10 dicas para economizar energia com o ar-condicionado

Derreter de calor ou pagar uma fortuna de conta de luz? Seguindo estas dicas, você se livra desses dois problemas!

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

O verão pode até estar se aproximando do fim no calendário oficial, mas a realidade de muitas regiões do Brasil é que faz muito calor o ano todo. Isso sem falar nos locais onde todas as estações acontecem no mesmo dia, com temperaturas chegando perto dos 30 oC em alguns períodos.

Nesse caso, sorte de quem tem um ar-condicionado, não é mesmo? Mais ou menos: embora seja um alívio para os dias mais quentes, esse aparelho pode ser um verdadeiro vilão no consumo de energia. Por isso, nós separamos algumas dicas para te ajudar a economizar com o ar-condicionado sem ter que derreter de calor:

1. Fique de olho na etiqueta

Foto: iStock

Se você está pensando em comprar um aparelho de ar-condicionado, não deixe de observar se ele apresenta o Selo Procel de Economia de Energia. Essa etiqueta garante que o modelo escolhido está entre os condicionadores de ar que apresentam os melhores níveis de eficiência energética.

2. Vale a pena investir em recursos especiais

Foto: iStock

Na hora da compra, não caia na tentação de fazer uma economia que pode se revelar um gasto ainda maior durante o uso. Por isso, é preferível investir alguns reais a mais em modelos que tenham recursos de programação como o timer e o sleep.

3. Verifique se o aparelho é adequado para o seu ambiente

Foto: iStock

Não adianta muita coisa instalar um aparelho de ar-condicionado recomendado para um cômodo de 12 m² em uma sala comercial de 50 m². Se o seu condicionador de ar não é suficiente para o tamanho do ambiente, pode ser mais interessante comprar mais uma unidade ou mesmo trocar de aparelho – do contrário, você só vai desperdiçar energia enquanto continua passando calor.

Leia também: 10 aparelhos que mais gastam energia elétrica mesmo desligados

4. Siga as recomendações de instalação

Foto: iStock

Uma instalação inadequada pode fazer o consumo de energia de um ar-condicionado aumentar em até 20%. Portanto, ao decidir onde ele vai ficar, observe se a condensadora (parte externa) terá uma boa circulação de ar e ficará protegida dos raios solares diretos, sem que as grades sejam bloqueadas.

5. Lembre-se do princípio do balão de ar quente

Foto: iStock

Aqueles lindos balões de ar quente que colorem os céus conseguem voar porque o ar quente é menos denso que o ar frio. Portanto, para que seu aparelho de ar-condicionado consiga resfriar o ambiente sem desperdiçar energia, ele deve ser instalado em pontos mais altos, de forma que o ar resfriado desça e ocupe todo o cômodo.

6. Mantenha uma temperatura moderada

Foto: iStock

Pode parecer tentador colocar o ar-condicionado em 11 oC quando o dia está muito quente, mas a verdade é que uma temperatura entre 22 oC e 24 oC já será bastante confortável para a maior parte das pessoas – e sem gastar tanta energia assim.

7. Feche portas e janelas

Foto: iStock

Não custa nada lembrar que, para o ar-condicionado funcionar de forma eficiente, as portas e janelas do ambiente devem estar bem fechadas, evitando a entrada de ar quente do ambiente externo. Do contrário, seu pobre aparelho pode entrar uma tentativa fracassada de resfriar o mundo inteiro.

8. Saiba quando desligar o aparelho

Foto: iStock

Ao sair rapidinho do ambiente, vale mais a pena deixar o ar-condicionado ligado, pois do contrário ele vai acabar gastando ainda mais energia para resfriar o cômodo novamente. Contudo, se você for se ausentar por um período mais longo, o aparelho deve ser desligado.

Leia também: 12 usos inusitados do micro-ondas que vão mudar a sua vida

9. Deixe a função sleep trabalhar por você

Foto: iStock

Na hora de dormir, ative a função sleep para que o aparelho possa regular automaticamente a temperatura do cômodo, ajudando você a economizar energia e a dormir em um ambiente confortável.

10. Mantenha os filtros limpos

Foto: iStock

Além de ser essencial para evitar problemas respiratórios causados pelo acúmulo de poeira e micro-organismos, a limpeza adequada dos filtros do ar-condicionado evita que seu aparelho fique sobrecarregado e gaste mais energia.

Seguir as recomendações do fabricante quanto à instalação, ao uso e à manutenção do ar-condicionado não apenas vai te ajudar a economizar na conta de luz, mas também vai aumentar o tempo de vida do aparelho. Portanto, sempre dê uma boa lida no manual do produto para conhecer as especificações de cada aparelho.

Dicas pela Web
Comentários