Como limpar espelho: dicas de limpeza e conservação

Escrito por
Em 12.11.18

iStock

Você sabe como limpar espelho? Manter um espelho limpo, muitas vezes pode ser algo difícil de se fazer. Manchas, riscos, poeira e pontos embaçados podem surgir com o tempo e com o uso, e podem estragar aquela selfie perfeita diante do espelho, além de atrapalhar sua visão e comprometer a durabilidade do seu espelho. Por isso, é sempre bom tirar um tempinho para limpá-lo, livrando das sujeiras mais comuns e mantendo sempre limpinho e brilhando.

Continua após o anúncio

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas fáceis e rápidas para limpar seu espelho, seja de manchas de gordura, poeira ou embaçados, utilizando materiais simples que você tem em casa.

Como limpar espelho

  1. Tire a poeira: você pode utilizar um pano macio ou um espanador para isso. É importante tirar a poeira com frequência, e sempre antes de fazer uma limpeza com produtos. Passar um pano macio ou espanador vai te tomar apenas alguns segundos e vai manter seu espelho livre do pó por alguns dias.
  2. Limpe com álcool: faça uma solução de álcool com água e molhe um pano macio. Nunca jogue ou borrife a substância diretamente no espelho, pois o resultado pode ser pior. Sempre coloque a solução primeiro no pano, e em seguida passe por toda extensão do espelho.
  3. Tome cuidado com as bordas: algumas bordas de espelhos podem ser danificadas com substâncias e até mesmo com a água. Portanto, evite passar o pano umedecido pelas bordas do espelho.

A estratégia de manter sempre um paninho por perto para tirar a poeira pode fazer com que seu espelho permaneça limpo por mais tempo. O pano deve ser de um tecido macio, como a microfibra por exemplo, para evitar arranhões que outros tecidos podem proporcionar.

Como limpar espelho embaçado

iStock

Uma dica para limpar espelhos ou vidros muito embaçados é utilizar sabão em barra. Para isso, basta passar o sabão em barra por toda extensão do seu espelho, tomando cuidado com as bordas. Em seguida, retire com a ajuda de um pano úmido. Depois é só enxugar com um pano macio e seco.

Leia também: Como organizar sapatos: tutoriais e 50 ideias simples que funcionam

Caso seu espelho fique embaçado na hora do banho, você também pode utilizar um pouco de pasta de dente para tirar o embaçado instantaneamente.

Como limpar espelho engordurado

iStock

Para tirar a gordura, primeiro utilize um papel toalha. Passe o papel toalha somente na mancha de gordura. Isso vai evitar que a gordura se espalhe pelo espelho no momento da limpeza, formando novas manchas

Continua após o anúncio

Para tirar o restante da gordura, umedeça um pano macio e pingue algumas gotas de detergente neutro. Passe por toda extensão do espelho cuidadosamente e observando as bordas. Em seguida, basta enxugar com um pano seco.

Como limpar espelho com manchas

iStock

Outra solução interessante para tirar as manchas do seu espelho é o vinagre, muito utilizado em diversas formas de limpeza em casa. Para limpar espelhos e vidros, basta misturar uma colher de sopa de vinagre em um litro de água morna. A água morna vai ajudar o vinagre agir no espelho, tirando manchas, embaçados e marcas de gordura.

Dicas para cuidar do seu espelho

Pequenos cuidados diários com o seu espelho podem evitar manchas e danificados, além de te poupar de uma limpeza pesada e aumentar a vida útil do seu espelho.

Leia também: 8 dicas e passo a passo para uma limpeza de banheiro completa

  • Nunca jogue água no seu espelho. Jogar água diretamente no seu espelho pode fazer com que o material estrague, além de danificar a moldura.
  • Limpe seu espelho pelo menos 1 vez por semana. Dessa forma, você aumenta a durabilidade do seu espelho e evita o acúmulo de poeira e gordura.
  • Tome cuidado com a limpeza dos espelhos grandes. Evite passar a vassoura próxima do espelho quando estiver limpando o chão para evitar riscos e danos.
  • Cuidado com substâncias e materiais no seu espelho. Limpe apenas com sabão, detergente neutro ou álcool em um pano macio. Deixe as outras substâncias e materiais, como cloro, amoníaco, palhas de aço e esponjas, bem longe do seu espelho. Até mesmo o vinagre deve ser utilizado de forma dosada e diluído em água para não danificar o material.
  • Utilize produtos específicos para a moldura. Caso seja de madeira, utilize ceras e produtos específicos. Se for de plástico, um pano úmido já é suficiente.

Viu como é simples? Com dicas fáceis você pode manter o seu espelho sempre limpo e pronto para a próxima foto!

Se o que você busca é praticidade na hora de executar as tarefas de casa, veja também algumas táticas que vão facilitar sua vida na hora de lavar louça.

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Assuntos: Limpeza

Para você