Bolsa da maternidade: confira dicas certeiras e um checklist completo

Escrito por Camila Mocki

Foto: iStock

A espera de um bebê envolve uma série de preparativos. Uma das maiores dela é a bolsa da maternidade. Ela deve estar prontinha caso o bebê resolva chegar antes da hora, por isso pede um cuidado maior em sua organização.

Preparamos algumas dicas para você arrumar a mala de maternidade e não ficar na mão na hora de receber seu bebê.

Quanto tempo antes devo arrumar a bolsa da maternidade?

Foto: iStock

A bolsa da maternidade merece ser pensada com um certo cuidado, pois na correria para ir para o hospital você não terá tempo de pegar nada. É um momento em que você não deve ter outra preocupação além da de receber seu bebê. Por isso a mala deve ser arrumada com antecedência.

O ideal é que ela seja arrumada a partir da 32ª semana, 2 meses antes do bebê estar pronto para nascer. É importante esse tempo pois alguns imprevistos podem acontecer, como bebês apressados que vêm antes da hora.

Além disso, depois do sétimo mês, você estará menos disposta e mais cansada, o que dificultará uma organização bem planejada da mala. São muitos detalhes e você deve estar bem para prepará-los da melhor forma possível e não deixar nada para trás.

Leia também: Moda gestante: 85 looks apaixonantes para as futuras mamães

Itens para a mala da maternidade

Uma das maiores dúvidas das mamães de primeira viagem é o que levar na mala da maternidade. Realmente, há muitos itens e nenhum deles deve ser esquecido.

Para te ajudar, confira uma lista com todos os itens que você deve separar para você e seu bebê irem tranquilos e preparados para a maternidade.

Imagem: Dicas de Mulher

Mala do bebê

  • 6 bodies: os bodies são essenciais para os pequenos, pois funcionam como camisetas, mas que não saem conforme o bebê se mexe. 6 deles é o ideal para quem vai ficar entre 3 a 4 dias na maternidade. Mas você pode levar mais, caso sinta necessidade.
  • 6 calças com pé: a calça mijão, como é conhecida, possui um pezinho junto à calça, o que vai deixar seu bebê mais protegido do frio.
  • 6 calças: as calças são mais indicadas para os bebês que nascem no inverno. Caso seu bebê venha numa estação mais amena, você pode reduzir o número de calças.
  • 6 macacões: o macacão será a roupa de verdade do seu bebê, que ficará por cima de tudo isso. Você pode variar com conjuntinhos de blusa e calça ou vestidinhos.
  • 6 casaquinhos: também é uma peça indicada para os partos realizados no inverno. Mas para quem vai receber o bebê no verão também é recomendado levar pelo menos 2 casaquinhos.
  • 1 gorro: outra peça que é mais usada no inverno, mas que pode muito bem ser incluída nas malas de bebês que chegarão em um tempo mais ameno.
  • 1 par de luvas: as luvas são muito importantes, pois muitos bebês nascem com a unha grande e a luva o protegerá contra arranhões.
  • 3 mantas: é sempre bom levar mais de uma mantinha pois os bebês podem sujar a manta.
  • 1 coberta: indicada somente para quem for ganhar bebê no inverno. Para as outras estações, a manta é suficiente.
  • 6 fraldas de boca: bebês precisam ser limpados o tempo todo, então levar fraldinhas a mais é essencial.
  • 6 pares de meia: as meias também irão proteger o bebê contra o frio. Você pode aumentar a quantidade, caso ache necessário.
  • 3 toalhas de banho com capuz: uma toalha por dia é mais que suficiente. É bom prevenir para não passar apuros depois, pois imprevistos acontecem.
  • 1 pacote de fraldas descartáveis: não precisamos nem dizer o tamanho da importância desse item, né? É legal levar 2 tamanhos de fralda, caso esteja em dúvida do tamanho que seu bebê nascerá.
  • 1 sabonete para corpo e cabelo: só o sabonete dará conta de seu bebê, eles têm pouco cabelo e ainda não precisam de shampoo.
  • 1 pomada para assaduras: as fraldas provocam muitas assaduras, ainda mais em recém-nascidos que nunca tiveram contato com esse tipo de material sob a pele.
  • 1 pacote de algodão: em recém-nascidos não é recomendado limpar o bumbum com lencinhos umedecidos. Ao invés deles, você utilizará o algodão umedecido em água morna.
  • 1 escova macia para os cabelos: apesar de eles ainda não terem muito cabelo, você vai querer ver seu bebê bem arrumadinho, né?

