ASMR: conheça os vídeos que te relaxam até você dormir

Esses vídeos promovem relaxamento e auxiliam no controle da ansiedade, insônia e estresse

Escrito por Beatriz Castells

Foto: iStock

Você já ouviu falar de vídeos ASMR? Se você é uma pessoa que sofre de ansiedade e nunca ouviu falar desse tipo de vídeo, você precisa conhecer.

A sigla ASMR refere-se a Autonomous Sensory Meridian Response, em português Resposta Sensorial Meridiana Autônoma. Esses vídeos geralmente têm estímulos sensoriais visuais e, principalmente, sonoros. O foco geralmente é no rosto da pessoa, como se ela estivesse fazendo o vídeo especialmente para você, dando essa sensação de proximidade e intimidade. Eles acalmam, aliviam os efeitos da ansiedade e induzem ao sono, principalmente para quem costuma ter insônia.

O que mais chama a atenção nos vídeos ASMR é a voz de quem está falando, que é pausada e baixinha, às vezes até sussurrando. Existem também outros estímulos sonoros, como objetos passando por cima de superfícies e mãos mexendo em objetos com texturas diferentes. O ASMR também pode apresentar sensações agradáveis de formigamento na cabeça, couro cabeludo, nuca e regiões periféricas do corpo.

Como funcionam os vídeos ASMR?

Foto: iStock

Conversamos com a psicóloga Lizandra Arita, que atua desde 1998 em treinamentos de autodesenvolvimento e principalmente no tratamento de doenças como a ansiedade e a depressão. Ela esclareceu algumas dúvidas sobre o ASMR e quais reações esses vídeos causam.

Lizandra diz que os vídeos ASMR funcionam como meios relaxantes e que trazem sonolência e tranquilidade. Já foi observada também uma queda nos níveis de ansiedade em indivíduos após assistirem a esses vídeos. “Os vídeos ASMR reproduzem uma série de ruídos que escutamos ao longo de nosso dia a dia. São dedos batendo em uma caixa de clipes ou a fita crepe sendo tirada do rolo, por exemplo.”

Leia também: Ansiedade: até que ponto é aceitável?

Para a psicóloga, o segredo desses vídeos está nos ruídos: “Os barulhos causam esse formigamento no cérebro, relaxam as estruturas mentais e, como consequência, a pessoa sai do estado de alerta, podendo cair no sono”. Ela deixa claro ainda ainda que, embora os vídeos estejam fazendo muito sucesso, não é uma fórmula infalível para cair no sono: “para algumas pessoas, essa sensação de relaxamento causada pela resposta cerebral aos ruídos as faz dormir. Não é com todo mundo, mas pode funcionar para bastante gente.” Então, não fique frustrado se não funcionar com você, mas a tentativa é sempre válida.

6 vídeos ASMR para você assistir e relaxar

Foto: iStock

Sabe aqueles dias em que a insônia é a sua principal companhia na hora de dormir? Salve esses vídeos que te ajudarão a relaxar e consequentemente pegar no sono.

ASMR para fazer relaxar e dormir, por Gaúcha ASMR

Nesse vídeo, a autora começa “conversando” com quem está assistindo, falando de forma pausada e leve, que vai te ajudar a dormir. Ela faz técnicas, sons e movimentos hipnotizantes que são capazes de te fazer relaxar profundamente.

ASMR: Sons relaxantes binaural, por Sweet Carol

Aqui, a Carol faz diversos sons que são verdadeiras massagens para o cérebro. O tuc tuc, que é um som característico dos vídeos ASMR, realmente tem o poder relaxante e pelo visto seus seguidores adoram seus vídeos, basta ler os comentários.

Esteticista: cuidando da pele para você dormir (ASMR), por Mari Santarem

Uma sessão de tratamentos estéticos é sempre relaxante, e é isso que a Mari Santarem simula nesse vídeo. Ela faz você relaxar enquanto conversa sobre a pele e explica quais tratamentos vai realizar, tudo isso com uma voz muito suave e sons relaxantes.

