Como comer de forma saudável fora de casa

Veja as dicas de uma nutricionista para trazer mais saúde ao seu prato mesmo comendo em restaurantes ou lanchonetes

Escrito por Ana Carolina Gabriel

Foto: Thinkstock

Opções de restaurantes, refeitórios e lanchonetes nas ruas é o que não faltam. Com variedade de cardápios e comidas étnicas, é possível se alimentar diferentemente todos os dias. Mas a falta de higiene com o preparo e o armazenamento inadequado dos ingredientes pode levar a doenças e a infecções. Por isso, ficar atento ao que você coloca no prato quando come fora de casa é essencial, além de dar preferência a comidas saborosas e saudáveis.

Higiene do restaurante

Para a nutricionista Camila Fiorenzzi, observar detalhadamente o ambiente é item de avaliação no momento da refeição. “Fique atento a limpeza do local, a disposição das mesas e a higienização do ambiente. Observar se o restaurante é limpo é essencial para a seleção”, diz.

Observe como os alimentos são servidos. “Devem estar perfeitamente cobertos para a proteção de insetos, dispostos em refratários de alumínio e sob ação direta do fogo. Dessa forma estarão sempre quentinhos e livres de insetos que podem causar doenças”, comenta a nutricionista.

Café da manhã

O café matinal é a primeira refeição do dia e deve ser bem elaborado.”É importante caprichar no café da manhã, pois é uma refeição bem importante. Iogurtes, leite com café, granola e frutas não pode faltar”, diz Camila.

Se você for a uma lanchonete ou padaria, prefira lanches naturais e acrescente sucos naturais para reforçar a nutrição.

Restaurantes oferecem variedade de pãezinhos, mas fique sempre atenta à quantidade.”Não é proibido comer pão, mas coma moderadamente. Substitua a manteiga, por exemplo, pelo queijo branco”, afirma a nutricionista.

Almoço: faça você mesma o seu prato

Não deixe de lado as saladas na hora do almoço. “Nos restaurantes é possível encontrar variedade de folhas. Faça um prato diversificado: alfaces, cenouras raladinhas, azeitonas, queijo branco, tomate, pepino, por exemplo. Capriche com molhos.”, recomenda Camila.

Consuma também os carboidratos moderadamente. “Não esqueça do arroz, mandioca e das proteínas, como frangos, carnes e peixes”, comenta a nutricionista.

Apesar de tentador, não troque uma refeição completa no almoço por um lanche ou salgadinho. É importante fazer uma refeição completa para garantir os nutrientes necessários para o dia.

Jantar

É recomendado comer alimentos mais leves à noite. “Uma salada ou sopa de legumes é sempre bom! Você se alimenta bem, e levemente”, sugere a nutricionista. Na janta, evite a todo custo comer lanches pesados e controle o horário para não comer muito tarde.

Evite frituras e fast-food

Esqueça os alimentos fritos nos restaurantes. “Prefira sempre os cozidos ou os grelhados. Os fritos já não são tão saudáveis e comê-los fora de casa não é uma boa opção, pois podem prejudicar o estômago e causar enjoos ao longo do dia”, diz Camila.

Comer em restaurantes fast-food quando estamos fora de casa é muito tentador, por ser rápido e por saciar aquela vontade forte de comer, porém, optar por esses alimentos atrapalha sua nutrição e pode te levar à obesidade.

Bebidas e sobremesas

Quanto à bebidas, prefira os sucos naturais. “Deixe de lado os refrigerantes. Os sucos naturais ou em polpa são recomendados no dia-a-dia.”, comenta Camila.

Sobremesas saudáveis são sempre muito bem vindas. “Prefira as frutas e gelatinas, ainda mais em dias quentes. São sobremesas refrescantes e super saudáveis”, afirma a nutricionista Camila.

Tempo de refeição

Embora a rotina de trabalho seja intensa, é preciso respeitar exatamente o horário de cada refeição.”Não coma correndo. Faça o seu horário tranquilamente, mastigue bem os alimentos e sinta o sabor de cada um deles. Uma refeição saudável não é somente ter alimentos de qualidade no prato, mas também, se alimentar calmamente e em horários recomendados pelo seu nutricionista”, sugere Camila.

Não pule refeições

O recomendado é se alimentar, pelo menos, de 3 em 3 horas. Dessa forma, você estará sempre com algo no estômago e não terá tanta fome na próxima refeição. “Leve sempre uma fruta com você onde você estiver, seja no trabalho ou algum outro lugar que não seja sua casa. Se lá tiver uma geladeira, leve sucos ou saladas de frutas em uma pequena porção”, diz Camila.

Siga as dicas da nutricionista e fique sempre atenta a higienização do restaurante. O importante é se alimentar corretamente e respeitar o horário de almoço. Alimentando-se bem e com saúde você terá melhor disposição e desenvolverá melhor suas tarefas do dia-a-dia.

Assuntos: Alimentação

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