Mala da mãe

  • 5 camisolas ou pijamas com abertura na frente: é importante que seus pijamas sejam confortáveis e tenham abertura na frente, para facilitar a amamentação. É sempre bom levar uma quantidade suficiente para driblar imprevistos.
  • 6 calcinhas grandes: as calcinhas devem ser grandes para comportar o absorvente, mas acima de tudo, devem ser confortáveis. Nada de levar aquela calcinha nova e bonita que você comprou. Duas por dia é suficiente.
  • 3 pares de meias: as meias são recomendadas para o inverno. Se ele for rigoroso, aumente a quantidade.
  • 3 sutiãs de amamentação: um sutiã por dia é o ideal. Pois eles se sujarão com facilidade, devido à amamentação.
  • 1 par de chinelos: os chinelos devem ser maiores do que você costuma usar, pois os pés tendem a inchar ainda mais depois do parto.
  • 1 troca de roupa: leve um look bem confortável para você sair do hospital da melhor maneira possível
  • 1 casaco aberto: o casaco deve ser aberto para que você não precise tirar nada na hora de amamentar. Se estiver frio, leve mais de um.
  • 1 cinta pós-parto: as cintas são recomendadas para que sua barriga volte ao normal com mais facilidade. Mas caso você não queira usar, ela é dispensável.
  • 2 toalhas de banho: é bom levar mais de uma toalha, para evitar que os imprevistos a peguem despreparada.
  • 2 toalhas de rosto: a toalha de rosto, além de ser usada no banheiro, pode ser usada para amamentar, ajudando você a não sujar sua roupa.
  • Sabonete, shampoo e condicionador: itens para o banho são essenciais. Esqueça as máscaras para cabelo e todas as outras coisas supérfluas. São apenas alguns dias no hospital.
  • Escova de dentes, creme e fio dental: e mais outros itens de higiene bucal que você costumar usar no dia a dia.
  • 1 pacote de absorventes pós-parto ou noturno: é comum haver sangramentos pós-parto, independente do tipo do parto. Há absorventes específicos para isso, mas você pode usar o noturno também.
  • 1 pacote de absorventes para os seios: como seu peito estará cheio de leite é comum vazar um pouco. Para não sujar seu sutiã, leve absorventes de seio.
  • 1 creme hidratante: sua pele estará muito sensível, leve um creme hidratante de qualidade para passar depois do banho.
  • 1 desodorante: outro item essencial, mas muito fácil de ser esquecido.
  • 1 escova de cabelo: não esqueça sua escova de cabelo. A do bebê não dará conta de tantos fios.

Arrumar a mala da maternidade pode parecer uma tarefa difícil, mas que se planejada com antecedência pode evitar muita dor de cabeça.

4 dicas certeiras para arrumar a mala da maternidade

Foto: iStock

Colocar tudo isso dentro da mala pode ser um pouco complicado. Nós selecionamos algumas dicas certeiras para ajudar você a organizar a mala da melhor maneira possível.

  1. Leve uma troca de roupas a mais: calcule 2 trocas por dia, que é o recomendado. Mas é muito importante levar pelo menos uma troca a mais, pois os bebês podem regurgitar ou até mesmo deixarem escapar seus resíduos nas roupinhas.
  2. Coloque as trocas em saquinhos: separar as trocas de roupas em saquinhos pode facilitar muito a vida da mãe e dos enfermeiros. Existem saquinhos específicos, chamados de envelope, que podem ser de pano ou de plástico.
  3. O cuidado com as roupas antecede a mala: é importante lembrar que as roupas do bebê devem ser lavadas com sabão neutro ou sabão de coco, para evitar qualquer alergia, bem como que sejam de algodão, para não irritar a pele do bebê. Cortar as etiquetas também é essencial para não incomodar seu pequeno ou sua pequena.
  4. Confira o que é dado na maternidade: muitas maternidades disponibilizam o sabonete para lavar o bebê, algodão para limpar o bumbum e até fraldas descartáveis. Caso eles já ofereçam isso, você pode poupar seu tempo e espaço na mala não levando esses itens.
  5. Não deixe para arrumar a mala de última hora, pois fazendo isso com antecedência, você tem tempo para conferir se não deixou nada para trás.

    Leia também: Sling: praticidade para a mãe e conforto para o bebê

    10 malas de maternidade para você escolher a sua

    Os itens que compõem a mala nós já sabemos, mas onde levar tudo isso? Veja malas de maternidade incríveis para você carregar as roupinhas do seu bebê no maior estilo.

    Imagem: Dicas de Mulher

    1. Bolsa Maternidade Matelassê com Tachas Klin
    2. Kit Maternidade Menina Enxoval, nas Lojas Americanas
    3. Mala Maternidade Jeans, na Loja Grão de Gente
    4. Mala Maternidade Florença – Just Baby, na Loja Bolsa Bebê
    5. Conjunto de Bolsas Maternidade Lisboa Marinho, na Loja Grão de Gente
    6. Kit Bolsa Maternidade Clasic for Baby Sarah, na Loja Clikbaby
    7. Mala de Maternidade Listras Preto – Angel’s Baby, na Loja Bolsa Bebê
    8. Bolsa Maternidade Bear Azul Marinho, na Loja Clikbaby
    9. Kit Mala Bebê Bege com Marrom, na Loja Shoptime
    10. Kit Bolsa Maternidade Rosa com Mochila e Trocador, na Loja Extra

    É uma mais linda que a outra, né? Escolha a que mais combine com seu estilo e a que suprirá suas necessidades.

    A hora de se preparar para receber seu bebê pode ser muito divertida. Arrumando a mala você pode diminuir a ansiedade de ver o rostinho do seu pequeno ou da sua pequena de perto e ainda deixa tudo organizado para não se preocupar com outra coisa além de seu bebê.

Assuntos: Gravidez

Para você