Passo a passo e cuidados essenciais para lavar as roupas do bebê

É preciso atenção, pois a pele da criança é sensível e propensa a alergias e dermatites

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

A chegada de um bebê em casa costuma alterar em vários pontos a rotina de uma família, especialmente no caso dos pais de primeira viagem, e exige certos cuidados no dia a dia: e um deles diz respeito à forma como são lavadas as roupinhas da criança.

Esse cuidado se deve principalmente ao fato da pele do recém-nascido (que é 20 a 30% mais fina do que a de um adulto) ser extremamente sensível e estar mais propensa a alergias, dermatites e assaduras.

Além disso, produtos com muito cheiro (como, por exemplo, o amaciante) não são indicados para as roupas dos bebês e é preciso atenção redobrada para garantir que as peças sejam bem enxaguadas, não deixando resquícios de produtos, o que poderia desencadear alterações na pele.

Mas, não se preocupe: lavar as roupas do bebê não é nenhum bicho de sete cabeças! Exige apenas um pouco de atenção e paciência. Abaixo você confere as principais dicas para lavá-las de forma correta e segura:

Passo a passo para lavar as roupas do bebê

Foto: iStock

Bia Martins, sócia da Organizadora de Lares, especializada em organização de ambientes e rotina diária de residências, explica como lavar as roupas do bebê recém-nascido:

Leia também: 11 maneiras simples de estimular seu bebê a falar

  • As roupas dos bebês recém-nascido devem ser lavadas separadamente das roupas das demais pessoas da casa.
  • O primeiro passo é olhar cada peça individualmente e verificar se há manchas nas roupinhas;
  • Se houver, você precisará de um balde exclusivo para o bebê, em que não tenha sido utilizado nenhum produto químico. Ali deixará as peças um pouco de molho em água morna e sabão especifico para bebê ou sabão de coco líquido. Sempre, claro, separando as peças por cores.
  • Se não houver manchas, já poderá lavar normalmente as peças à mão (com sabão específico para bebê ou sabão de coco líquido), mas nunca com sabão comum.
  • Por fim, o grande segredo é enxaguar bem as peças, pois assim são reduzidas as chances de provocar alergias ou dermatites na pele do bebê.

“Nunca utilize amaciantes ou água sanitária! Um ótimo substituto do amaciante é o vinagre”, acrescenta Bia.

Dicas para lavar as roupas de bebês de 3 a 6 meses

Foto: iStock

Bia explica que, nesta fase, ainda é recomendado evitar ao máximo qualquer tipo de contato das roupas do bebê com produtos químicos, pois nessa idade o bebê ainda é extremamente vulnerável a alergias.

As roupas devem continuar sendo lavadas apenas com sabão neutro e à mão, e sendo bem enxaguadas posteriormente.

Dicas para lavar as roupas de bebês de 6 a 12 meses

Foto: iStock

A partir desta idade, já se pode começar a lavar as roupinhas do bebê na máquina de lavar, mas, separadas das demais roupas dos adultos.

“Uma boa dica é tirar as manchinhas mais difíceis da roupa com vinagre e bicarbonato de sódio. Água sanitária nem pensar!”, destaca Bia.

Leia também: 14 dicas para fazer suas roupas durarem mais

Dicas para lavar as roupas de bebês acima de 12 meses

Foto: iStock

“Com 12 meses, se as roupas do bebê começarem a ser lavadas junto com a dos outros da casa, é legal colocá-las dentro de saquinhos, específicos para roupas delicadas, para não perder as pecinhas menores”, orienta Bia.

Independentemente da fase, caso a mãe opte por lavar a roupa do bebê na máquina, é essencial garantir que ela esteja bem limpa. Para isso, a dica é iniciar com um ciclo de lavagem (ou de autolimpeza, se a máquina tiver); depois, retirar dela todos os pelinhos das outras roupas e resíduos de produtos químicos que possam ter ficado; e só então colocar as roupas do bebê e os produtos adequados para iniciar a lavagem.

12 dúvidas sobre a lavagem das roupas do bebê esclarecidas

Foto: iStock

É normal que, no dia a dia, surjam outras dúvidas sobre a lavagem das roupinhas da criança. A especialista Bia esclarece as principais delas:

1. Quanto tempo antes da data provável do parto é ideal lavar as roupas do bebê?

“A partir do sétimo mês de gravidez, para não correr o risco de ficar sem as roupinhas caso o bebê nasça prematuro”, orienta Bia.

Leia também: 22 dicas para deixar sua casa segura para as crianças

2. Posso lavar as roupas do bebê na máquina?

Sim, mas o recomendado é que isso seja feito apenas a partir dos seis meses, no modo delicado, e higienizando bem a máquina antes do uso, cuidando para retirar todos os resíduos de sabão em pó ou amaciante da máquina.

3. Posso lavar as roupas do bebê junto com as roupas de adultos?

“Apenas a partir de 12 meses. Mas, caso seu bebê seja propenso a desenvolver alergias, lave tudo separadamente pelo menos até os 2 anos de idade”, recomenda Bia.

4. Posso passar o ferro nas roupas do bebê?

Leia também: Dicas espertas para montar o enxoval do seu bebê

“Deve! O calor ajuda a eliminar as impurezas do tecido”, destaca Bia.

5. Quando poderei usar sabão comum (pó, líquido ou barra) nas roupas do bebê?

Apenas a partir de 12 meses, de acordo com Bia.

6. Preciso higienizar a máquina de lavar antes de usar com as roupas do bebê?

“Sim! Isso é essencial para retirar todos os resíduos de produtos químicos que possam estar na máquina”, orienta Bia.

7. Posso colocar fralda de pano, toalha, lençol e roupas do bebê tudo junto na máquina?

A partir do momento que as roupas começarem a ser lavadas na máquina, sim.

8. Produtos de lavagem de roupas específicos para bebês são seguros?

“Sim, mas é importante ficar atento caso seu bebê seja sensível a alguma marca. Evite os que contêm perfumes”, destaca Bia.

9. Posso usar amaciante nas roupas do bebê?

“ Não! O amaciante pode causar alergias e dermatites nos bebês”, lembra Bia.

10. Preciso usar baldes e bacias específicas para as roupas do bebê?

“ Sim. Os baldes, principalmente os de plástico, podem reter os produtos utilizados, por isso é necessário um balde exclusivo para o bebê”, orienta Bia.

11. Existe algum segredo para passar as roupas do bebê?

É importante esperar que as roupas sequem bem antes de passá-las. Depois é só passá-las com o cuidado que outras roupas normalmente exigem.

12. Que tipo de produto nunca deve ser usado nas roupas do bebê?

“Água sanitária, amaciantes e produtos que contenham perfume não devem ser usados”, ressalta Bia.

Vale lembrar que, a partir do momento em que as roupas da criança passam a ser lavadas na máquina, uma dica legal é colocar as peças menores e/ou mais delicadas dentro de saquinhos específicos, que protegem as peças durante a lavagem.

Com pequenos cuidados com as roupas, o bebê estará protegido de possíveis alergias ou outros problemas de pele, e as peças estarão limpinhas e bem conservadas!

Assuntos: Bebês

Dicas pela Web