30 dicas e receitas ayurvédicas para cabelo e pele impecáveis

O método criado na Índia e aprovado pela OMS vem crescendo no Brasil ao defender que a beleza vem de dentro para fora

Escrito por Ana Kordelos
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Sistema de cura tradicional indiano, a Ayurveda surgiu há cerca de 7 mil anos na Índia e desperta curiosidade devido as suas crenças e preceitos.

Conforme descreve o diretor da Escola de Ayurveda, Fernando Tremello, a Ayurveda, junção das palavras ayur, que em sânscrito significa vida, e veda, que significa conhecimento, foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como medicina tradicional e um método barato e eficaz de tratamento, já que utiliza recursos naturais como tratamento e não apresenta efeitos colaterais, além de se destacar na prevenção de doenças e no auxílio ao tratamento de doenças degenerativas.

Fernando ainda relata que, apesar de não ser originária do Brasil, a Ayurveda está ganhando destaque no país e encontra-se aliada ao PNPI (Programa Nacional de Práticas Integrativas) do SUS. “Em alguns municípios é possível encontrar a Ayurveda como opção de tratamento em unidades básicas de saúde, além de muitos profissionais que realizam atendimentos particulares nas principais cidades do país”, evidencia.

Conheça mais sobre os métodos e princípios da Ayurveda e confira dicas e receitas de beleza para adicionar em seus cuidados com a pele e os cabelos e ficar ainda mais linda:

Princípios da Ayurveda

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

No que diz respeito aos princípios desse sistema, a terapeuta ayurvédica Maria Cecília Lunardelli explica: “Como princípios da Ayurveda, podemos citar a existência dos 5 grandes elementos (éter ou espaço, ar, fogo, água e terra) que formam toda matéria presente no Universo. Esses elementos se organizam em três formas de energias ou biotipos presentes nos seres vivos, conhecidos como doshas, a saber: Vata, Pitta, Kapha.”

Leia também: 14 truques de beleza da vovó que ainda funcionam

“Cada ser humano é formado por uma determinada composição desse sistema tridoshae, apresentando consequentemente, características únicas. Por isso, a conduta ayurvédica de tratamento é individual e personalizada, sendo assim, é muito eficaz.”, adiciona Maria Cecília.

Como forma de tratamento, os ingredientes encontrados na natureza são parte fundamental. “A Ayurveda tradicionalmente se utiliza de tudo o que a natureza oferece como medicamento – reino vegetal, animal e mineral. Os ingredientes vegetais são os mais utilizados, como raízes, flores, folhas e frutos de plantas medicinais, utilizados na forma de pó, pasta, óleos e chás, para usos externo e interno”, relata Tremello.

Alguns ingredientes podem ser de difícil acesso, já que esse sistema não é originário do Brasil, mas com buscas em lojas especializadas online é possível encontrar os elementos necessários para realizar os tratamentos ayurvédicos.

8 tratamentos para o rosto e a pele

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Uma aplicação muito comum dos preceitos da ayurvéda é na beleza da pele e cabelos. “A Ayurveda afirma que a beleza vem de dentro para fora. Cabelos, pele e unhas são subprodutos dos nossos tecidos, e a sua beleza depende da boa formação deles. Portanto, uma alimentação saudável aliada a um estilo de vida adequado resultará em beleza em todo o corpo”, instrui Fernando.

Maria Cecília explica que os tipos de pele considerados pela Ayurveda apresentam características do biotipo ou dosha predominante na composição individual (constituição original ou Prakritti). A pele do tipo vata é mais seca, frágil, com tendência a escamação, formação de rugas e machas acinzentadas. A pele do tipo pitta apresenta-se mais úmida, um pouco oleosa, com fragilidade capilar, tendência a manchas avermelhadas e mais suscetível a inflamações. Já a pele do tipo kapha é mais resistente, bem oleosa e lubrificada, geralmente apresenta-se mais pálida”, ensina.

Com o intuito de conhecer os cuidados necessários de acordo com o tipo de pele, a terapeuta indica que pessoas que apresentam pele do tipo Vata mantenham a pele bem hidratada, utilizando substâncias mais emolientes e evitando a exposição exagerada ao frio, ao vento e às substâncias que tendem a reduzir a umidade.

”Já as pessoas que apresentam a pele do tipo pitta devem manter a pele mais refrescada e hidratada, evitando a exposição exagerada ao sol, a fontes de calor e evitando também substâncias muito oleosas e densas”, indica.

