13 dicas para seu apartamento ficar com cara de gente grande

Dispor a decoração de forma planejada é um dos passos para fazer sua casa “crescer”

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: Reprodução / Duda Senna

Um belo dia, você olha ao seu redor e percebe que a decoração da sua casa não corresponde mais à sua idade e à forma como você se sente – isso quando a casa tem uma decoração. Nos primeiros anos depois da adolescência, é normal nos contentarmos com peças meio improvisadas, mas, conforme o tempo passa, isso pode nos incomodar.

Se este é o seu caso, aqui estão 13 dicas de mudanças que você pode fazer no seu espaço para dar a ele um estilo mais maduro e elegante, condizente com a maneira como você se vê nesta etapa da vida. Confira:

1. Coloque seus pôsteres em molduras

Foto: Reprodução / Su & Chris

Você não precisa esconder seus pôsteres de filmes e séries para ter uma casa com cara de adulto! Em vez disso, basta colocá-los em uma moldura – e ela nem precisa ser muito chique para ter esse efeito. Contudo, se você resolver trocar os pôsteres por fotografias ou telas, pode ter certeza de que essa dica vai funcionar ainda mais.

2. Organize suas bebidas

Foto: Reprodução / Casa Botânica

Garrafas dispostas aleatoriamente sobre os móveis podem dar um ar de rebeldia juvenil ao seu apartamento. Por isso, a dica é colocá-las em um suporte adequado, como carrinhos de bebida, prateleiras, nichos na parede, adegas ou até mesmo uma bandeja, que já vai ajudar a delimitar o espaço.

3. Tenha algumas plantas

Foto: Reprodução / Duda Senna

Alguns vasinhos de cactos e suculentas são bons para deixar sua casa mais adulta. Porém, se você quer investir mesmo nesse efeito, você pode optar por plantas maiores como a zamioculca, a espada-de-são-jorge e a palmeira-leque – três espécies que se adaptam bem a ambientes internos.

4. Use livros na decoração

Foto: Reprodução / Melina Souza

Livros sobre arte, fotografia, cinema e moda costumam ter capas muito bem trabalhadas e podem ser aproveitados para “amadurecer” a decoração da sua casa. Experimente colocá-los na mesa de centro ou no aparador.

5. Invista em uma peça de alta qualidade

Foto: Reprodução / Cibelli Gomes Arquitetura

Nem sempre temos orçamento ilimitado para redecorar a casa inteira, mas uma boa dica é investir em uma ou duas peças que façam a diferença no ambiente, como o sofá, a cama ou a mesa. Tenha em mente que nada impede você de garimpar preços mais acessíveis em lojas de móveis usados.

6. Compre luminárias “de verdade”

Foto: Reprodução / PHD

As luminárias de papel e garrafa pet que você fez há alguns anos podem dar lugar a peças mais caprichadas e elegantes. Se possível, substitua também as luminárias de plástico, que não agregam muito à decoração.

7. Capriche nos detalhes do banheiro

Foto: Reprodução / Carlos Rossi Arquitetura

Um bom jogo de toalhas, um porta-sabonete bonito, uma caixinha de lenços e papel higiênico de qualidade são capazes de dar cara nova ao seu banheiro e impressionar as pessoas que visitam a sua casa.

8. Use roupa de cama branca

Foto: Reprodução / Apê White Fever

Não é à toa que os hotéis optam pela roupa de cama branca: lençóis dessa cor são clássicos e conferem um ar de limpeza ao ambiente, enquanto a roupa de cama estampada pode deixar seu quarto com uma cara mais infantil.

9. Pinte uma parede de outra cor

Foto: Reprodução / Sesso e Dalanezi Arquitetura

Escolha uma de suas paredes e aplique nela uma cor diferente daquela usada no restante da casa. Sem gastar muito, é possível deixar sua sala ou seu quarto com uma aparência mais sofisticada.

10. Coloque um tapete

Foto: Reprodução / Duda Senna

Tapetes ajudam a renovar um cômodo e dão a ele uma sensação maior de conforto, transformando-o em uma área convidativa para o descanso ou uma conversa com seus amigos.

11. Instale cortinas

Foto: Reprodução / Cavalcante Ferraz Arquitetura

Janelas sem cortinas podem deixar seu ambiente um tanto frio e sem graça. Mesmo com a instalação de modelos simples (que de preferência cheguem até próximo ao chão), é possível criar um efeito de unidade e melhorar o estilo do seu cômodo.

12. Repense seus itens de decoração

Foto: Reprodução / Melina Souza

Objetos aleatórios espalhados pela casa podem deixá-la com um ar muito infantil. Para resolver esse problema, é preciso refletir sobre quais itens de decoração fazem sentido no seu espaço. Outra dica é agrupar itens como lembranças de viagens e action figures e exibi-las de uma maneira planejada.

13. Levante sua cama

Foto: Reprodução / Marina Linhares Interiores

Tirar sua cama do chão com o uso de pezinhos ou plataformas mais elevadas é uma boa forma de transformar seu quarto em um ambiente mais elegante. Dar preferência a uma cama grande (como a queen size) e delimitar o espaço onde ela deve ficar com o uso de um tapete também ajuda a criar esse efeito.

Em resumo, a regra básica para deixar sua casa com cara de adulto é substituir os móveis e itens de decoração que lembrem algo improvisado ou temporário. Observe seu espaço em busca dessas peças e procure trocá-las conforme seu orçamento e tempo permitirem. Com algumas mudanças, seu apartamento logo vai ganhar um estilo mais maduro.

Assuntos: Decoração

Dicas pela Web
Comentários