Dicas para manter o freezer organizado

Além de facilitar o dia a dia, um freezer organizado ajuda na conservação da qualidade e do sabor dos alimentos

Escrito por Daniela Azevedo

Foto: Thinkstock

Um freezer bem organizado, além de facilitar a vida na hora de retirar algo de dentro dele, também é essencial para manter a qualidade dos alimentos e conservá-los livres de bactérias e contaminações.

Hoje em dia, a falta de tempo e a necessidade de ter tudo rápido e sempre à mão, contribui para o aumento de produtos congelados disponíveis no mercado. Além das carnes, peixes e aves, existe um grande número de massas dos mais variados tipos, pratos prontos, embutidos, sobremesas, frutas, legumes e até bebidas.

A correria do dia a dia também faz com que as donas de casa prepararem os alimentos em grandes quantidades e deixem tudo dentro do freezer para agilizar o preparo das refeições. Congelar alimentos, inclusive sobras, também é uma maneira de evitar o desperdício mantendo os alimentos com sabor, cor e aroma de frescos.

Dessa maneira, a utilidade do freezer torna-se inquestionável, tanto para quem tem família grande quanto para quem mora sozinho, assim como a necessidade de mantê-lo sempre organizado e com os alimentos conservados da maneira correta.

Para dar uma força e ajudar você nessa tarefa, selecionamos algumas dicas úteis que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo.

Limpeza

O primeiro passo para a organização do freezer é a limpeza, processo que deve ser feito pelo menos a cada seis meses para manter a qualidade dos alimentos e também para prolongar a vida útil do eletrodoméstico.

A limpeza deve ser feita sempre com o freezer desligado da tomada e jamais com ele ligado, por isso, o ideal é fazer nos dias de limpeza e aproveitar para limpar todo o refrigerador. Se o seu freezer for do modelo Frost Free, ele não produzirá gelo, caso contrário, você deverá aguardar o descongelamento, retirar os resíduos de água, para só depois iniciar a limpeza.

A solução mais indicada para a limpeza do freezer é feita usando 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio misturado em 1 litro de água morna. O bicarbonato de sódio tem ação bactericida e também elimina o mofo.

Você deve aplicar a solução com um pano limpo e em seguida secar completamente. Nunca utilize produtos como álcool, removedores, solventes, vinagre e produtos químicos e detergente. Depois de totalmente limpo e seco, você pode religar o freezer na tomada.

Separação

Se o seu freezer possui gavetas, a dica é separar em cada uma delas os alimentos divididos por categorias, ou seja, uma gaveta passa carnes, outra para massas, outra para vegetais, outra para doces e sobremesas e assim por diante. Isso evita a contaminação por bactérias e que odores e gostos se misturem. Tente manter separados também os pratos prontos dos crus.

Caso o seu freezer não possua gavetas, você pode fazer essa separação com a ajuda de pequenos cestos ou ainda com potes e embalagens plásticas.

Embalagens

Uma maneira de otimizar o espaço do freezer é abrir mão das embalagens originais de alguns produtos, sobretudo as de papelão para aumentar a capacidade interna de acondicionamento. Para isso, é fundamental que você mantenha a data de validade do produto na embalagem plástica. Você pode anotar ou etiquetar o produto para não correr o risco de passar da data indicada para consumo.

Na hora de escolher as embalagens, dê preferência paraa aquelas que sejam próprias para ir ao freezer. No mercado, existem várias opções descartáveis ou não.

Porções

Separar os alimentos em pequenas porções na hora de congelar, facilita o processo de descongelamento e evita que você descongele uma quantidade maior do que a que será utilizada, pois uma vez descongelada, o ideal é que não voltem ao freezer.

Filés de frango, peixes e bifes, devem ser colocados individualmente em sacos plásticos, mas tome o cuidado de retirar o ar de dentro das embalagens, para não interferir no congelamento. O mesmo processo pode ser feito com a carne moída, separando em pequenas quantidades e colocando em sacos plásticos pequenos.

Feijão, molhos, caldos e sopas devem ser divididos em porções necessárias para o consumo em potes de plástico com tampas que vedem completamente a entrada de ar.

Disposição

Organize os alimentos por ordem de data de validade, deixando os que vencem primeiro em locais mais visíveis e de fácil acesso. Assim você não se esquece dele e também evita de ter que tirar várias outras coisas da frente até chegar no que você realmente quer. Outra dica é colocar os filés um ao lado do outro na horizontal.

Se você lotar o freezer, pode comprometer sua capacidade e dificultar a circulação do ar, portanto, antes de fazer as compras, verifique se há espaço disponível.

Lembre-se sempre de que nem todo alimento pode ser congelado e todos eles têm um prazo limite para permanecer dentro do freezer. Seguindo essas dicas e mantendo os seus alimentos conservados a uma temperatura de -18 graus ou abaixo disso, você manterá os seus alimentos sempre com a qualidade e sabor esperados.

Assuntos: Cozinha, Organização

Para você