35 receitas de bolo de maçã que encantam pela aparência, aroma e sabor

Geralmente com o toque especial da canela, este bolo é ótima opção para um café da tarde

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Talvez ele seja um pouco menos popular do que os tradicionais bolos de fubá, de cenoura e de banana, por exemplo. Mas, ainda assim, o bolo de maçã é conhecido e também está inserido no “delicioso universo das receitas que remetem à infância”!

Quase sempre combinado com canela, o bolo de maçã se destaca por perfumar toda a casa já durante o preparo e trazer aquela sensação de aconchego, de família… É perfeito para acompanhar um café ou chá e, claro, para ser servido às visitas! Inspire-se com boas maneiras de prepará-lo:

Bolos de maçã simples

Foto: Reprodução / Vai Comer O Que?

1. Bolo de maçã tradicional: fica bem macio e saboroso. É um bolo simples, mas que fica com uma aparência ótima, sendo muito convidativo para um cafezinho da tarde. O preparo é bem simples e o bolo fica pronto em menos de uma hora!

2. Bolo de maçã fácil: leva poucos ingredientes e é rápida de fazer, perfeita até mesmo para quem não tem experiência na cozinha! A dica é que seu bolo de maçã fique úmido, bem fofo e não muito doce. Boa pedida para o café da manhã do fim de semana!

3. Bolo de maçã de liquidificador: uma receita prática, boa sugestão para quem deseja começar a fazer bolos para vender. A textura do bolo fica úmida e o sabor, incrível. A canela em pó dá aquele aroma especial à receita!

Leia também: 15 benefícios e usos surpreendentes da maçã

4. Bolo de purê de maçã: a receita rende três bolinhos pequenos (12 cm de diâmetro). Você usará apenas manteiga, açúcar mascavo, ovos, farinha com fermento, maçãs, vagem de baunilha e açúcar.

5. Bolo de maçã fofinho: uma receita tão prática, preparada no liquidificador, mas que resulta num bolo fofinho que desmancha na boca! Ideal para um chá da tarde entre amigas. Além das maçãs, você precisará de óleo, ovos, farinha de trigo, açúcar e fermento em pó.

6. Bolo de maçã vegano: nesta receita, para substituir o ovo, são usados sementes de chia e água. Além desses, os outros ingredientes são farinha com fermento, açúcar amarelo, canela em pó, bebida vegetal e maçãs.

7. Bolo de maçã sem lactose: além de ficar lindo, é saboroso. A massa fica incrível devido aos pedacinhos de maçã e de nozes; e a cobertura não deixa a desejar… É bem docinha, dando um contraste maravilhoso ao bolo! Receita que até mesmo que não tem intolerância a lactose vai querer provar!

8. Bolo de maçã funcional: uma receita totalmente saudável e que resulta num bolo simplesmente delicioso! Além disso, para fazer, você não precisa de batedeira, nem liquidificador, é só misturar os ingredientes. Se desejar um bolo totalmente sem glúten, você pode substituir a farinha de aveia por farinha de amaranto, de quinoa ou de coco.

Leia também: 15 receitas sem açúcar para se jogar nos docinhos com mais saúde

9. Bolinho fit de maçã: receita sem açúcar! Você precisará de maçãs, adoçante para forno e fogão, ovos, óleo de coco, sal, fermento em pó, canela em pó, farinha de amêndoas, mix de farinhas sem glúten e essência de baunilha.

10. Bolo de maçã com casca: além de fácil de fazer, este bolo fica muito cheiroso, macio e gostoso! O legal também é que você usa as cascas das maçãs na massa, ou seja, não desperdiça nada! Ótima opção para o cafezinho da tarde.

11. Bolo de maçã com canela: aquela combinação que não tem erro! O aroma e o sabor são inconfundíveis! O preparo é simples e, além dos ingredientes principais, você precisará somente de açúcar, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo e fermento em pó.

12. Bolo de maçã com casquinha crocante: ótimo para o inverno com um bom café! O preparo é fácil e você usará apenas manteiga, açúcar, ovos, canela, farinha de trigo, fermento para bolo e maçãs sem casca.

13. Bolo de maçã invertido: feito na frigideira, fica fofinho, úmido e com pedacinhos macios da fruta! É muito gostoso e prático de fazer. Dá para servir em temperatura ambiente para acompanhar o cafezinho da tarde ou na hora da sobremesa (ainda quente com uma bola de sorvete)!

Leia também: 17 receitas de bolo de mandioca com gostinho de infância

Bolos de maçã incrementados

Foto: Reprodução / Pimenta no Reino

14. Bolo de maçã com gengibre: fica gostoso e úmido devido ao uso das maçãs raladas. A caldinha de mel dá um toque todo especial e faz esse bolo ficar realmente delicioso. O rendimento é de 8 a 10 porções.

15. Bolo integral de maçã e banana: um bolo saudável, feito com farinha integral, aveia, frutas e oleaginosas! Para adoçar, a dica é usar adoçante sucralose. Mas, se você não é fã de adoçantes, pode substituir por açúcar mascavo, mas daí as calorias da receita irão aumentar um pouquinho.

16. Bolo de maçã com creme e nozes: a dica é fazer esta receita numa forma redonda, de aro removível. O creme, feito com leite, ovo, essência de baunilha e manteiga, é o diferencial deste bolo de maçã!

17. Bolo de maçã aromático: elegante, diferenciado e saboroso, este bolo ganha o toque especial do caramelo salgado. Além dele, os ingredientes utilizados são farinha de trigo, fermento, canela, noz-moscada, manteiga, açúcar mascavo, açúcar cristal, ovos, essência de baunilha e maçã fuji.