Para as pessoas do tipo kapha, Maria Cecília recomenta evitar usar cremes densos e oleosos. “A exposição moderada e parcimoniosa ao sol e ao vento tende a trazer benefícios, bem como a limpeza da pele mais frequente, principalmente com substâncias naturais mais adstringentes”, revela.

Buscando aplicar os preceitos ayurvédicos, confira estas receitas caseiras e aprenda a cuidar da sua pele:

1. Óleo de coco para hidratar a pele diariamente: utilize óleo de coco para hidratar o rosto. Além de causar uma sensação refrescante ele não é tão pesado, resultando em uma pele hidratada, mas sem excessos. Aplique-o em pequenas quantidades, espalhando por toda a face. Deixe-o agir por alguns minutos e retire-o lavando o rosto.

2. Esfoliação com açúcar: este processo ajuda na renovação celular e na retenção da umidade natural da pele, deixando-a com a aparência mais hidratada. Se desejar, misture com pétalas de rosas ou mesmo seu creme favorito.

3. Leite integral para acalmar e limpar o rosto: utilizando algodão, aplique leite integral por toda a sua face. O leite ajuda a remover impurezas e sujeitas imperceptíveis à olho nu, garantindo brilho à sua pele.

4. Óleo de neem para acalmar pele irritada ou inflamada: utilize hastes flexíveis para aplicar o óleo na região inflamada ou irritada, deixando-o agir durante a noite. Além disso, é uma ótima opção como secativo de espinhas.

5. Aloe Vera para tonificar a pele diariamente: muito utilizada para queimaduras solares, a Aloe Vera é um ótimo recurso para garantir tônus à pele, se aplicado na região desejada. Ele garante pele macia, com aparência jovem.

6. Açafrão-da-terra + sândalo contra acne: prepare uma pasta com 1 colher de açafrão-da-terra e 1 colher de sândalo adicionando água. Aplique em todo o rosto e deixe-a agir por 15 a 20 minutos. Passado este tempo, lave o rosto com água morna. Repita este procedimento diariamente para conseguir um bom controle de acne.

7. Batatas para diminuir manchas do rosto: ótimo clareador natural, a batata é considerada um dos melhores remédios ayurvédicos para uma pele com brilho natural. Basta esfregar gentilmente uma fatia de batata crua nos locais com manchas e hiperpigmentação.

8. Mel para hidratar a pele e evitar rugas: excelente umectante natural, o mel pode ajudar a conquistar uma pele mais macia e hidratada, além de ser muito útil para evitar rugas e tratar áreas de ressecamento extremo. Basta aplica-lo à região desejada, deixar agir por alguns minutos e retirá-lo com o auxílio de água morna e sabonete.

Uma das grandes vantagens dos tratamentos de beleza ayurvédicos é o baixo custo e fácil acesso aos ingredientes, dos quais, grande maioria está disponível em lojas de produtos naturais ou mesmo em supermercados.

5 tratamentos ayurvéticos para o cabelo

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Além de tratarem e manterem a saúde da pele em dia, os tratamentos de beleza ayurvédicos ainda possibilitam restaurar cabelos secos, devolvendo a vida aos fios. Descubra algumas receitas para deixar seus cabelos ainda mais belos com a ajuda da Ayurveda:

1. Óleo de coco para nutrir o cabelo: aplique óleo de coco extra virgem orgânico na extensão do cabelo uma vez por semana e deixe agir durante a noite para mantê-los saudáveis e brilhantes. Use uma toalha por cima do travesseiro para evitar acúmulo de óleo na peça. Lave o cabelo normalmente pela manhã.

2. Massagem com óleo de amêndoas morno para crescer cabelo: além de rejuvenescer o folículo, este óleo ajuda a aumentar a circulação sanguínea na raiz, favorecendo o crescimento dos cabelos e diminuição da queda. Basta aplicar o óleo morno no couro cabeludo massageando com os dedos. Os resultados são vistos com 6 meses de utilização desta técnica.

3. Máscara de amla para ter cabelos mais grossos: a amla é uma groselha indiana muito indicada para purificar o sangue. Devido à alta concentração de vitamina C é conhecida por tratar os cabelos de dentro para fora. Basta desidratar a fruta e transforma-la em pó. Faça uma pasta com água morna e aplica-la no couro cabeludo. Deixe-a agir por alguns minutos e lave o cabelo. Ela confere fios mais grossos e ajuda no crescimento do cabelo.

4. Massagem no couro cabeludo com óleo de alecrim para diminuir queda de cabelo: aplique óleo de alecrim no couro cabelo, massageando-o suavemente com os dedos. Repita este procedimento três vezes por semana para diminuir a queda de cabelo e favorecer o crescimento dos fios.

