11 receitas de falafel para uma refeição vegetariana deliciosa

Escrito por
Em 11.02.20

iStock

Por                                
Em 11.02.20

Saudáveis e deliciosas, as receitas de falafel parecem boas demais para serem verdade: além de unir a crocância da casquinha com o interior fofinho e macio, o famoso bolinho de grão-de-bico traz o autêntico sabor da culinária árabe por meio das especiarias utilizadas para temperará-lo. Escolha seu preparo favorito e faça uma viagem por meio do paladar!

Publicidade

1. Falafel simples

Inove no cardápio da semana com esse falafel tradicional, vegano e sem glúten que, além de delicioso, é um prato saudável e rico em proteínas. Crocante por fora e macio por dentro, o bolinho de grão-de-bico dessa receita pode ser temperado de diversas formas e é muito versátil para quem quer saborear o prato em casa.

2. Falafel com farinha de trigo

Feito com farinha de trigo, esse bolinho de grão-de-bico fica com uma consistência ainda melhor. Com o gostinho autêntico da culinária árabe, ele é feito com muitas especiarias e temperos diferentes. Com uma consistência bem crocante e uma massa levinha, essa receita é perfeita para um delicioso jantar vegetariano.

3. Falafel com cebola-roxa

Além de temperará-lo com salsinha, coentro e hortelã, esse preparo ensina a utilizar a cebola-roxa para trazer um toque ainda mais especial ao prato. A dica é deixar a massa descansando antes de fritar, para que o bolinho fique na consistência ideal e não desmanche ao ser aquecido.

4. Falafel sem farinha

Aprenda a preparar um delicioso falafel sem farinha e deixe seu prato ainda mais saudável! Feito apenas com grão-de-bico, cebola, alho, salsinha, pimenta caiena, cominho, cardamomo e coentro, o bolinho é perfeito para quem adora misturar especiarias.

5. Falafel com suco de limão

Publicidade

Deixe seu prato com um sabor idêntico ao dos melhores restaurantes árabes com essa receita infalível, que ensina a adicionar um toque de limão ao preparo do bolinho. Outro segredo é deixar o grão-de-bico de molho em vez de cozinhá-lo – assim, o preparo fica no ponto ideal para fritar e saborear.

6. Falafel com hortelã

Refrescante e com o toque árabe que deixa qualquer falafel irresistível, a hortelã é um tempero que não pode faltar no seu preparo. Mesmo frito, o bolinho recebe um frescor essencial para balancear o sabor forte das especiarias com a leveza do grão-de-bico!

7. Falafel com canela

Quem gosta de especiarias vai adorar essa receita: utilizando a canela para temperar o bolinho, é possível inovar e trazer ao prato um sabor diferente do tradicional. Além disso, quem prefere evitar frituras e procura uma versão mais saudável do falafel pode ficar tranquilo: essa receita também traz uma versão assada do bolinho!

8. Falafel assado no forno

Para comer bem e evitar frituras, é possível adaptar o tradicional preparo para essa versão assada. Além de manter o sabor e a textura do bolinho, essa receita utiliza azeite para regar a massa e manter a suculência e a maciez do interior. A crocância fica por conta da casquinha, que traz o toque final para o prato.

9. Falafel assado com cenoura

Outra forma de deixar o prato diferente e criativo é adicionar cenoura no preparo da massa. Além de trazer o sabor irresistível do vegetal, a cor do bolinho fica ainda mais apetitosa e a aparência do prato fica simplesmente irresistível! Para deixar o preparo ainda mais saudável, é possível deixar a fritura de lado e assar o falafel no forno.

10. Falafel assado com farinha de aveia

Publicidade

Fácil de fazer, saudável e, é claro, delicioso, esse falafel tem tudo para deixar a sua dieta mais saborosa. Além de ser feito com farinha de aveia, que deixa o preparo supernutritivo e apetitoso, o bolinho ainda pode ser preparado no forno, evitando a fritura sem abrir mão do sabor e da textura tradicionais do falafel.

11. Hambúrguer de falafel

Com um formato diferente do tradicional, esse hambúrguer de falafel é uma ótima ideia para quem quer usar a criatividade sem abrir mão do sabor característico do prato árabe. Assim, é possível servir o bolinho como lanche e, assim, deixar a receita ainda mais versátil e deliciosa!

Gostou? Confira também estas receitas que ensinam como fazer grão-de-bico para aproveitar ainda mais a versatilidade do ingrediente!

Assuntos: Alimentação