25 coisas que mulheres precisam parar de dizer umas para as outras

Muitos comentários mesmo que feitos no intuito de ajudar podem ser prejudiciais. Confira 25 coisas para parar de dizer para e sobre as outras

Escrito por Mayara Benatti
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Ao ter amizade com alguém é comum que tenhamos muita liberdade e intimidade para dizer qualquer coisa, seja algo para a pessoa da qual você é amiga ou ainda algo sobre alguém que vocês conhecem. Mas será que a liberdade das amizades mais íntimas permite dizer qualquer coisa mesmo?

Comentários direcionados a mulheres, principalmente, tendem a ser cruéis, visto que a sociedade cobra um padrão ideal de beleza e de comportamento que muitas vezes é refletido em certos comentários. A rivalidade feminina, infelizmente, ainda é uma realidade e é reforçada quando uma mulher diz certas coisas para outra ou ainda sobre outra.

Com certeza muitos desses comentários são feitos com a melhor das intenções e com o intuito de apenas ajudar, porém, pensar duas vezes antes de fazer determinado comentário é válido para não magoar a pessoa que está ouvindo. Alguns comentários sobre como a pessoa deveria se vestir, fazer regime ou não, se portar em determinadas situações, entre outros, são mesmo necessários? Vale a pena refletir.

25 coisas que mulheres deveriam parar de falar umas sobre as outras

O intuito não é criar regras sobre como uma amizade deve ser ou sobre coisas que você não deve falar de jeito nenhum, mas sim apontar algumas frases que podem ser problemáticas. Tentar impor sua própria vivência para outra pessoa a partir de comentários sobre o que é certo para você não é legal, porque isso pode não ser o certo para aquela pessoa.

Confira abaixo 25 coisas que mulheres deveriam parar de falar umas para as outras e sobre as outras. Confira também porque esses comentários podem ser prejudiciais:

Leia também: 14 coisas que esperam que você faça, mas que você não é obrigada

1. Você precisa cuidar mais do seu corpo se quiser conquistar alguém

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ao dizer essa frase para uma amiga solteira que está procurando alguém, você está afirmando que ela só está sozinha por causa de seu físico e também afirma que mulheres só podem entrar em um relacionamento se seus corpos corresponderem ao padrão de beleza.

Outro ponto é que mulheres solteiras não necessariamente estão procurando por um relacionamento e estar solteira não significa infelicidade. “É um grande erro achar que todo mundo depende de estar com alguém para estar feliz, se ela quer estar sozinha respeite isso”, comenta a psicanalista Cristiane Maluf Martin.

2. Desse jeito você vai ficar para titia

Essa frase é usada para reprovar o comportamento de uma mulher e usar como justificativa que certa atitude irá impedi-la de ter um relacionamento. Normalmente a frase “você é muito exigente” também está inserida nesse contexto. Se a sua amiga está sendo exigente ao procurar um relacionamento, ela está ciente de que merece alguém que proporcione um relacionamento satisfatório e não irá aceitar menos do que isso.

Como dito no item acima, não estar em um relacionamento não significa estar infeliz. Portanto, ficar para titia não deve ser encarado como algo ruim, visto que as pessoas têm objetivos e prioridades diferentes na vida.

3. Tire essa roupa se não quiser parecer promíscua

Usar determinada roupa não é sinônimo de determinado comportamento. Você deve se perguntar também qual é o significado de promíscua para você. Se você acredita que promíscua é uma mulher que gosta de sexo casual, por exemplo, não há nada de errado em sua amiga ter esse comportamento. O ruim é expressar julgamento pelas roupas que sua amiga gosta de usar ou pelos gostos dela.

Leia também: 10 coisas que você nunca deve dizer à sua amiga

Você pode até não gostar de usar determinados tipos de roupa, mas não deve fazer comentários que possam ferir sua amiga, já que cada pessoa gosta de algo em específico. Não é porque vocês são amigas que precisam gostar exatamente das mesmas coisas.

4. Quem não dá assistência, perde para a concorrência

Foto: Reprodução / Giphy

“Shhh… você tá me irritando”. Foto: Reprodução / Giphy

Frase usada, geralmente, para culpabilizar uma mulher pela traição do homem ou ainda para afirmar que a mulher deve atender todos os caprichos do companheiro se não quiser ser substituída. Essa frase é muito problemática e deve ser extinta do vocabulário por inúmeros motivos. Não é responsabilidade apenas da mulher cuidar do relacionamento, portanto ninguém é culpada por ser traída.

Se a sua amiga foi traída e você disser essa frase para ela, provavelmente só servirá para que ela fique ainda mais deprimida. Nós mulheres já nos culpamos indevidamente demais por diversas coisas que acontecem, não precisamos que outras mulheres nos culpem também. Ao conversar com uma amiga traída jamais diga algo que faça entender que a culpa foi dela.

