23 receitas de escondidinho de carne seca para todos os gostos

Hoje, o tradicional prato ganhou infinitas versões, mantendo apenas a característica de intercalar camadas de um purê com o recheio

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Getty Images

Nascido – ao que tudo indica – em Pernambuco, e muito popular no Nordeste, o escondidinho de carne seca foi aos poucos conquistando todo o Brasil. O prato “original” consistia em camadas de purê de mandioca (aipim ou macaxeira) com carne seca desfiada ao meio, tudo isso coberto com queijo gratinado.

O nome do prato se deve, simplesmente, ao fato do recheio – a carne seca, no caso – ficar escondidinho entre as camadas de purê.

Porém, aquele jeitinho brasileiro de inovar na cozinha fez com que o tradicional escondidinho de carne seca ganhasse infinitas versões, mantendo apenas a característica básica de intercalar camadas de um purê com o recheio.

Assim, hoje, não fica difícil entender por que o escondidinho de carne seca faz tanto sucesso! Além de permitir diferentes combinações (dá para usar mandioca, batata, mandioquinha, batata doce, abóbora e o que sua criatividade permitir para fazer o purê), é um prato delicioso que permite uma refeição completa: basta um arroz branco para acompanhar ou, simplesmente, uma saladinha. Isso sem falar que não é um prato difícil de preparar! Confira e inspire-se com as receitas abaixo:

Escondidinho com mandioca

Foto: Reprodução / Gordelícias

1. Escondidinho de carne de sol com mandioca: para começar, você vai precisar tirar o sal da carne de sol. E a dica para isso é deixá-la de molho no leite de um dia para o outro… Com isso ela fica bem macia também. Depois, é só seguir o passo a passo da receita clássica.

Leia também: 22 receitas de batata recheada deliciosas e fáceis de preparar

2. Escondidinho de carne seca com mandioca e requeijão: uma receita que não requer muitas habilidades na cozinha. Talvez a parte mais chata seja cuidar do aipim. Mas você pode optar por comprá-lo já descascado, na água, por exemplo.

3. Escondidinho de carne seca com mandioca e nata: uma receita com “toques gaúchos”. Você vai precisar, basicamente, de charque, aipim (mandioca), cebola, alho, água, tomates pelados e ervas.

4. Escondidinho de carne seca com mandioca e leite de coco: para uma refeição prática e gostosa. Se você for dar um jantar ou um almoço, por exemplo, pode deixar um prato desse pronto na geladeira e, no dia seguinte, só vai precisar de um arroz branco e uma salada (de folhas) para acompanhar.

5. Escondidinho de carne seca com mandioca e gorgonzola: a carne seca casa perfeitamente bem com o purê de aipim (mandioca, macaxeira) bem macio e com o creme de gorgonzola, que dá o toque especial! Para quem gosta de inovar na cozinha e de pratos cheios de sabor!

6. Escondidinho de carne seca com mandioca e 3 queijos: ideal para quem ama queijo! Você usará carne seca, azeite, cebola, alho, extrato de tomate, mandioca, manteiga, leite, caldo de galinha, requeijão cremoso, queijo mussarela e queijo parmesão.

Leia também: Delícias com bacalhau: 44 receitas de dar água na boca!

7. Escondidinho de carne seca com mandioca e molho de tomate seco: para uma refeição com sabores marcantes! Você precisará de carne, cebola, azeite, manteiga, alho, cheiro-verde, cenoura, vinha tinto seco, tomilho, pimenta-do-reino, sal, tomate seco em óleo e amido de milho.

8. Escondidinho de carne seca com mandioca, leite de coco e queijo coalho: uma receita com a cara do Nordeste, pois, além da carne de sol, leva queijo coalho gratinado por cima. Sem contar os ingredientes principais, você usará cebola, leite de coco, óleo e sal.

9. Escondidinho de carne seca com mandioca e bacon: a receita rende para oito pessoas. Você precisará de carne seca, mandioca, batatas médias, folhas de louro, sal, bacon picado, alho, tomate, pimenta, cheiro-verde, manteiga, leite, requeijão e parmesão.

