Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Bolo de milho: 27 receitas deliciosas para saborear em família

Prato que agrada os mais variados paladares, o bolo de milho é uma ótima opção para servir em um café da manhã ou da tarde, acompanhado de chá ou café

em 16/08/2016

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

Presente nas mesas de todo mundo, a palavra milho possui origem indígena significa “sustento da vida”. Já o bolo de milho é um alimento tradicional que os índios da tribo Guarani preparam para o batismo de suas crianças, conhecido como Mbojape.

Considerado como o alimento com maior cultura agrícola do mundo, o milho faz parte do cardápio de pessoas pelo mundo afora. Alimento de baixo custo e fácil acesso, pode ser utilizado de várias maneiras, basta o cozinheiro deixar sua criatividade fluir. Além disso, o milho é rico em fibras, carboidratos e auxilia a reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Devido à sua facilidade de preparo e versatilidade, o bolo de milho conquista fãs na primeira mordida. Com a possibilidade de ser preparado em receitas doces ou salgadas, combina muito bem com um chá da tarde. Confira a seguir receitas deste delicioso prato:

Bolo de milho tradicional

Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante Do Mundo

Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante Do Mundo

1. Bolo de milho de liquidificador: receita prática e fácil, utiliza milho enlatado, cream cheese e coco ralado na massa. Para deixar o preparo ainda mais fácil, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. Para polvilhar, utilize açúcar de confeiteiro ou refinado.

2. Bolo de milho verde: com textura fofa e leve, a maciez desta receita é garantida pelo iogurte, e para deixar ainda mais saboroso, açúcar de confeiteiro para polvilhar.

3. Bolo de milho levíssimo: nesta receita, o iogurte desnatado garante menos calorias ao prato. Além disso, a farinha utilizada é a de arroz branco, eliminando o glúten do prato. Ideal para quem possui doença celíaca ou segue uma dieta de restrição alimentar.

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

4. Bolo de milho verde cremoso: utilizando apenas milho verde, leite condensado, ovos e óleo como ingredientes, esta receita resulta em um bolo cremoso e saboroso. Para amante de milho nenhum botar defeito!

5. Bolo pudim de milho: com uma forma inusitada de preparo, a autora combina bolo de milho com pudim, os quais assados na mesma forma separam-se, resultando em bolo de milho na parte inferior e pudim de milho na parte superior. Diferente, mas delicioso!

6. Bolo de milho “pamonha”: para deixar o prato ainda mais saboroso, ingredientes adicionais como essência de baunilha, leite de coco e manteiga são utilizados. O resultado? Uma pamonha em forma de bolo!

Bolo de milho com combinações

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

7. Bolo de milho e coco de micro-ondas: mais uma receita comprovando que a mistura do milho com coco dá mais do que certo. Aqui, para deixar a receita ainda mais prática, o bolo é assado no micro-ondas e fica pronto em apenas 7 minutos. Para deixa-lo ainda mais apetitoso, calda de leite de coco e coco ralado polvilhado.

8. Bolo de milho com fubá: receita fácil e prática, utiliza milho enlatado e fubá para deixar o sabor do bolo mais evidenciado. Para agilizar seu preparo, basta bater tudo no liquidificador e levar a mistura ao forno em uma forma untada e enfarinhada.

9. Bolo de milho com coco: receita sem glúten, utiliza farinha de milho em flocos, milho enlatado e coco ralado na massa. Além de garantir sabor ao prato, o coco ralado adiciona textura e nutrientes ao bolo.

10. Bolo de milho com manjericão: ao adicionar manjericão picado à massa, a receita garante aroma e frescor ao prato. Uma mistura deliciosa que vale a pena provar.

11. Bolo de milho verde e coco com calda quente de goiabada cascão: bolo de milho já é delicioso, agora com uma calda quente de goiabada cascão é sabor que não acaba mais! Ótima opção para servir como café da manhã ou da tarde, fica ótimo se acompanhado de chá ou café.

Foto: Reprodução / Vai Comer o Quê?/a>

Foto: Reprodução / Vai Comer o Quê?

12. Bolo de milho e leite condensado: para agradar os fãs de doce, o leite condensado adiciona sabor ao bolo, juntamente com o coco ralado, que é utilizado tanto na massa, quanto polvilhado como cobertura do bolo. Saborosíssimo!

13. Bolo de milho com calda de curau: para deixar este bolo ainda mais saboroso a autora optou por adicionar uma calda baseada no curau feita com apenas com 5 ingredientes: milho verde cozido, leite, manteiga, açúcar e canela à gosto. Lindo de se ver.