5. Mas o seu namorado/marido não se importa que você saia sozinha?

Não se importa e nem deveria se importar. Estar em um relacionamento não significa que a mulher não possa sair desacompanhada do parceiro. “Quando há cumplicidade num relacionamento e segurança, o fato de uma das partes sair sozinha não irá interferir na relação”, comenta Cristiane.

6. Seu relógio biológico está apitando. Não chegou a hora de ter filhos?

Se o intuito da mulher é ter filhos, com certeza ela já está ciente de que existe um tempo para isso acontecer, portanto, essa frase se torna desnecessária. Por outro lado, se a mulher não deseja ter filhos, sua escolha deve ser respeitada e cobranças não devem ser feitas. “Ninguém é obrigada a ser mãe só porque nasceu mulher”, comenta Cristiane. “Não tente diminuir sua amiga porque ela não quer ser mãe, isso não faz dela menos mulher”, completa.

Leia também: 10 formas de agradecer aquela amiga que está ao seu lado desde a infância

7. É melhor ter amigo homem do que amiga mulher, porque mulher é falsa

Essa frase reforça a ideia de que amizades entre mulheres são superficiais e sempre há competição, inveja e falsidade, o que não é verdade. Somos ensinadas a competir umas com as outras desde pequenas, pela publicidade e até por quem nos educa, mas isso precisa acabar. Amizades entre mulheres não só são possíveis como também podem ser incríveis.

Amizades entre homens e mulheres também podem ser incríveis. A diferença é que a vivência de homens e mulheres é bem diferente em muitas coisas, portanto, ter amigas mulheres é ter com quem compartilhar vivências similares. Se alguém compartilha a mesma vivência com você é muito mais provável que aconteça empatia.

8. Se você está vestida assim, porque se importa em ser cantada na rua?

A roupa que uma mulher está vestindo nunca justifica um assédio, já que a culpa do assédio é de quem o faz. Todas têm o direito de terem seus corpos respeitados, independente das roupas que gostam de usar.

9. Você não acha que está na hora de fazer um regime?

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Querer controlar o peso alheio é muito ruim, visto que cada pessoa sabe o que é melhor para si. Evite impor qualquer tipo de regra para outras pessoas, afinal, ninguém quer viver da maneira que outra pessoa esboçou. “Evite querer controlar o peso do outro ou o cabelo ou o modo de se vestir, por exemplo”, recomenda Cristiane.

A sociedade pode até pregar um padrão ideal de beleza, mas ser gorda não é algo ruim. “Tenha sensibilidade de ver sua amiga além do que a sociedade impõe como certo ou errado e a ame sem julgamentos”, completa Cristiane. Se a sua amiga deseja mudar ou não o peso a escolha é exclusiva dela.

Leia também: 15 séries de TV com mulheres incríveis como protagonistas

10. Você precisa ser difícil para conquistá-lo

Não existem regras a serem seguidas na paquera, já que ela não consiste em um jogo. Cada mulher sabe o que é melhor para si no momento de paquerar, portanto, não imponha regras para que sua amiga siga.

11. Você ficaria mais bonita usando menos ou mais maquiagem

A escolha de usar maquiagem ou não deve ser somente da mulher em questão. Ser mulher não é motivo para ser obrigada a usar maquiagem e não há um limite na quantidade de maquiagem que deve ser usada. Cada mulher sabe do que gosta e impor o gosto pessoal nas preferências das outras mulheres é muito ruim.

12. Por que você não me falou nada sobre aquele rapaz com quem você ficou?

Sua amiga não é obrigada a te contar todas as coisas que ela faz e isso não significa que a amizade de vocês é menos importante. Pode ser que esse acontecimento não tenha sido assim tão relevante para ela a ponto de ter sido até mesmo esquecido.

13. Você precisa aprender a cozinhar

Pare e pense se você diria isso a um amigo homem, provavelmente não. A sociedade prega que mulheres devem saber cozinhar e fazer atividades domésticas em geral, mas não há nada de errado em não saber ou não gostar de fazer comida, limpar a casa, lavar e passar. Não cobre outras mulheres ou as desvalorize por se negarem ou ainda serem desajeitadas ao fazer atividades domésticas.

14. Quando você vai pressioná-lo para vocês casarem?

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Essa frase é comumente dita a mulheres que estão namorando há certo tempo. Se eles ainda não se casaram é porque há algum motivo e um deles pode ser a vontade de não casar naquele momento. Não parta do pressuposto que a mulher que namora há anos está louca para casar e que para o casamento acontecer ela deve pressionar o companheiro. Casar é uma decisão que deve partir do casal e ninguém deve dizer que há uma hora certa para isso.

