19 receitas de donuts para cair de amores por este doce

Versátil, o donut pode ser servido sozinho, com cobertura, recheio ou as duas coisas!

Escrito por Ana Kordelos

Foto: iStock

O famoso donut, também conhecido como doughnut, rosca ou rosquinha, é um doce de origem americana, com o primeiro registro de sua existência datado de 1809.

Com um nome que literalmente significa “massa frita”, pode ser definido como um bolinho frito em formato de rosca, possuindo um buraco em seu centro e cobertura de açúcar.

Apesar de sua versão original não ser recheada, no Brasil as opções mais populares ganham cobertura e recheios saborosos, podendo agradar os mais variados paladares. Confira a seguir toda a versatilidade deste doce em receitas de dar água na boca:

1. Donuts americanos

Foto: iStock

Essa é a receita original americana. Aqui, a massa leva poucos ingredientes e o doce é recoberto com um glacê elaborado com açúcar de confeiteiro, leite, corante alimentício em cores variadas e confeitos para uma decoração mais bela e divertida. Confira o passo a passo da receita.

2. Mini donuts

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

Nesta versão, a maciez do bolinho frito é garantida pela fermentação da massa, realizada com fermento biológico fresco, mel e leite. Após misturados, estes ingredientes devem descansar por cerca de cinco minutos antes de serem adicionados ao restante da massa. As instruções do preparo do donut podem ser conferidas neste link.

3. Donuts de doce de leite

Foto: Reprodução / Dani Noce

Assim como no tradicional sonho de padaria, esta versão leva uma cobertura de açúcar de confeiteiro. O processo de fermentação é o mesmo que o dá receita anterior. Além disso, uma ótima ideia é degustar a massa frita acompanhada de um pouco de doce de leite. Corre aprender as etapas do preparo.

4. Donuts de chocolate

Foto: Reprodução / Vai Comer O Quê?

Receita ideal para os amantes de chocolate, esta versão utiliza o amado ingrediente tanto no preparo da massa quanto em sua cobertura. Rendendo cerca de trinta unidades, os donuts devem ser fritos em óleo bem quente, para garantir que fiquem sequinhos e macios. Confira os detalhes da receita.

5. Donuts com buttermilk

Esta receita conta com um ingrediente tradicional na cozinha americana: o buttermilk. Utilizado juntamente com o bicarbonato de sódio para garantir a fermentação da massa, esta receita ainda apresenta três opções diferentes de cobertura para os donuts. Todas elas estão disponíveis neste link.

6. Donuts rosa

Foto: Reprodução / Flamboesa

Para ajudar a saborizar a massa desse donut, o extrato de baunilha se torna fundamental. Já a cobertura, é elaborada com uma mistura de chocolate branco, corante para chocolate na cor rosa e confeitos coloridos. Acesse o passo a passo e veja mais detalhes de seu preparo.

7. Donuts de Nutella

Esta receita apresenta uma opção simples, prática e muito saborosa para o recheio do doce: basta cortar a rosquinha ao meio, depois de frita, e recheá-la com o famoso creme de avelã. Já a decoração de sua cobertura fica por conta do açúcar de confeito. Confira como fazer.

8. Donuts de chocolate com Nutella

Foto: iStock

Mais uma opção para quem não se cansa do creme de avelã. Diferente da receita anterior, aqui ele é utilizado para cobrir as rosquinhas, sendo acompanhado de confeitos coloridos para garantir mais cor e sabor ao doce. Veja as instruções para preparar esse donut.

9. Donuts recheado com leite condensado

Foto: Reprodução / Receitas de Minuto

Um dos truques para garantir o sabor adocicado sem deixar enjoativo é adicionar suco de limão à massa. Desta forma, o leite condensado utilizado como recheio dos donuts ganha destaque. Para decorar, vale utilizar confeitos coloridos. Outras sugestões de preparo e armazenamento podem ser visualizadas neste link.

