13 coisas que você pode fazer para se tornar uma pessoa mais consciente

Alguns hábitos diários podem mudar a forma como percebemos o mundo e melhorar nossa saúde mental

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

O mundo em que vivemos hoje, com toda a correria da rotina e muitas obrigações, tirou nossa capacidade de perceber as coisas sutis que estão acontecendo ao nosso redor e apreciar verdadeiramente os pequenos momentos pelos quais devemos agradecer.

A atenção plena nos ajuda a perceber tudo isso, o que faz com que sejamos pessoas mais calmas e produtivas, além de melhorar a forma como compreendemos nossas próprias emoções.

De acordo com terapeutas, há várias coisas que as pessoas conscientes fazem de maneira diferente, e saber como adquirir esses mesmos hábitos pode nos ajudar. Veja 13 coisas simples que você pode fazer todos os dias:

1. Não fazer várias tarefas de uma vez

Foto: iStock

Muitas vezes, tendemos a pensar que ser uma pessoa multitarefa é ótimo e que isso ajuda a fazer várias coisas de uma só vez. Mas acontece que a multitarefa não existe – não conseguimos ter nossa atenção ligada em tudo o tempo todo e isso não é bom para o cérebro e consome muita energia. A dica é executar cada atividade do começo ao fim antes de começar outra.

2. Fazer as coisas com calma

Foto: iStock

Além de fazer cada coisa de uma vez, é importante fazer devagar. Seja mastigando lentamente ao comer algo (sem estar com a TV ligada ou o celular nas mãos), seja ouvindo uma música calmante ao se deitar para dormir depois de um dia ocupado ou estressante, seja tomando um banho quente que irá relaxar os músculos. Tudo isso vai permitir uma sensação, ainda que temporária, de escapar das atividades diárias e fazer com que você permaneça no momento presente. Também é importante tirar um minuto do dia para observar a respiração, inspirando profundamente e expirando devagar.

Leia também: Como as coisas simples da vida podem te fazer mais feliz

3. Ficar longe do telefone

Foto: iStock

De vez em quando, desligue seus dispositivos e envolva-se com o mundo real ao seu redor. Tenha uma conversa adequada com as pessoas, olhe em volta, observe detalhes de qualquer coisa que atraia sua atenção. Cores, formas, texturas… Seja curioso, se pergunte sobre tudo isso. Pessoas conscientes se desligam da tecnologia quando estão envolvidas em outras atividades ou na presença de outras pessoas. Ter esse intervalo entre uma tarefa e outra certamente vai aumentar sua produtividade.

4. Ter um foco mais positivo

Foto: iStock

A vida de todo mundo tem aspectos positivos e negativos, mas as pessoas conscientes optam por se concentrar nos aspectos positivos. Estar focado no negativo é uma tendência humana normal, mas não é muito útil hoje em dia e pode impedir novos passos em direção a objetivos importantes.

5. Dar uma pausar antes de reagir

Foto: iStock

Quando confrontadas com pensamentos, emoções, sensações físicas ou situações difíceis, é importante fazer uma pausa e escolher uma boa resposta, ao invés de reagir automaticamente. Todos nós temos reações automáticas habituais, mas quase nunca isso é bom. Meditar é uma dica que pode ajudar a fortalecer essa habilidade. Além disso, também é válido fazer uma pausa e fazer algumas respirações profundas.

6. Observar seus pensamentos

Foto: iStock

Estar ciente de seus padrões de pensamento, saber quando sua mente se desloca para a negatividade ou o estresse, é o ponto-chave da atenção plena. As pessoas conscientes aprendem a perceber quando estão agarrando um pensamento negativo e encontram maneiras de se concentrarem na bondade e na gratidão. Quando o corpo se apega ao pensamento negativo, a tensão aumenta. Já quando o foco é o positivo e o momento presente, o corpo libera hormônios que são calmantes.

7. Cuidar de você mesma

Foto: iStock

As pessoas conscientes fazem questão de cuidar de si mesmas quando sentem que algo está fora. Se notam que estão ficando estressadas, são capazes de intervir com autocuidado, seja com uma rápida sessão de meditação, dando uma volta para esfriar a cabeça, ou outras formas que ajudam a ficar centrado novamente quando necessário.

Leia também: 15 dicas simples para evitar o estresse no dia a dia

8. Se concentrar em ser um bom ouvinte

Foto: iStock

As pessoas conscientes são melhores ouvintes. É necessário aumentar a capacidade de prestar atenção ao que outra pessoa está dizendo, assim será possível permanecer presente quando outros estiverem falando. Seus amigos e familiares serão capazes de perceber a diferença.

9. Acordar lentamente

Foto: iStock

Ao invés de “pular” da cama, as pessoas conscientes levam um tempo para observar como se sentem. Estique seus membros e seu corpo, dê uma bela espreguiçada, sinta o apoio e o conforto do seu travesseiro e do colchão, sintonize essas sensações por um momento antes de começar realmente o dia.

10. Buscar atividades prazerosas

Foto: iStock

Ler e fazer uma caminhada são dois exemplos que ajudam a ter uma mente mais focada. A leitura, além do conhecimento que proporciona, ajuda a praticar a atenção plena enquanto passa por todas as palavras. E caminhar é uma oportunidade de mostrar gratidão ao seu corpo, aos seus movimentos, além de apreciar as coisas ao redor.

11. Ser organizada no trabalho e em casa

Foto: iStock

Ter sua casa ou local de trabalho bagunçados pode causar ansiedade e estresse. Organizar é uma maneira simples de reduzir seu estresse e melhorar a qualidade de vida. Durante o processo de organização, você também está praticando atenção quando observa conscientemente cada objeto.

12. Definir pequenos objetivos diários

Foto: iStock

Dividir seus objetivos em pequenas tarefas ajuda a ser mais específico sobre o que você pretende alcançar diariamente. Podem ser coisas bem simples, como levar o cachorro para uma caminhada ou limpar a casa. Aproveite o tempo para reconhecer cada objetivo que tenha sido realizado e por fazer algo significativo para si mesma.

Leia também: Mindfulness: conheça os benefícios da técnica que alivia a ansiedade

13. Fazer o bem

Foto: iStock

Pesquisas sugerem que os seres humanos que fazem o bem para os outros têm vidas bem-sucedidas e apresentam menores taxas de depressão e estresse. E pode ser com gestos simples, como ajudar sua família com tarefas domésticas ou ajudar um idoso a atravessar a rua. Ao fazer a alguém um favor pequeno, você aumenta os sentimentos positivos em relação a si mesmo. Vale também fazer um elogio genuíno uma vez por dia, um agradecimento. Isso ajuda você a perceber a beleza das pessoas que você ama e que estão próximas a você.

É preciso um esforço constante para transformar tudo isso em uma prática diária. Mas, ao aprender esses hábitos de pessoas conscientes, você pode melhorar sua saúde mental e até mesmo seus relacionamentos.

Assuntos: Bem-Estar

Para você