29 receitas de carbonara para os apaixonados por massas

Macarrão, queijo, ovos e bacon: como não amar um prato delicioso assim?

Escrito por Nicole Dias

Foto: Izzy Boscawen

Poucas coisas são tão gostosas quanto um suculento prato de massa, seja em um almoço de família ou jantarzinho a dois. Tudo fica ainda melhor quando a receita em questão é um clássico da culinária italiana. Sim, hoje é dia de carbonara!

O nome carbonara é derivado de “carvão”, e uma das lendas sobre o seu surgimento diz que o preparo era famoso entre trabalhadores do carvão na Itália. Também há quem diga que foi uma invenção do escritor Ippolito Cavalcanti. Embora a origem não seja certa, de uma coisa não temos dúvida: essa massa é uma delícia!

Seja na versão tradicional de Roma ou em propostas mais elaboradas, a carbonara não tem muito mistério na hora de ser preparada. Toda essa conversa deixou você com fome? Então confira as possibilidades abaixo e escolha sua favorita!

Receitas de macarrão à carbonara simples

Foto: Freepik

1. Espaguete à carbonara original: essa receita aqui é bem fiel às tradições. É feita com poucos ingredientes: bacon, cebola, massa, ovos, queijo grana padano ou pecorino, sal e pimenta. O truque é misturar com a massa cozida a mistura de ovos, queijo e bacon em fogo beeeem baixinho.

2. Espaguete à carbonara fácil: que tal uma receitinha gostosa, perfeita para um jantar a dois e que fica pronta em 20 minutinhos? É essa aqui! O segredo para arrasar é servir logo que tirar do fogão. Do contrário, o molho vai endurecendo e perdendo sua deliciosa cremosidade.

Leia também: 20 receitas fáceis e irresistíveis de macarrão de forno

3. Espaguete à carbonara com creme de leite: embora não seja a receita de carbonara original, não podemos negar que o creme de leite dá um sabor incrível ao prato. Além dele, a lista de ingredientes conta com espaguete, bacon em cubos, ovos, queijo ralado e salsinha a gosto para decorar.

4. Espaguete à carbonara rápido: acertar no ponto da sua massa carbonara é uma dificuldade? Seu prato acaba se transformando em um ovo mexido? Além de uma versão rápida do prato, essa receita ensina duas dicas: coloque o fogo o mais baixo possível e mexa sempre! Assim o ovo não cozinha demais e você arrasa!

5. Espaguete à carbonara light:a versão light desse clássico italiano tem algumas substituições de ingredientes. O espaguete deve ser integral ou seu glúten, enquanto o bacon é de pernil. O diferencial aqui são os dois dentes de alho, que dão um sabor especial ao prato.

6. Macarrão instantâneo à carbonara: sabe aqueles dias em que você quer comer uma coisinha diferente? Essa receita aqui é a porção ideal para uma pessoa! Utiliza um pacote de macarrão instantâneo, bacon, ovo, queijo parmesão, alho, azeite e pimenta do reino a gosto. Se joga!

7. Pappardelle à carbonara: com um pacote de 200g de pappardelle é possível preparar duas porções. Sua fome consegue esperar 20 minutos? Então se joga nessa receita, que leva bacon em cubinhos, gemas, manteiga, cebola, alho e pimenta a gosto.

Leia também: Aprenda receitas deliciosas de fettuccine e arrase com seus convidados

8. Fettuccine à carbonara tradicional: enquanto a água pra cozinhar a massa ferve, você pode ralar o queijo, separar as gemas, picar e refogar o bacon. Daqueles pratos para fazer em um piscar de olhos, sabe? Quando estiver pronto, salpique pimenta do reino e, se quiser, mais parmesão ralado.

9. Fettuccine à carbonara com ovo caipira: os ovos caipiras deixam qualquer prato com uma cor muito mais rica. No caso dessa carbonara, o amarelo é impressionante. A receita também tem toucinho, ovos, pecorino, pimenta do reino e sal.

10. Fusilli à carbonara : sua massa carbonara não precisa ser feita unicamente com macarrão do tipo espaguete. Experimente outros formatos para um prato mais interessante! Aqui a escolha foi fusilli, aquela massinha que parece um parafuso. Escolha a sua favorita!

Receitas macarrão à carbonara especiais

Foto: Reprodução / Malas e Panelas

11. Espaguete à carbonara com raspas de limão siciliano: não é porque você mora sozinha que vai deixar de preparar algo bem gostosinho, certo? Essa receita é ideal para uma pessoa e leva um toque de limão siciliano que deixa o resultado bem especial.

12. Macarrão à carbonara com mortadela: é possível preparar a sua massa carbonara com o que você tem na geladeira, como mortadela. Apenas 150 g de mortadela em pedacinhos é o suficiente para uma porção que serve 3 pessoas. Uma versão diferente, mas muito gostosa.

