Dicas para se candidatar à uma vaga de emprego pela internet

Processo seletivo on-line é mais rápido e eficiente

Escrito por Daniella Grossi

Foto: Thinkstock

Hoje usamos a internet pra tudo. Para sabermos a previsão do tempo, as notícias do dia e até mesmo pra fazer compras de supermercado. Nada mais natural do que a utilizarmos, também, para procurar emprego. Existem diversos anúncios e empresas diferentes no setor, mas será que funciona mesmo?

Ao que tudo indica funciona, e muito bem. O cadastramento e envio de currículos através da internet faz parte do dia a dia de muitas empresas e o número de candidatos que participam da seleção on-line cresce a cada ano. Esse avanço tecnológico torna o processo de encontrar um emprego mais rápido tanto para a candidata como para a própria empresa. Isso gera benefício mútuo.

Mesmo sendo mais simples e rápido que o modo tradicional, existem alguns cuidados que precisam ser tomados. Sempre procure manter o currículo atualizado e especialmente quando cadastrar vários currículos diferentes, atente-se ao cuidado de sempre mantê-lo atualizado.

Erros de português podem lhe custar uma entrevista. Utilize o corretor ortográfico e leia com atenção. Fale sobre suas experiências profissionais sempre em primeira pessoa. Caso esteja cursando uma faculdade, ou se já é formada, não é necessário colocar no currículo que completou o ensino fundamental e médio, a informação é implícita.

O currículo deve ser atraente e objetivo. Utilize apenas informações primordiais sobre você e em hipótese alguma, minta sobre sua formação ou experiências anteriores. Relacione seu currículo a vaga que você está se candidatando, isso faz diferença na hora de te selecionarem para uma entrevista.

O objetivo principal do cadastramento é você conseguir ser entrevistada pessoalmente, então mostre-se objetiva. O documento deve ter no máximo duas páginas. Só deve existir uma terceira página se a informação for realmente necessária e importante.

Além do cadastro on-line, há quem prefira enviar o e-mail diretamente ao setor de Recursos Humanos da empresa. Neste caso evite ser informal e só direcione o e-mail à pessoa responsável se realmente souber o nome dela.

Na hora de enviar o documento, evite anexar o arquivo. Muitas empresas utilizam sistemas de segurança que impedem o recebimento de arquivos anexos de e-mails desconhecidos. O ideal é enviar o currículo no corpo do e-mail.

Em alguns casos, pode ser que a empresa especifique que o currículo deve ser enviado em anexo. Nestas circunstâncias, utilize de preferência o formato DOC ou PDF, para que o responsável pela seleção não tenha dificuldade de visualizar seu currículo.

Seja objetiva também, ao preencher o assunto do e-mail. Utilize o nome da vaga ofertada, ou algum código estipulado anteriormente na divulgação feita pela empresa.

Candidate-se apenas a vagas que se adequem ao seu perfil. Mandar e-mail para toda e qualquer vaga ofertada pode te prejudicar no futuro, quando surgir uma vaga que realmente tenha a ver com o seu perfil.

Tenha uma conta de e-mail profissional, evite endereços de e-mail muito informais, prefira usar seu nome e sobrenome escritos corretamente. Cheque seus e-mails pelo menos duas vezes ao dia, para não perder informações sobre o processo de seleção e boa sorte.

Dicas pela Web