14. Bolo cremoso com fubá e laranja: bolo simples e funcional, tem aspecto cremoso e é rico em sabor. Em sua massa, ingredientes como leite de coco, suco de laranja, quinoa em flocos, castanha de caju e açúcar demerara agregam nutrientes ao prato e atiçam o paladar.

15. Bolo de milho com leite condensado e coco: bolo sem farinha, utiliza o coco ralado e uma lata de milho verde para encorpar a receita. O leite condensado adoça o bolo, substituindo o leite integral e adiciona sabor ao prato. Simples e fácil de fazer.

16. Bolo de milho verde com iogurte: mais uma opção sem glúten, utiliza fubá ao invés da tradicional farinha de trigo. Para deixar o bolo macio e fofinho, o iogurte natural se une ao requeijão cremoso, fazendo toda a diferença no sabor final.

Bolo de milho especial

Foto: Reprodução / Prato Fundo

Foto: Reprodução / Prato Fundo

17. Bolo de milho sem farinha : utilizando apenas 4 ingredientes (ovos, milho verde cozido, leite condensado e fermento), o chef faz um delicioso bolo de milho, sem farinha e bastante cremoso. Para adicionar ainda mais sabor e garantir o sucesso do prato, cobertura de brigadeiro de milho.

18. Bolo de milho cremoso sem lactose: com apenas seis ingredientes, esta receita é deliciosa, prática e o mais importante: sem lactose. Para isso, a chef troca o leite integral pelo leite de coco, deixando-o mais saudável e tornando-o uma escolha ideal para os intolerantes à lactose.

19. Bolo de milho sem glúten: ótima opção para celíacos e intolerantes ao glúten, esta receita utiliza o fubá ao invés da farinha de trigo. Para dar um toque especial, a autora adiciona duas colheres de sopa de queijo parmesão resultando em uma mistura de dar água na boca.

20. Bolo de milho sem glúten e sem leite, com cobertura de amendoim : Mais uma versão sem glúten e sem leite deste delicioso prato. Para deixa-lo ainda mais bonito, a autora fez uma cobertura utilizando proteína de amendoim e leite vegetal de castanha de caju. Na finalização da decoração, coco ralado e açúcar de coco para decorar.

Foto: Reprodução / By Marina

Foto: Reprodução / By Marina

21. Bolo de milho fit: sem glúten, sem lactose e funcional. Ao invés de leite, a própria água da latinha de milho é utilizada para facilitar a mistura de ingredientes. A farinha de coco e de arroz adicionam nutrientes e eliminam o glúten do prato. Saudável e saboroso.

22. Bolo de milho com óleo de coco: um mix de açúcar demerara, farinha de arroz, farinha de linhaça, óleo de coco e leite de coco light, adicionando uma maior variedade de nutrientes ao prato e garantindo um aspecto mais saudável ao tradicional bolo de milho.

23. Bolo de milho funcional: ao adicionar aveia ao prato, o bolo ganha uma variedade de nutrientes, já que a mesma é rica em cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras, além, é claro, de conferir mais sabor ao prato.

Bolo de milho salgado

Foto: Reprodução / Divina Cocina

Foto: Reprodução / Divina Cocina

24. Bolo salgado de milho com presunto e queijo: com cheiro verde, presunto e queijo cortado em cubos, este bolo salgado além de belo possui preparo prático. Basta bater os ingredientes no liquidificador, adicionar o queijo, presunto e cheiro verde e leva-lo ao fogo. Fica pronto em cerca de 30 minutos.

25. Bolo salgado de milho verde e queijo: versão salgada e prática, este bolo de milho verde leva em sua massa cebola refogada e queijo minas ralado, garantido sabor e simplicidade ao prato.

26. Bolo salgado de milho com creme de cebola: para adicionar ainda mais sabor ao prato, esta receita utiliza creme de cebola entre os ingredientes utilizados na massa. Na cobertura, queijo prato ralado grosso, tomate seco, orégano e azeitonas deixam o bolo ainda mais belo e apetitoso.

27. Bolo salgado de milho verde e salame: a massa deste bolo leva ingredientes parecidos com sua versão doce, porém o açúcar é deixado de lado. Para rechear, salame, queijo mussarela, cheiro verde, cebola e alho. Fácil de fazer e muito gostoso.

Seja na sua versão tradicional, adicionando ou retirando um ingrediente, cremoso ou fofinho, doce ou salgado, o bolo de milho é uma ótima opção quando se busca uma receita prática e saborosa, que possa agradar os mais variados paladares. Sucesso garantido!

Comentários
Dicas relacionadas