Leia também: 10 coisas que todo mundo que ama comer entende

13. Espaguete à carbonara com panceta: ao invés do bacon, que tal utilizar pancetta? Nessa receita a pancetta é fatiada e frita em frigideira sem óleo. A própria gordura da carne já é o suficiente. Quando os pedaços ficarem douradinhos, reserve e vá para o próximo passo.

14. Espaguete à carbonara com parmesão e pecorino: com sabor forte e marcante, o queijo pecorino é feito de leite de ovelha. Pode ser encontrado facilmente em armazéns gourmet ou grandes supermercados. Já experimentou? Fica uma delícia na massa carbonara!

15. Penne à carbonara com cogumelos: que tal um toque de sofisticação na hora do jantar? Essa receita conta com 1 xícara de cogumelos shimeji escuros, além dos ingredientes normais da carbonara. Harmonize com um bom vinho e prepare-se para receber elogios!

16. Linguine à carbonara com linguiça: quem gosta de sabores mais intensos vai amar essa opção. Além de 100g de bacon picado, use 500g de linguiça crua. Faça bolinhas com o recheio das linguiças, descartando a membrana. Finalize o prato com salsinha picada e queijo parmesão ralado.

17. Linguine à carbonara vegetariano: é possível fazer um prato bem gostoso sem a utilização de carne. Nessa carbonara vegetariana a lista de ingredientes consiste em espaguete integral, ovos, orégano, manjericão e tofu defumado. Leve, nutritiva e gostosa.

Leia também: 12 receitas de fricassê de frango para uma refeição rápida e saborosa

18. Espaguete à carbonara vegano: já pensou em uma massa carbonara que não leva ovos ou bacon? Também é possível. A versão vegana do tradicional prato italiano pode ser feita com bacon vegano, tofu defumado ou carpaccio vegan.

19. Espaguete à carbonara com abobrinha: quando o assunto é cozinha, a criatividade é mais do que permitida. Essa carbonara, por exemplo, conta com um toque bem especial: abobrinha! Ela fica crocante, sabe? Uma gostosura só!

20. Espaguete à carbonara com carne seca: você vai se sentir um chef profissional ao preparar essa receita. Isso porque ela é toda especial, desde a escolha dos ingredientes até a apresentação. A combinação de bacon com carne seca é incrível, enquanto as ervilhas são um toque de mestre.

21. Espaguete à carbonara com presunto: uma versão um pouco mais pesada, ideal para os dias friozinhos. Além do bacon, a lista de ingredientes pede presunto, uma cebola média e creme de leite fresco. Irresistível.

22. Macarrão à carbonara com ervilhas: experimente dar uma incrementada na sua massa com creme de leite e ervilhas. Você não vai se arrepender. Para temperar, pimenta do reino, sal e uma pitada de noz-moscada.

23. Macarrão à carbonara de travessa: sabe aqueles pratos que ficam borbulhando quando prontos? De dar água na boca? Esse é um deles! A massa cozida é coberta por uma mistura de ovos, sal, pimenta, creme de leite, parmesão e bacon. Cubra tudo com queijo ralado e deixe no forno até dourar. Hmmm…

24. Macarrão à carbonara com lombo defumado: o sabor defumado do bacon é um dos pontos altos de uma boa carbonara. Que tal usar, ainda, um pouquinho de lombo defumado? Irresistível. Essa carbonara é preparada com fetuccine e creme de leite fresco.

Pratos variados à carbonara

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

25. Polenta à carbonara: ao invés de massa, uma polenta bem cremosa. Ficou salivando só de pensar? Calma que fica ainda melhor: essa receita tem cebola caramelizada e queijo mascarpone. Para suspirar a cada bocada.

26. Repolho roxo à carbonara: você pode até achar um pouco estranho, mas não imagina como isso é gostoso. Ao usar repolho roxo na sua carbonara, você terá um prato criativo, colorido, saboroso e rico em texturas. Como não gostar?

27. Risoto à carbonara: se risoto já é uma delícia, imagina com queijo e bacon em cubinhos? O segredo para o prato ficar cremoso é utilizar o arroz arbóreo, cozinhar no vinho e, quando a bebida evaporar, acrescentar caldo de legumes. O preparo é demorado, mas compensa.

28. Risoto à carbonara com creme de leite: aqui o risoto é feito com arroz carnaroli. Refogue o arroz na cebola, acrescente caldo de legumes e vinho. Depois, junte a uma mistura de ovos e creme de leite – preparada anteriormente – e bacon fritinho. Fica cremoso e irresistível.

29. Lasanha à carbonara: uma lasanha molhadinha, daquelas que é impossível comer apenas um pedaço. Para comer sem ficar pensando muito nas calorias. As camadas de massa são intercaladas com molho de creme de leite, bacon e queijo. Bom demais!

Conseguiu decidir qual a sua receita favorita? Na dúvida, vá preparando uma por dia! Não esqueça de compartilhar com as amigas que deveriam fazer uma jantinha dessas para você.

Dicas pela Web