10. Donuts gigante

Foto: Reprodução / Dani Noce

Como este doce ganhou popularidade graças à um personagem de um desenho animado, que tal prestar uma homenagem e produzir uma versão igual a vista no desenho? Com tamanho generoso, é ideal para surpreender e alimentar um grande número de pessoas. Confira como preparar a massa, cobertura e até os confeitos.

11. Donuts de churros

Misturando duas nacionalidades diferentes em um só doce, aqui a rosquinha ganha massa com sabor neutro, recheio de doce de leite e cobertura igual ao tradicional doce espanhol: açúcar granulado e canela. Este vídeo apresenta todas as instruções para fazer esta maravilha!

12. Donuts de café com chocolate

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

Elaborada sem o uso de ingredientes animais ou glúten, esta receita é ideal para veganos ou intolerantes a qualquer um destes ingredientes. O sabor da massa é garantido pelo cacau em pó e o café, sendo que o último é opcional. Para mais detalhes e a lista completa de ingredientes, acesse areceita completa.

13. Donuts com açúcar e canela

Foto: Reprodução / Dani Noce

Podendo ser chamada de donut brasileiro, esta receita apresenta a versão de rosquinha doce mais conhecida em nosso país. Em vez da tradicional farinha de trigo, o polvilho doce garante a textura diferenciada, enquanto o açúcar e a canela são utilizados como cobertura. Confira o modo de preparo.

14. Donuts assados

Rendendo aproximadamente vinte e cinco unidades, esta opção é mais saudável do que a versão original, já que elimina a fritura ao contar com o auxílio do forno para assá-lo. Apesar da sugestão de recheio ser ganache de chocolate, é possível substituí-lo por geleia ou doce de leite, por exemplo. Lista de ingredientes e instruções neste link.

15. Donuts de matcha

Foto: Reprodução / Torrada Torrada

Outra opção de receita que dispensa o uso de ovos ou leite animal, aqui o sabor diferenciado do doce é garantido pelo uso do matcha, tradicional chá japonês com inúmeros benefícios à saúde. Aprenda como preparar essa versão diferente.

16. Donuts de brigadeiro

Foto: iStock

Misturando diferentes culturas, esta receita rende um donut com cobertura de chocolate ao leite e granulado, simulando o brigadeiro, querido doce brasileiro. Contando com poucos ingredientes, a massa fica leve e sequinha mesmo depois de frita. Para a lista de ingredientes e modo de preparo, confira o passo a passo completo.

17. Donuts de banana-da-terra com açúcar de coco

Foto: Reprodução / Veganana

Elaborada com ingredientes orgânicos e sem a utilização de farinha de trigo, é uma ótima opção para celíacos ou intolerantes ao glúten. O sabor é garantido pela utilização da banana-da-terra e do açúcar de coco na massa. O doce pode ser degustado com ou sem cobertura. Confira mais detalhes desta versão.

18. Donuts de maçã com maple syrup

Foto: iStock

Utilizando o forno em vez da frigideira, esta receita garante saborosos donuts envoltos em manteiga derretida, açúcar e canela. O recheio de maçã utiliza uma mistura de maple syrup ou o melado de bordo, maçãs picadas, açúcar, canela em pau, suco de laranja e de limão. Veja como fazer.

19. Donuts de chá com especiarias

Foto: Reprodução / Veganana

Receita vegana, conta com especiarias como cardamomo, canela, gengibre, noz-moscada e cravo-da-índia para um sabor surpreendente. O chá-preto e o extrato de baunilha também são utilizados e o fermento tradicional é substituído por vinagre de maçã e bicarbonato de sódio. Aprenda!

Apesar de sua origem americana, este irresistível doce já conquistou fãs também em nosso país. Seja com a receita original ou com cobertura, recheio ou as duas opções juntas, este prato simples e fácil é capaz de encantar quem o provar. Delicie-se!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web
Comentários