tomando refrigerante, chá de erva mate ou café, por exemplo, é um dos hábitos que pode estar atrapalhando o seu sono. Devido ao seu alto teor de cafeína, essas bebidas te mantém ativa por mais tempo e dificultam seu sono. Se você quer dormir com mais facilidade, evite ingerir bebidas que contenham cafeína.

Ter hábitos alimentares nada saudáveis

Comer de maneira irregular, se alimentar pouco ou ainda abusar de fast-food não é saudável e seu organismo sente isso. Alimentação inadequada provoca alterações no organismo e isso também afeta o seu sono negativamente. Por isso, se pretende deitar e dormir bem à noite, nada de “comer qualquer coisa”. Alimente-se adequadamente, e procure um nutricionista se possível.

Manter a casa muito iluminada na hora de dormir

Pode parecer exagero, mas a claridade atrapalha o sono. Para que o corpo comece a se preparar para o descanso, é preciso que ele perceba que já é noite, ou seja, você deve apagar as luzes e ficar no escuro – caso contrário seu cérebro vai entender que ainda é dia e isso pode dificultar o seu sono.

Travesseiro e colchão desconfortáveis

Outro aspecto que pode causar a insônia é o desconforto. Ter um travesseiro ruim ou que lhe causa dores e um colchão que não te deixa confortável pode acabar com uma noite de sono. Por isso, vale a pena investir em produtos bons. Lembre-se: boas noites de sono significam qualidade de vida e saúde.

Calor excessivo também pode ser um inimigo do sono

Em dias muito quentes a insônia também pode atacar. Por isso, quando as temperaturas estiverem muito altas, tente deixar o seu quarto mais fresco. Você pode optar por aparelhos como ar condicionado ou ventilador ou ainda deixar a janela um pouco aberta para que o quarto não fique tão quente e você consiga dormir.

Cuide do seu sono, pois dormir bem é essencial para uma vida de qualidade e saúde. Sem mencionar o fato de que quando dormimos bem acordamos com um humor um pouco melhor, não é? Então, evite os hábitos que podem dificultar o sono e durma melhor.

Assuntos: Bem-Estar, Sono

Dicas pela Web
Comentários