5. Máscara de Bhringaraj para crescimento capilar: conhecida também como falsa margarida, a Bhringaraj é uma erva muito eficaz no tratamento para crescimento capilar. Para utiliza-la, retire algumas folhas e faça uma pasta, aplicando-a em toda a raiz do cabelo. Deixe a pasta agir por alguns minutos e lave os fios com água gelada. Se tiver dificuldades em encontrar a erva, busque por opções em pó e faça a pasta adicionando de 5 a 6 colheres de sopa à água morna.

Ao utilizar óleos naturais para a hidratação dos cabelos, além de deixá-los mais saudáveis e bonitos, podemos ainda favorecer seu crescimento e até combater a queda dos fios.

17 dicas da Ayurveda para sua beleza

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Auxiliando os tratamentos de beleza ayurvédicos, podemos citar a alimentação como parte importante para conquistar pele e cabelos dos sonhos. A terapeuta Maria Cecília explica que a visão da Ayurveda não se restringe apenas a qualidade do alimento, mas sim, a capacidade de digestão do indivíduo. “Com isto, um alimento que pode ser muito bom para uma pessoa, pode ser ruim para outra, desta forma não há como referenciar um alimento específico que fará com que a pele fique mais bonita. O mesmo pode ser dito dos cabelos, o cabelo é um subproduto dos ossos, sua saúde depende diretamente da saúde do tecido ósseo”, salienta.

“Então, segundo a visão Ayurveda, a beleza dos cabelos e pele são resultados de um funcionamento pleno da capacidade digestiva, aliado à alimentação adequada para cada biótipo”, adiciona a profissional.

Buscando auxiliar na conquista de cabelos e pele mais saudáveis, a terapeuta cita algumas dicas que podem facilitar este objetivo:

  1. “Procure ingerir alimentos mais naturais, frescos, sazonais e preferencialmente sem agrotóxicos”, indica.
  2. “Busque manter a capacidade digestiva ou a digestão (fogo digestivo ou Agni) em bom estado de funcionamento para evitar a formação de biotoxinas (conhecidas como Ama pelo Ayurveda)”, propõe.
  3. Evite pentear os cabelos enquanto estão molhados, pois desta forma estão mais propensos à quebra.
  4. “Evite o consumo de carnes embutidas, queijos muito maturados, refrigerantes, adoçantes artificiais e sucos de frutas não naturais”, instrui.
  5. Durma pelo menos 8 horas por dia para garantir uma pele radiante e promover o crescimentos dos fios de cabelo.
  6. “Evite o consumo excessivo de produtos industrializados, muito processados ou muito modificados e que contenham conservantes e corantes artificiais”, informa.
  7. Beber bastante água e manter uma boa dieta é importante para garantir o funcionamento ideal do corpo e favorecer o crescimento capilar.
  8. “Procure dormir cedo e acordar cedo”, recomenda.
  9. Evite o excesso de álcool, cigarros e outas substâncias intoxicantes.
  10. Consuma diariamente saladas e vegetais crus.
  11. “Para limpeza e hidratação da pele e dos cabelos, utilize preferencialmente produtos que não contenham derivados de petróleo e sim produtos de origem vegetal como óleos e ervas específicas para a constituição da pessoa baseada na composição dos doshas. Lembre-se que a pele é o maior órgão de absorção do nosso corpo”, revela.
  12. Aprenda a lidar com estresse e insônia utilizando recursos como yoga, meditação e exercícios.
  13. Dê preferência por vegetais de fácil digestão e compostos por grande quantidade de água como cenoura, alface e pepino. Eles são ótimos para todos os tipos de pele.
  14. “Mantenha um bom funcionamento do trânsito intestinal através da ingestão de alimentos ricos em fibras”, recomenda.
  15. Adicione oleaginosas e sementes à dieta para melhorar as condições de sua pele, deixando-a mais equilibrada devido ao alto número de gorduras insaturadas contidas nestes alimentos.
  16. “Tenha uma prática regular de atividade física que propicia a melhora da circulação sanguínea e linfática, purificação dos tecidos evitando o acúmulo de toxinas e favorece a eliminação das mesmas”, indica.
  17. Procure tomar chá durante o dia. Além de ajudar a hidratar, ainda ajuda a pele do tipo vata a se manter mais jovem e radiante.

A Ayurveda proporciona beleza, saúde e bem-estar físico através do uso de elementos encontrados na natureza. Escolha as receitas e dicas que mais lhe agradam e aplique estes conhecimentos no seu dia-a-dia, garantindo uma pele e cabelos mais bonitos e saudáveis.

Assuntos: Corpo

Dicas pela Web
Comentários