10 táticas para facilitar a hora de lavar a louça

Lavar a louça não precisa ser uma tortura. Descubra alguns truques para deixar essa tarefa mais agradável

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Algumas pessoas consideram que a hora de lavar a louça funciona como uma terapia, permitindo que elas se concentrem em seus próprios pensamentos e tenham alguns minutos de paz interior.

Por outro lado, tem muita gente que simplesmente detesta fazer essa tarefa e só não usa pratos descartáveis porque quer evitar o julgamento da sociedade.

Se você se identifica com esse caso, saiba que estamos aqui para te ajudar. Não tem jeito de eliminar totalmente a louça suja da sua vida (só se você revestir tudo com plástico-filme…), mas existem técnicas para facilitar essa obrigação.

Confira 10 dicas que podem tornar a tarefa de lavar a louça menos trabalhosa e gaste seu precioso tempo com coisas mais interessantes:

1. Lave a louça enquanto você prepara a comida

Foto: iStock

Sabe aqueles minutinhos que você precisa esperar até a água ferver ou o arroz cozinhar? Você pode aproveitá-los para ir lavando a louça que se acumulou na pia até então.

Leia também: 7 dicas para usar a lavadora de louças de maneira eficiente

Dessa forma, quando sua refeição ficar pronta, você terá menos itens a serem lavados depois que terminar de comer, agilizando seu trabalho.

2. Elimine os restos e deixe tudo de molho em água com detergente

Foto: iStock

Se você não vai conseguir lavar um item de louça imediatamente, pelo menos tente remover os restos de alimento com um papel-toalha. Também pode ser uma boa ideia deixar a louça de molho com água e um pouco de detergente.

Assim, você impede que os restos de alimento fiquem grudados nos pratos, talheres e panelas, evitando toda aquela esfregação sem fim mais tarde.

3. Não deixe a pia cheia de louça até o dia seguinte

Foto: iStock

Lei da procrastinação: quanto você mais demora em fazer uma tarefa, mais difícil ela se torna. Aquela louça que ficou na pia à noite vai se tornar um martírio na manhã seguinte. Então, se possível, lave-a antes de ir para a cama.

Você também pode se concentrar nas consequências de deixar para depois: louças com alimentos grudados ou com insetos são ainda mais difíceis de serem lavadas.

Leia também: Como limpar o micro-ondas: passo a passo e truques que farão a diferença

4. Organize a pia

Foto: iStock

Este truque não ajuda necessariamente a limpar os pratos, mas ele é uma boa dica para evitar a procrastinação.

Quando a pia está bagunçada, temos a impressão de que há mais itens a serem lavados do que realmente existe. Ao organizar sua louça na pia, você terá uma ideia melhor da quantidade, percebendo que “não era tanto assim”.

Procure empilhar os pratos deixando os menores por cima, deixe os copos todos juntos e disponha os talheres dentro do mesmo recipiente. As panelas e os potes podem ficar ao lado dos demais itens.

Vale a pena também não colocar os itens sujos dentro da pia. Quando ela está cheia, fica ainda mais difícil se movimentar e lavar as peças.

5. Comece pelos itens “menos sujos”

Foto: iStock

É mais fácil lavar copos e talheres do que formas de assar carne, certo? Por isso, você pode aproveitar a organização do item anterior para lavar sua louça em grupos de objetos, começando pelos que estão mais limpos.

Leia também: Lavar a louça com detergente ou sabão em barra?

Isso também ajuda a conservar sua esponja, já que ela não vai ficar cheia de gordura depois do primeiro item lavado. É bem mais fácil deixar para limpá-la no final do processo todo.

6. Use água quente na louça engordurada

Foto: iStock

A água quente ajuda a remover a gordura com mais facilidade. Se você não tem acesso a uma pia com água em temperatura mais elevada, a dica é esquentar um pouco no fogão mesmo e despejar nas panelas e formas para amolecer os resíduos.

7. Conheça alguns truques para facilitar a limpeza

Foto: iStock

Lavar um copo que foi usado para tomar água é bem mais fácil do que lavar uma panela queimada, certo? Por isso, para facilitar a sua vida, é bastante útil conhecer alguns truques para esses casos.

Neste link, você confere algumas dicas para limpar uma panela queimada. Tem dicas de como utilizar bicarbonato de sódio e vinagre branco, entre outros.

Também é interessante conhecer truques para facilitar a limpeza das grades do fogão, como este que usa amoníaco e dispensa a esfregação, e formas de limpar a sanduicheira ou grill.

Leia também: Veja quais são os 5 itens mais sujos da sua cozinha e como limpá-los

8. Utilize luvas para proteger suas mãos e a manicure

Foto: iStock

Ninguém gosta de estragar o esmalte lavando louça, não é mesmo? Outras pessoas, mesmo que não estejam usando esmalte, sentem certa aflição ao pensar que estão tocando em restos de alimentos, com o famoso nojinho.

Como não estamos aqui para julgar ninguém, mas sim facilitar a sua vida, a dica é investir em luvas de borracha para fazer essa tarefa. Se as luvas de limpeza comuns fazem com que você perca um pouco a sensibilidade e fique insegura ao manusear pratos e copos, experimente utilizar luvas descartáveis, que são mais finas.

9. Utilize bandejas para separar a louça de cada pessoa

Foto: iStock

Se você divide o apartamento com colegas, pode ser uma boa ideia utilizar bandejas para separar a louça que cada um usou em vez de acumular tudo junto na pia.

Dessa forma, cada um saberá exatamente por quais itens é responsável, e você não vai ficar sofrendo por ter que lavar um copo que você usou e 17 do seu colega.

10. Deixe o universo secar a louça para você

Foto: iStock

Você já fez o grande esforço de lavar todos os copos, talheres, pratos e panelas, portanto você merece uma pausa. Se possível, deixe a louça limpa no escorregador até que ela seque naturalmente.

Claro que você pode secá-la se preferir ter uma pia livre de qualquer objeto. Porém, se a ideia é economizar tempo e esforço, basta deixar os itens secarem sozinhos e ir fazer algo mais legal enquanto isso.

Em resumo: lavar a louça pode não ser a tarefa mais agradável do mundo para muita gente, mas, com alguns truques simples, é possível superar o drama e facilitar a sua vida. Vale a pena testar!

Assuntos: Limpeza

Dicas pela Web
Comentários