18. Bolo de maçã caramelada: um bolo que fica elegante e muito saboroso! Para fazer as maçãs carameladas, você usará maçãs verdes, manteiga, açúcar mascavo, mel e canela em pó. O preparo não tem segredo e resultado compensa muito!

Leia também: 23 receitas de bolo de liquidificador que unem sabor e praticidade

19. Bolo de maçã com passas: um bolo que tem tudo a ver com as festas de fim de ano! Mas, claro, pode ser feito com sucesso em qualquer época do ano. Se você não gostar de passas, pode usar damascos secos, castanhas, figo em calda, ameixa seca, cereja em calda etc.. Mas, não coloque pedaços grandes e nem encha demais.

20. Bolo de maçã com especiarias: daquelas receitas que perfumam a casa toda e trazem sensação de aconchego! Cacau, canela, noz-moscada, cravo, baunilha são alguns dos ingredientes. O preparo não tem segredo e a dica é esperar o bolo amornar para desenformar.

21. Bolo de maçã com banana: além de perfumado, este bolo é facílimo de fazer, não suja tanta louça e dá para bater manualmente mesmo! Se quiser, você pode trocar o açúcar por adoçante em pó próprio para forno e fogão.

22. Bolo de maçã com granola: uma deliciosa opção para o café da manhã ou chá da tarde. Você precisará de ovos, maçãs sem casca, farinha de trigo integral, granola, azeite, açúcar mascavo, canela em pó, fermento em pó, bicarbonato de sódio, noz-moscada, açúcar refinado e mais maça para decorar!

23. Bolo de maçã com laranja: uma receita vegana deliciosa. A massa fica fofinha; e a cobertura, crocante, com fatias de maçã e um pouco de canela. O resultado é um bolo com um sabor bem diferente, deliciosamente cítrico.

24. Bolo de maçã com aveia: um bolinho perfeito para deixar seu final de semana mais gostoso e feliz! Os ingredientes são maçãs, aveia, granola, farinha de trigo integral, farinha de trigo branca, fermento químico em pó, açúcar mascavo, ovos, óleo de girassol, uvas-passas pretas, cravo em pó e canela em pó.

25. Bolo de maçã com cobertura de açúcar mascavo: simples, gostoso e rápido de fazer. Perfeito para acompanhar uma xícara de café à tarde e, também, para quando se vai receber visitas em casa (já que deixa o ambiente com aquele cheirinho gostoso de canela)!

Bolos de maçã com combinações irresistíveis

Foto: Reprodução / Be Nice, Make Cake

26. Bolo de maçã com chocolate branco: um bolo indicado para ocasiões mais especiais, mas muito fácil de fazer… Você não precisa nem de liquidificador ou batedeira. Você usará farinha de trigo, açúcar, fermento em pó, canela em pó, maçã, óleo, ovos, chocolate branco e nozes.

27. Bolo de maçã com Nutella: uma combinação incrível de sabores! O resultado é um bolo fofinho de maçã com uma cobertura de Nutella (que dispensa comentários). Além disso, o preparo é fácil! Vale a pena anotar a receita!

28. Bolo de maçã com calda de Maple Syrup: é fácil de fazer, mas ganha um toque de sofisticação devido à calda. O preparo leva cerca de uma hora e o rendimento é de oito fatias bem servidas. Boa pedida para quando vai receber visitas em casa!

29. Bolo de maçã com nozes: receita sem glúten e sem lactose. Este bolo fica tão fofinho, úmido e cheiroso, que é difícil esperar esfriar para atacar a primeira fatia! O rendimento é para oito pessoas.

30. Bolo de maçã com mel: o resultado é um bolo leve, muito fofo e com textura deliciosa. Para completar, ele é feito no liquidificador, de forma bem simples. A combinação da maçã com a canela, como sempre, proporciona um aroma muito convidativo!

31. Bolo de maçã com coco e tâmaras: receita sofisticada, sem glúten e sem lactose, que resulta num bolo bem úmido e com forte sabor caramelado. O preparo exige um pouco de paciência, mas o resultado com certeza compensa!

32. Bolo de maçã e amêndoa: especial pela simplicidade e pela mistura das especiarias com a maçã. A aparência e o aroma encantam antes mesmo de você saborear a primeira fatia! E a dica é consumi-lo morninho!

33. Bolo de maçã com geleia de damasco: fica fininho, crocante e incrivelmente bonito. Para fazer, você precisará de manteiga sem sal, açúcar, essência de baunilha, ovos, farinha de trigo, fermento em pó, canela em pó, leite, maçãs do tipo Fuji e geleia de damasco ou pêssego.

34. Bolo de maçã com farofa de coco e nozes: fica incrivelmente gostoso, pois mantém o molhadinho típico dos bolos que levam maçã e uma deliciosa textura crocante da farofa de cobertura. É um bolo perfeito para servir com um café ou chá.

35. Bolo de maçã com iogurte: ótima opção de bolo para fazer no fim de semana e surpreender toda a família… O aroma da maçã com a canela toma conta da casa! A farofa em cima fica crocante e proporciona um sabor especial; isso sem falar da textura diferenciada do bolo, proveniente das maçãs cortadas em pedaços irregulares.

Quer preparar um bolo cheio de sabor e com aroma convidativo, que conquiste todos?! O bolo de maçã (com aquele toque de canela) é aposta certa!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web