Leia também: 31 dicas para lidar com a insônia

ASMR intenso: movimento das mãos e sons com a boca, por Monique Always

A Monique é famosa no YouTube justamente pelas introduções de seus vídeos, que sempre têm muitos movimentos com as mãos e sons com a boca. Nesse vídeo ela resolveu usar somente essas técnicas que são muito elogiadas por seus seguidores. O resultado é extremamente relaxante e pode ajudar naqueles dias de insônia.

ASMR Binatural – Te colocando para dormir, por Sabrina ASMR

Nesse vídeo, a Sabrina usa a técnica de personal attention, ou seja, atenção pessoal. No começo do vídeo ela entra em um quarto, como se você estivesse deitado na cama, e começa a conversar com você, falando palavras de conforto com uma voz suave e fazendo outros sons relaxantes em objetos diferentes.

ASMR – técnica para dormir em 60 segundos, por ASMR Lá Nas Alturas

A técnica de respiração 4 – 7 – 8 é bastante conhecida e promete fazer você dormir em 1 minuto. Nesse vídeo, a autora ensina essa técnica juntamente com os conceitos do ASMR, o que faz com que ela seja ainda mais eficaz. O resultado é um sono pesado e profundo.

Viu só como esses vídeos são relaxantes? Dependendo do seu grau de ansiedade, de sono e de cansaço, pode até ser que você não chegue a dormir, mas com certeza se sentirá relaxado.

Depoimentos de quem conhece o ASMR

Foto: iStock

Veja depoimentos de quem assiste a esses vídeos e consegue sentir seus efeitos:

Leia também: 9 óleos essenciais que podem ajudar a melhorar o seu sono

  • Rodolfo, 25 anos, estudante: “Conheci os vídeos ASMR há mais ou menos um ano, justamente quando estava procurando técnicas para relaxar e acalmar. Eu mais ouço do que assisto e eles me ajudam na hora de dormir… Salvo meus vídeos favoritos e assisto quando preciso. O ASMR também me ajuda a manter a calma após as crises de ansiedade.”
  • Ana, 25 anos, advogada: “Eu conheci o ASMR de verdade faz pouco tempo, mas antes disso já tinha alguns videos que eu assistia e que eu me sentia super relaxada, seja pela voz suave da pessoa, por algum barulhinho específico, até que nos comentários começaram a pipocar coisas sobre isso e eu fui pesquisar, desde então viciei. Para mim acontecem todos os efeitos, aquelas ‘cócegas’ na nuca, sensação de relaxamento, consigo pegar no sono bem mais rápido, o que pra mim é ótimo porque sou daquelas pessoas ansiosas que fica pensando na vida antes de dormir. Então pelo menos a noite eu sinto que ajuda demais!”
  • Bernardo, 22 anos, comunicólogo: “Quando conheci os vídeos de ASMR ainda não haviam canais brasileiros no YouTube, e eu gostei muito. Até hoje assisto quando estou nervoso e/ou ansioso e não consigo dormir, ou depois do almoço para descansar.”
  • Brenda, 22 anos, professora: “Eu assisto ASMR toda noite para dormir há mais ou menos 5 meses. Além da ansiedade, eu estava passando por um período de muito estresse com o fim da faculdade, então eu levava horas para pegar no sono. Sempre tive dificuldades para dormir, desde criança, eu ficava acordada no mínimo uma hora depois que deitava na cama para dormir e agora, nos meus piores dias, eu levo no máximo meia hora vendo os vídeos e já durmo. Sinto arrepios no couro cabeludo e nas pernas, aí vou ficando bem mais calma.”

Os vídeos ASMR dividem opiniões mas sem dúvidas seus efeitos são muito curiosos e merecem nossa atenção. E você? Já assistiu algum vídeo ASMR?

Assuntos: Bem-Estar

Dicas pela Web