6 fatores que te tornam um alvo delicioso para os mosquitos

Conheça alguns dos fatores que atraem os mosquitos e saiba o que você pode fazer para se livrar das picadas

Escrito por Danielly Oliveira
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Ser picada por mosquitos não é nada agradável e quando você é a única, em um grupo, que está sendo “atacada” a sensação de aborrecimento só aumenta.

Se você é uma dessas pessoas, não se sinta mal, são vários os fatores que atraem os mosquitos e muitos deles são inatos ou incontroláveis.

“Temos uma enormidade de insetos que picam, sugam sangue e com este sangue finalizam a produção de seus ovos. Mas, embora todos saibam que há mosquitos por toda parte, algumas pessoas parecem mesmo mais suscetíveis”, destaca a Dra. Ana Paula Moschione Castro, diretora da ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Alergia e Imunologia.

Confira alguns desses fatores e saiba como tentar lidar com tal situação, espantando os mosquitos para longe de você!

1. Sua casa

Segundo a Dra. Ana Paula, locais úmidos tendem a atrair os mosquitos. “Certamente, as populações mais expostas são àqueles que vivem em locais com grande umidade, que saem de suas casas pela manhã bem cedo ou ao final da tarde retornam”, afirma a médica.

Leia também: 10 maneiras de amenizar os sintomas das picadas de inseto

2. Sua genética

Há estudos que afirmam que a atração dos mosquitos encontra-se ligada a fatores genéticos, como seu tipo sanguíneo ou as características da sua pele.

3. Sua taxa de gás carbônico

Os mosquitos também são atraídos pela alta taxa de gás carbônico, fator utilizado por eles para identificar seres humanos. Pessoas que respiram mais profunda e frequentemente tendem a ser mais “atacadas” pelos insetos.

4. Sua transpiração

As bactérias presentes no suor também atuam como fator atrativo para os mosquitos e portanto, pessoas com maior grau de transpiração são alvos mais prováveis.

5. Sua temperatura corporal

Além da transpiração, a temperatura do seu corpo também pode ser convidativa para os mosquitos. Parecem gostar de temperaturas corporais mais elevadas.

6. Seu perfume

Fragrâncias florais e adocicadas também chamam a atenção dos insetos, portanto evite perfumes com tais notas para se livrar das picadas.

A especialista declarou que os fatores individuais precisam ser melhor estudados, mas componentes do suor, temperatura do corpo e determinados odores podem ser mais atraentes às picadas de mosquitos. De qualquer forma, o importante é se prevenir para evitar qualquer desconforto.

Como se prevenir e amenizar estes fatores?

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

“As orientações envolvem controle do ambiente, eliminar focos de proliferação de mosquitos próximos de casa, mas também evitar locais com grandes vegetações, reservatórios de água, ou seja, criadouros”, aconselha a especialista.

Além disso a médica afirma que os mosquitos estão mais “presentes” no início da manhã e ao final da tarde. Considerando isso, a médica recomenda evitar locais suscetíveis nestes períodos e sempre utilizar repelentes.

Para você