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Bolo de milho: 23 receitas deliciosas para saborear em família

Prato que agrada os mais variados paladares, o bolo de milho é uma ótima opção para servir em um café da manhã ou da tarde, acompanhado de chá ou café

Atualizado em 27.06.22
Foto: Reprodução / Na Minha Panela

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

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Presente nas mesas de todo mundo, a palavra milho possui origem indígena significa “sustento da vida”. Já o bolo de milho é um alimento tradicional que os índios da tribo Guarani preparam para o batismo de suas crianças, conhecido como Mbojape.

Considerado como o alimento com maior cultura agrícola do mundo, o milho faz parte do cardápio de pessoas pelo mundo afora. Alimento de baixo custo e fácil acesso, pode ser utilizado de várias maneiras, basta o cozinheiro deixar sua criatividade fluir. Além disso, o milho é rico em fibras, carboidratos e auxilia a reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Devido à sua facilidade de preparo e versatilidade, o bolo de milho conquista fãs na primeira mordida. Com a possibilidade de ser preparado em receitas doces ou salgadas, combina muito bem com um chá da tarde. Confira a seguir receitas deste delicioso prato:

Bolo de milho tradicional

1. Bolo de milho de liquidificador: receita prática e fácil, utiliza milho enlatado, cream cheese e coco ralado na massa. Para deixar o preparo ainda mais fácil, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. Para polvilhar, utilize açúcar de confeiteiro ou refinado.

2. Bolo de milho verde: com textura fofa e leve, a maciez desta receita é garantida pelo iogurte, e para deixar ainda mais saboroso, açúcar de confeiteiro para polvilhar.

3. Bolo de milho levíssimo: nesta receita, o iogurte desnatado garante menos calorias ao prato. Além disso, a farinha utilizada é a de arroz branco, eliminando o glúten do prato. Ideal para quem possui doença celíaca ou segue uma dieta de restrição alimentar.

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

4. Bolo de milho verde cremoso: utilizando apenas milho verde, leite condensado, ovos e óleo como ingredientes, esta receita resulta em um bolo cremoso e saboroso. Para amante de milho nenhum botar defeito!

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5. Bolo pudim de milho: com uma forma inusitada de preparo, a autora combina bolo de milho com pudim, os quais assados na mesma forma separam-se, resultando em bolo de milho na parte inferior e pudim de milho na parte superior. Diferente, mas delicioso!

Bolo de milho com combinações

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

6. Bolo de milho com leite condensado e coco: bolo sem farinha, utiliza o coco ralado e uma lata de milho verde para encorpar a receita. O leite condensado adoça o bolo, substituindo o leite integral e adiciona sabor ao prato. Simples e fácil de fazer.

7. Bolo de milho e coco de micro-ondas: mais uma receita comprovando que a mistura do milho com coco dá mais do que certo. Aqui, para deixar a receita ainda mais prática, o bolo é assado no micro-ondas e fica pronto em apenas 7 minutos. Para deixa-lo ainda mais apetitoso, calda de leite de coco e coco ralado polvilhado.

8. Bolo de milho com fubá: receita fácil e prática, utiliza milho enlatado e fubá para deixar o sabor do bolo mais evidenciado. Para agilizar seu preparo, basta bater tudo no liquidificador e levar a mistura ao forno em uma forma untada e enfarinhada.

9. Bolo de milho com coco: receita sem glúten, utiliza farinha de milho em flocos, milho enlatado e coco ralado na massa. Além de garantir sabor ao prato, o coco ralado adiciona textura e nutrientes ao bolo.

10. Bolo de milho com manjericão: ao adicionar manjericão picado à massa, a receita garante aroma e frescor ao prato. Uma mistura deliciosa que vale a pena provar.

11. Bolo de milho verde e coco com calda quente de goiabada cascão: bolo de milho já é delicioso, agora com uma calda quente de goiabada cascão é sabor que não acaba mais! Ótima opção para servir como café da manhã ou da tarde, fica ótimo se acompanhado de chá ou café.

Foto: Reprodução / Vai Comer o Quê?/a>

Foto: Reprodução / Vai Comer o Quê?

