Como combater poros abertos: médico dá 6 dicas valiosas

Aprenda formas simples e eficazes para controlar e evitar o problema

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Quem tem a pele oleosa costuma sofrer com um outro problema bem comum: os poros do rosto bem abertos. E, por conta das glândulas sebáceas, acabam ficando muito visíveis.

Segundo o médico Lucas Fustinoni, a oleosidade excessiva não é algo que tenha cura. Mas, com algumas dicas, é possível controlar e reduzir este problema.

Ele ensina algumas formas de fazer com que os poros fiquem mais fechados. Mas é preciso fazer isso com frequência se quiser notar uma melhora. Se parar, os poros voltam a ficar dilatados e abertos. Confira:

1. Não lave excessivamente o rosto

Foto: iStock

O rosto deve ser lavado, no máximo, três vezes ao dia. De acordo com o médico, quando o rosto é lavado demais, a pele detecta que não está com oleosidade suficiente, o que gera o efeito rebote, fazendo com que produza mais sebo.

2. Reduza leite e gorduras

Foto: iStock

O leite tem alguns fatores que vão estimular a produção de sebo. Mesmo o desnatado, que tem menos gorduras, tem alguns desses fatores. O mesmo vale para os carboidratos simples, como trigo, arroz branco, macarrão, entre outros, que estimulam produção de óleo e abrem ainda mais os poros.

3. Use uma base menos oleosa

Foto: iStock

Quem tem a pele muito oleosa deve evitar os itens de maquiagem que possam aumentar essa característica. O médico diz que as bases importadas costumam ser mais oleosas que as de marcas brasileiras. Prefira usar as que possuem cobertura seca.

4. Aplique ácidos prescritos por médico

Foto: iStock

Existem vários ácidos que podem ser usados na pele e que conseguem penetrar no folículo, limpando o sebo e a oleosidade e dando uma aparência de poros mais fechadinhos. Mas nada de comprar os produtos pela internet! É preciso que um médico avalie cada caso e indique o creme.

5. Lave o rosto com um sabonete adequado

Foto: iStock

O rosto não deve ser lavado com sabonetes comuns. Prefira os que são desenvolvidos especificamente para essa parte do corpo e que sejam à base de enxofre ou ácido salicílico, que ajudam a limpar corretamente o poro, tirando o tampão de oleosidade e sebo.

6. Faça um peeling com ácido

Foto: iStock

O peeling deve ser feito sempre por um médico. Esse procedimento limpa a pele de dentro para fora e melhora bastante a aparência. Mas não é indicado comprar ácido para fazer sem acompanhamento profissional, pois isso pode ser arriscado e prejudicar ainda mais a pele.

Além disso, fazer exercícios aeróbicos, que geram muito suor, também é indicado, porque ajuda a desentupir os poros. O sebo que você não consegue tirar em casa, nem com ácido e nem com sabonete, o exercício de alta intensidade pode remover. Também é importante ingerir muita água para manter a pele hidratada.

Assuntos: Pele

Dicas pela Web
Comentários