6 coisas para fazer aos domingos que vão melhorar sua semana

Pequenas atitudes vão te ajudar a ter uma segunda-feira - e uma semana - mais tranquila e produtiva

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Acordar na segunda-feira com muita disposição para a semana que começa, com tudo organizado, sem atrasos e com bom humor, para muitos é uma utopia.

A sensação é de que um fim de semana parece não ser suficiente para descansar e fazer tudo o que precisa ser feito – e talvez não seja mesmo. Mas há algumas formas de mudar isso.

Veja seis dicas para fazer aos domingos e deixar suas segundas-feiras mais leves e os demais dias muito mais fáceis.

1. Veja sua agenda

Foto: iStock

Vai ter reuniões? Marcou de almoçar com um amigo? Alguma viagem? Precisa cancelar algum compromisso? Veja com atenção tudo o que você tem programado para os próximos dias. E tente se lembrar do que está faltando na lista de tarefas. Fazer essa revisão semanal faz com que você se sinta mais preparada para lidar com isso – e lembre-se de incluir também alguns momentos prazerosos, como um jantar, uma noite de vinhos, uma caminhada com o cachorro… Planejando é possível fazer tudo e ainda se divertir um pouco.

2. Faça refeições para a semana

Foto: iStock

Aproveite para cozinhar as refeições da semana e congelá-las em pequenas porções. Isso não só ajuda você a comer de forma saudável ao longo da semana, como também economiza tempo, pois elimina a preocupação de ter que descobrir o que comer à noite depois de um longo dia, ou, ainda, de precisar ir ao mercado para comprar algo que faltou.

Leia também: 5 atitudes para ter mais energia

3. Organize a bagunça

Foto: iStock

Não é fazer uma faxina. Mas cuidar de pequenas coisas que vão deixar a casa – e a sua vida – mais organizadas. Limpe o balcão da cozinha, limpe o espelho do banheiro, dobre os cobertores no sofá, jogue fora os recibos que se acumularam na sua bolsa, e assim por diante. Onde perceber que há bagunça, arrume até que pareça apresentável. Nada é pior do que sair da cama segunda-feira de manhã e dar de cara com a desorganização, que causa a sensação de que há muita coisa a fazer, gerando estresse.

4. Faça uma lista para a segunda-feira

Foto: iStock

Pense nas tarefas do seu trabalho e por onde começar. Respondendo os e-mails? Fazendo um cronograma? Enviando mensagens de texto? Verificando arquivos? Coloque tudo isso em uma lista e, no dia seguinte, ao chegar ao trabalho, vai economizar tempo e priorizar o que realmente precisa ser priorizado, fazendo com que a semana seja mais eficiente.

5. Vá para a cama cedo

Foto: iStock

Isso permite que você acorde totalmente descansado na segunda-feira, sem aquela sensação de que não dormiu o suficiente. Desligue o celular, apague as luzes, coloque uma roupa de cama limpa e deite-se pelo menos uma hora antes, para ir relaxando até realmente pegar no sono. Seu corpo e sua mente agradecerão e, no dia seguinte, quando o despertador tocar, você vai conseguir se levantar mais disposta.

6. Relaxe

Foto: iStock

Tire um tempo para fazer as coisas citadas acima – talvez até mesmo no sábado – e deixe um tempo para você. Veja um filme, leia um livro, encontre amigos, tome um banho quente, coma algo saudável, cuide da sua pele… Qualquer coisa que seja prazerosa e que te ajude a começar a semana mais leve.

Essas pequenas atitudes, especialmente quando se tornarem hábitos frequentes, vão ajudar a ter uma segunda-feira mais produtiva. Porque começar a semana estressada não é nada bom.

Leia também: Como a meditação pode ajudar sua carreira

Assuntos: Bem-Estar

Dicas pela Web
Comentários