15. Por que você ainda está sozinha?

Se uma mulher não está em um relacionamento pode ser pelo fato de que ela deseja estar sozinha. Não existe idade limite para estar solteira ou ainda um tempo máximo para entrar em um relacionamento após ter saído de outro.

16. Você está linda! Emagreceu?

A menos que você saiba que a mulher em questão estava em busca do emagrecimento, dizer que ela emagreceu não é elogio. Ela pode, por exemplo, ter emagrecido devido a uma doença e não ter gostado. Falar sobre o peso, de maneira geral, é indelicado e pode acabar magoando.

17. Não fica triste, você é bem mais bonita do que ela

A frase acima é dita geralmente quando uma mulher “perde” um homem para outra mulher, no intuito de levantar a autoestima da amiga. Dizer isso é problemático porque afirma que todas as qualidades de uma mulher devem se resumir em quão bonita ela é, além disso, a frase também afirma que a outra mulher não merece o homem em questão por não ser tão bonita quanto sua amiga.

18. Se não quisesse engravidar, se cuidasse

Existem inúmeros métodos contraceptivos, mas todos eles têm chance, ainda que mínima, de falhar. Mesmo quando combinados e usados perfeitamente, acidentes podem acontecer e isso não significa que a mulher não se preveniu. A frase também assume que a responsabilidade da contracepção é apenas da mulher, quando na verdade a responsabilidade deve ser dividida entre os dois.

19. Ela dormiu com o chefe, por isso tem esse cargo

Dizer isso é desmerecer todas as qualidades da mulher em questão como profissional e também afirmar que mulheres só conseguem ter um cargo alto se usarem a sedução para conquistá-lo. Mulheres podem e devem conquistar cada vez mais cargos de prestígio a partir de suas qualidades profissionais.

20. Pede pro seu namorado/marido

Essa frase é comumente dita quando uma mulher diz para a outra o quanto quer determinado item, mas por alguma razão não pode comprá-lo nesse momento. Esse tipo de comentário reforça a ideia de que a mulher depende financeiramente de seu companheiro e que não precisa se esforçar para comprar um item desejado, já que tem um homem ao lado para satisfazer todas as suas vontades.

21. Você precisa ser mais feminina

Foto: Reprodução / Giphy

“Não, na verdade não.” Foto: Reprodução / Giphy

Ser mulher não significa ser feminina. Ninguém é menos mulher por não gostar de usar adereços, saias, vestidos, maquiagem e outros itens que são considerados femininos. Respeite a opção da mulher que decidiu não seguir os padrões de feminilidade.

22. Você era tão linda com cabelo longo, por que cortou?

Cabelo longo não é mais bonito do que cabelo curto e se sua amiga decidiu cortar é porque essa foi a vontade dela e você deve respeitá-la. Dizer que ela era mais bonita antes da mudança pode acabar magoando sua amiga.

23. Como você faz para conciliar trabalho, tarefas domésticas, casamento e filhos?

A resposta é simples, como os homens também fazem. A partir do momento em que as tarefas de casa, os filhos e cuidado com o casamento não são vistos como obrigações exclusivamente das mulheres, elas podem se dedicar também ao trabalho. Que tal questionar se o marido da sua amiga está tendo parcela nessas atividades tanto quanto ela, ao invés de fazer a pergunta desse item? Quando o casal tem parcela igualitária nas tarefas citadas ninguém fica sobrecarregado e ambos podem se dedicar aos seus trabalhos.

24. Ela está velha demais para isso

Frase dita geralmente quando uma mulher madura quer fazer ou usar algo que não parece apropriado para a idade dela, como usar uma roupa curta por exemplo. Tenhamos em mente que a roupa ideal para cada idade é aquela que a mulher se sente bem usando. Ninguém é velha demais para usar ou fazer coisas que irão proporcionar felicidade.

25. Calma, isso não é motivo para se exaltar

Se sua amiga está exaltada, com certeza ela tem os motivos dela. Respeite e tente tranquiliza-la, mas sem desmerecer a razão que a deixou irritada. Você tem os seus motivos para não se exaltar com determinado tipo de situação, sua amiga pode ter outros para se exaltar.

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Quando percebemos o quanto alguns comentários podem ser problemáticos, nos concentramos mais em elogiar as mulheres queridas do que julgar. Quando julgamos uma mulher desconhecida perdemos a oportunidade de fazer amizades incríveis. A competição feminina é prejudicial para todas e precisa acabar. Portanto, ame suas amigas (e inimigas) sem impor regras e sem julgá-las.

Assuntos: Relacionamentos

Dicas pela Web
Comentários