10. Escondidinho de carne seca com mandioca e pimenta biquinho: um prato de sabores fortes, para quem adora pimenta! Além dos ingredientes principais, você usará cebola, alho, manteiga, sal, pimenta-do-reino, tomatinhos, cheiro-verde e queijo meia-cura ralado.

Escondidinho com batata

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

11. Escondidinho de carne seca com batata: o preparo é simples e até mesmo quem não está acostumado a usar carne seca (charque) pode se arriscar com esta receita. A carne deve passar por uns 40 minutos na panela de pressão, até ficar em ponto de ser desfiada e, então, refogada.

Leia também: 41 receitas de lasanhas salgadas e doces para você preparar em casa

12. Escondidinho de carne seca com batata e requeijão: a dica é servir este escondidinho em pequenas porções. Elas são mais convidativas e enchem os olhos de quem vai saborear! Boa pedida para servir de entrada numa ocasião entre amigos.

13. Escondidinho de carne seca com batata baroa: a receita dá certo trabalho (já que são várias etapas), além de a preparação começar no dia anterior, pois a carne precisa ficar de molho na água por uma noite para tirar o sal, mas o resultado é ótimo! Vale a pena testar.

14. Miniescondidinho de carne seca com batata baroa e requeijão: você precisará dessalgar a carne seca, colocando-a por pelo menos 12 horas na água, de preferência, trocando a água de 4 em 4 horas. Por isso, é bom se preparar para fazer o prato com antecedência. Mas, com certeza, no final valerá a pena!

15. Escondidinho de carne seca com batata baroa e couve: o preparo é de aproximadamente uma hora. Além dos ingredientes principais, você usará cebola, manteiga, salsinha, creme de leite fresco, queijo parmesão ralado, óleo, sal e pimenta.

16. Escondidinho de carne seca com batata baroa e brócolis: uma receita prática e completa, para servir toda a família de forma especial! Você usará batata baroa, brócolis, músculo ou lagarto, louro, azeite, manteiga, sal, noz-moscada e alho-poró.

Leia também: 46 receitas de bruschettas para entradas cheias de sabor e criatividade

17. Escondidinho de carne seca com batata doce: o preparo é muito simples e o diferencial é apenas a troca da batata comum pela batata doce. Basta cozinhá-la, depois passá-la por um espremedor e fazer um purê, com um pouco de leite, manteiga e sal.

18. Escondidinho de carne seca com batata doce e requeijão: a receita rende bastante e é muito gostosa para ser saboreada bem quentinha, quando o escondidinho está bastante cremoso. Você usará, basicamente, carne de sol, cebola, batata doce e manteiga.

Escondidinho diferentes

Foto: Reprodução / Projeto Cozinha

19. Escondidinho de carne seca com banana-da-terra: que tal preparar um clássico prato brasileiro com um toque mais tropical?! Esta é a proposta desta receita que substitui a mandioca, a batata inglesa ou baroa pela banana-da-terra.

20. Escondidinho de carne seca com abóbora: uma receita diferente e gostosa. É feito um purê com abobora cabotiá e manteiga. Se desejar um purê mais “lisinho”, pode passá-lo no espremedor, caso contrário, ele ficará mais rústico.

21. Escondidinho de carne seca no micro-ondas: uma receita prática, pra fazer sempre que der vontade de comer um prato gostoso e completo! Você precisará de carne seca, batata, queijo prato ou mussarela, manteiga ou margarina e requeijão.

22. Escondidinho de carne seca, sem glúten e sem lactose: um escondidinho de carne seca funcional sem glúten e sem lactose, feito com purê de mandioquinha e grão de bico. Uma receita saudável que vai encantar a todos!

23. Escondidinho de carne seca sem lactose: rende de quatro a cinco potinhos individuais ou uma assadeira de vidro média. Você precisará de mandioca, leite zero lactose, sal, carne seca, cebola e mussarela light zero lactose.

Vale destacar que o escondidinho com recheio de carne seca é o mais conhecido, mas aquele mesmo jeitinho brasileiro que permitiu que o purê fosse feito com ingredientes variados (além da mandioca), permitiu também que qualquer outro ingrediente, além da carne seca, fosse usado como recheio: frango, bacalhau, camarão, carne moída, atum e tudo o que sua imaginação mandar!

Dicas pela Web