8 coisas do dia a dia que fazemos errado sem perceber

Pequenas mudanças podem deixar sua vida mais fácil e melhorar sua saúde

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Manter uma alimentação saudável, fazer exercícios, ficar longe do cigarro e tomar os medicamentos da forma correta são atitudes que devemos assumir para ter uma boa saúde. Porém, além deles, existem pequenos hábitos do dia a dia que podemos adotar para melhorar nossa qualidade de vida.

Muitas vezes, fazemos as tarefas do cotidiano sem pensar muito e acabamos não nos dando conta de que pode haver uma forma mais fácil ou mais segura de realizá-las. Confira nossa lista e descubra se você está fazendo alguma coisa de forma menos eficiente ou menos segura:

1. Segurar o volante

Foto: iStock

Sem perceber, podemos posicionar as mãos muito próximas ou muito distantes no volante do carro. Quando elas estão muito perto uma da outra, ficamos mais vulneráveis a sofrer uma lesão causada pelo acionamento dos airbags e temos que fazer mais esforço para girar o volante.

A melhor forma de segurar o volante é manter as mãos na metade do círculo, exatamente onde traçaríamos o diâmetro. E, é claro, nunca devemos segurá-lo por dentro.

2. Dar descarga

Foto: iStock

Dar descarga com a tampa do vaso sanitário aberta faz com que os microrganismos se espalhem por todo o banheiro, incluindo sua toalha de rosto e sua escova de dente. Por isso, é mais recomendável abaixar a tampa antes de acionar esse mecanismo.

Leia também: 5 hábitos simples para acabar com o cansaço excessivo

3. Passar desodorante

Foto: iStock

Você aplica seu desodorante logo depois do banho matinal? Pois saiba que ele vai fazer mais efeito se for utilizado pouco antes de você se deitar para dormir, quando a pele estiver bem seca e você não for suar por algumas horas. Essas são as condições que permitem o melhor bloqueio das glândulas sudoríparas, que pode durar inclusive depois do banho.

4. Cobrir a boca para tossir ou espirrar

Foto: iStock

Claro que você não deve sair por aí tossindo ou espirrando livremente no rosto das pessoas, mas usar as mãos para cobrir a boca também não é uma boa ideia. Afinal, se você não puder lavá-las imediatamente, você poderá contaminar superfícies como maçanetas e mesas ou mesmo transmitir microrganismos patogênicos para outras pessoas.

A forma mais higiênica de cobrir a boca é usar um lenço descartável, mas, se isso não for possível, utilize a parte interna do cotovelo.

5. Escolher a posição para dormir

Foto: iStock

Talvez você nunca tenha parado para decidir sua posição preferida para dormir: ela simplesmente existe. Porém, pessoas que dormem com a barriga para baixo podem sofrer uma maior pressão sobre a coluna, o que causa dores e cansaço durante o dia. Se possível, procure dormir com as costas para baixo, alinhando pescoço e coluna.

6. Utilizar os pezinhos do teclado

Foto: iStock

Sabe aqueles “pezinhos” que permitem que o teclado fique mais inclinado? Eles facilitam a visualização das teclas, porém, se utilizados por longos períodos, podem causar dores nos punhos. É mais aconselhável manter o teclado paralelo à mesa.

Leia também: 11 hábitos comuns entre pessoas que raramente ficam doentes

7. Pendurar calças no cabide

Foto: iStock

Quando penduramos calças em cabides ou grades, elas acabam criando um vinco que não sai ao vestir a peça. Um truque para evitar que isso aconteça é colocar um rolo de papel em volta do ferrinho, de forma a aumentar sua curvatura e prevenir que suas calças fiquem marcadas.

8. Lavar o liquidificador

Foto: iStock

Muitos liquidificadores já vêm com uma função de autolimpeza, mas você pode lavar qualquer modelo simplesmente colocando um pouco de água e detergente e acionando-o por alguns minutos. Depois, é só enxaguar com água corrente.

Esta lista tem como objetivo facilitar um pouco suas tarefas diárias. Pode ser difícil mudar hábitos antigos e nós entendemos se você preferir continuar lavando o liquidificador com a esponja – afinal, que mal teria isso? Nós apenas recomendamos que você dê uma atenção especial às dicas que se referem à saúde, pois elas podem melhorar a sua qualidade de vida e também a das pessoas ao seu redor.

Dicas pela Web
Comentários