9 truques que vão te ajudar a economizar no supermercado

Gastar menos em produtos de limpeza significa mais “brusinhas” no fim do mês

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock


Você já está cansada de saber que a vida não tá fácil pra ninguém e que economizar cada centavo é importante. Porém, você também sabe que é inevitável ter que comprar comida, produtos de higiene e limpeza e outros itens para ter uma vida minimamente decente.

Por isso, é necessário saber como levar o que você precisa do supermercado sem estourar o seu orçamento. Conheça nove truques que vão te ajudar nessa missão e garanta alguns reais a mais no fim do mês:

1. Use o aplicativo do supermercado

Foto: iStock


Grandes redes de supermercado costumam ter aplicativos nos quais anunciam promoções exclusivas. Por isso, antes de fazer suas compras, dê uma olhada nos aplicativos dos estabelecimentos que você costuma visitar para verificar se você não tem direito a um desconto.

2. Calcule quanto você vai pagar por grama ou mililitro

Foto: iStock


Para saber se vale mais a pena levar uma embalagem grande ou duas pequenas, sempre divida o preço do produto pelos gramas ou mililitros. Em geral, as versões “tamanho família” são mais em conta, mas isso não é uma regra absoluta.

3. Faça uma lista de compras

Foto: iStock


Passear pelos corredores do supermercado sem ter certeza do que você precisa comprar vai resultar em gastos desnecessários. Portanto, sempre faça uma lista dos itens que você deve levar e siga-a à risca.

Leia também: Como escolher boas frutas, legumes e verduras na hora da compra

4. Não vá ao mercado de estômago vazio

Foto: iStock


Ir ao supermercado com fome vai fazer com que muitos produtos pareçam irresistivelmente apetitosos – e você vai acabar levando para casa mais coisas do que realmente precisa ou é capaz de comer naquele momento.

5. Olhe a prateleira de cima a baixo

Foto: iStock


Um velho truque que muitos supermercados utilizam é colocar os produtos mais caros no meio da prateleira, bem na altura dos olhos dos clientes. Por isso, não deixe de olhar a parte de cima e de baixo, pois é ali que você vai encontrar embalagens econômicas e marcas mais em conta. Geralmente os produtos mais próximos da data de validade também ficam no meio das prateleiras, sempre cheque os produtos de trás, de cima e de baixo.

6. Junte pontos no programa de fidelidade

Foto: iStock


Se o seu supermercado preferido oferece um programa de fidelidade gratuito, não hesite em participar dele. Em geral, eles oferecem vantagens como descontos extras ou a troca de pontos por produtos.

7. Saiba como aproveitar as promoções

Foto: iStock


Não é porque um item está em promoção que você deve levá-lo para casa: ao não comprar nada, você vai gastar menos do que ao comprar algo com desconto. Porém, quando a promoção se refere a um item que você sempre compra, ela representa uma oportunidade real de economizar um dinheirinho. Apenas se lembre de verificar a data de validade.

8. Estabeleça um limite de gastos

Foto: iStock


Saber quanto você pode gastar no supermercado sem comprometer suas outras finanças é uma excelente forma de economizar. Para isso, defina um teto de gastos para a sua compra e coloque no carrinho apenas aquilo que couber dentro desse limite.

Leia também: 8 canais do YouTube para te ajudar a controlar o que sai do seu bolso

9. Tenha cuidado com as falsas economias

Foto: iStock


Tem uma promoção de sabão em pó no supermercado que fica a 20 km da sua casa? Então é melhor deixar pra lá. Deslocar-se até esse estabelecimento representaria gastos com transporte e de tempo que não compensam os reais que você economizaria no produto em questão.

A mesma coisa vale para itens mais baratos, mas que não atendem a sua necessidade, pois você vai acabar gastando mais uma vez para adquirir o produto que você realmente queria – é o legítimo “barato que sai caro”.

Antes de se deixar levar por uma aparente oportunidade de economizar, sempre reflita se a diferença de preço não trará mais gastos – seja porque o supermercado é muito longe, porque você já sabe que a marca não é boa ou porque você não gosta do iogurte que está em promoção e ele vai acabar vencendo. A verdadeira economia não é apenas pagar menos, mas sim tirar o maior benefício possível do seu dinheiro.

Dicas pela Web