12. Bolo de milho e leite condensado: para agradar os fãs de doce, o leite condensado adiciona sabor ao bolo, juntamente com o coco ralado, que é utilizado tanto na massa, quanto polvilhado como cobertura do bolo. Saborosíssimo!

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13. Bolo cremoso com fubá e laranja: bolo simples e funcional, tem aspecto cremoso e é rico em sabor. Em sua massa, ingredientes como leite de coco, suco de laranja, quinoa em flocos, castanha de caju e açúcar demerara agregam nutrientes ao prato e atiçam o paladar.

Bolo de milho especial

Foto: Reprodução / Prato Fundo

Foto: Reprodução / Prato Fundo

14. Bolo de milho fit: sem glúten, sem lactose e funcional. Ao invés de leite, a própria água da latinha de milho é utilizada para facilitar a mistura de ingredientes. A farinha de coco e de arroz adicionam nutrientes e eliminam o glúten do prato. Saudável e saboroso.

15. Bolo de milho com óleo de coco: um mix de açúcar demerara, farinha de arroz, farinha de linhaça, óleo de coco e leite de coco light, adicionando uma maior variedade de nutrientes ao prato e garantindo um aspecto mais saudável ao tradicional bolo de milho.

16. Bolo de milho funcional: ao adicionar aveia ao prato, o bolo ganha uma variedade de nutrientes, já que a mesma é rica em cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras, além, é claro, de conferir mais sabor ao prato.

17. Bolo de milho sem farinha : utilizando apenas 4 ingredientes (ovos, milho verde cozido, leite condensado e fermento), o chef faz um delicioso bolo de milho, sem farinha e bastante cremoso. Para adicionar ainda mais sabor e garantir o sucesso do prato, cobertura de brigadeiro de milho.

18. Bolo de milho cremoso sem lactose: com apenas seis ingredientes, esta receita é deliciosa, prática e o mais importante: sem lactose. Para isso, a chef troca o leite integral pelo leite de coco, deixando-o mais saudável e tornando-o uma escolha ideal para os intolerantes à lactose.

19. Bolo de milho sem glúten: ótima opção para celíacos e intolerantes ao glúten, esta receita utiliza o fubá ao invés da farinha de trigo. Para dar um toque especial, a autora adiciona duas colheres de sopa de queijo parmesão resultando em uma mistura de dar água na boca.

20. Bolo de milho sem glúten e sem leite, com cobertura de amendoim : Mais uma versão sem glúten e sem leite deste delicioso prato. Para deixa-lo ainda mais bonito, a autora fez uma cobertura utilizando proteína de amendoim e leite vegetal de castanha de caju. Na finalização da decoração, coco ralado e açúcar de coco para decorar.

Foto: Reprodução / By Marina

Foto: Reprodução / By Marina

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Bolo de milho salgado

21. Bolo salgado de milho verde e queijo: versão salgada e prática, este bolo de milho verde leva em sua massa cebola refogada e queijo minas ralado, garantido sabor e simplicidade ao prato.

22. Bolo salgado de milho com creme de cebola: para adicionar ainda mais sabor ao prato, esta receita utiliza creme de cebola entre os ingredientes utilizados na massa. Na cobertura, queijo prato ralado grosso, tomate seco, orégano e azeitonas deixam o bolo ainda mais belo e apetitoso.

23. Bolo salgado de milho verde e salame: a massa deste bolo leva ingredientes parecidos com sua versão doce, porém o açúcar é deixado de lado. Para rechear, salame, queijo mussarela, cheiro verde, cebola e alho. Fácil de fazer e muito gostoso.

Seja na sua versão tradicional, adicionando ou retirando um ingrediente, cremoso ou fofinho, doce ou salgado, o bolo de milho é uma ótima opção quando se busca uma receita prática e saborosa, que possa agradar os mais variados paladares. Sucesso garantido!

Gosto de me definir como uma pessoa plural. Curiosa por natureza, apesar da formação na área da saúde, sempre fui apaixonada pela escrita. Produtora de conteúdo, passo horas e horas pesquisando e desvendando o universo mágico feminino.