7 amizades que são um perigo para a sua vida financeira

Todo mundo tem pelo menos um desses tipos de amigos e eles são péssimos para o seu cartão de crédito e para a sua conta bancária

Escrito por Daniela Brisola
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Ter controle das finanças não é tarefa fácil. Saber onde gasta e ter controle sobre o que compra não é para qualquer mulher. Mas, às vezes, é necessário poupar algum dinheiro para garantir aquela viagem dos sonhos no final do ano. No entanto, não é só a sua força de vontade que importa.

Muitas vezes, alguns amigos acabam sendo perigosos para a sua vida financeira, sempre incentivando a gastar um pouco mais, a ir em lugares caros e ostentando aquilo que tem e o que não tem.

Para você saber e identificar quem são esses amigos que podem ser perigosos para a sua vida financeira, o consultor financeiro e professor de economia, Luciano Simões, listou alguns desses tipos de amizade.

Para ele, a melhor maneira de evitar uma influência negativa sobre as finanças é ser autêntica e escolher bem as amizades. Uma boa dica que ele conta é identificar os hábitos e os lugares que seus amigos frequentam e ver se adequam-se ao seu poder de consumo. “Tudo depende da sua escolha e de que valor você dá ao seu suado dinheiro”, salienta.

7 tipos de amizade com as quais você deve tomar cuidado

Esses amigos são mais conhecidos como “amigos da onça” e eles em nada vão contribuir para a sua vida financeira, muito pelo contrário, estarão sempre te incentivando a gastar mais e chegar no limite do cartão de crédito. Se você quer ter uma vida financeira equilibrada, a dica é reavaliar o quanto você deixa que eles te influenciem no dia a dia.

Leia também: Conheça dois aplicativos para controlar as finanças pessoais

1. Amigo folgado

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

O amigo folgado é aquele que de tão seu amigo pede para que você pague toda vez a conta para ele. Ele sempre alega que te pagará depois, mas você nunca vê a cor do dinheiro. Sua folga é tão grande que ele nem tem mais vergonha de pedir dinheiro emprestado e não pagar depois.

Esse é aquele amigo que sempre te liga a cobrar, que chega na sua casa abrindo a geladeira e perguntando o que tem para comer e que sempre chega nas festas de mão abanando pedindo para você “cobrir a dele”. Definitivamente, não há solução para esse caso, mesmo que ele consiga um bom emprego, ele sempre vai folgar com você e gastar o seu dinheiro ao invés do dele.

2. Amigo baladeiro

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Você, com certeza, tem um amigo que não sai da balada e, pior, sempre vai nos lugar mais caros e pede as bebidas mais caras. “Legal, extrovertido, porém não mede esforços financeiros para sair sempre, perde a noção e acaba levando você a gastar junto”, define Luciano.

Se você não tiver autenticidade e, de vez em quando, dizer não para esse amigo, sem dúvidas ele é uma roubada para a sua vida financeira. “Seja forte e decidida e, em alguns casos, não atenda o telefone em fim de mês, pois só sobrou o limite do cartão para gastar e, caso atenda, diga que já tem compromisso”, orienta o consultor para se livrar de enrascadas maiores.

3. Amigo interesseiro

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Conhece aquele amigo que está sempre querendo saber quanto você ganha, como você conseguiu comprar aquele novo celular e está sempre na sua cola só por conta do dinheiro. Então, esse é o amigo interesseiro. “Acredito ser a pior das amizades. Ao observar a sua condição econômica, se torna o seu melhor amigo, filando uma carona até o ponto de você se tornar a motorista dela, podendo até contar com o seu cartão de crédito para aquela balada mais cara”, alerta Luciano.

Leia também: Você administra bem o seu dinheiro?

É um tipo de amizade que não vale a pena ser levada adiante, já que o que importa para ele é o seu dinheiro e não a sua amizade. Não tenha medo de acabar uma amizade dessa e procure amigos que compartilhem amizades verdadeiras sem precisar saber quanto você tem na sua conta bancária.

4. Amigo ostentador

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Imagina aquela amiga que sempre tem a bolsa da moda, está sempre com um novo sapato, frequenta sempre os melhores restaurantes e balada e está sempre mostrando o que tem. Pois essa é a amiga ostentadora que sempre vai se importar mais com o ter do que com o ser.

O perigo está em você se sentir influenciada e comprar no ritmo dela. Isso pode levar a sua conta para o negativo e diversas contas para pagar. Deixe que ela ostente tudo o que tem e você tente mostrar a ela que o importante é a amizade, a conversa e os bons momentos que passam juntos e não se tem ou não tem a bolsa da moda.

5. Amigo pedinte

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

“É aquele amigo muito queridinho mas que não sabe o que é trabalho, vive pedindo algum dinheiro emprestado e sempre está numa situação difícil, e não tem a mínima vergonha em pedir”, entrega o consultor. Ele sempre está precisando de dinheiro, seja para pagar o cartão de crédito ou uma nova dívida que fez e você é sempre a primeira pessoa a quem ele recorre nessas horas.

Para esses amigos que vivem pedindo dinheiro, você tem que aprender a falar não. “Dinheiro emprestado só se perde o amigo e nunca se recupera o valor, as pessoas não tem vergonha em pedir, mas você terá vergonha em cobrar, acredite”, afirma Luciano. E pior, ao cobrar seu amigo caloteiro e pedinte, ele sempre virá com a desculpa de que você não é um bom amigo e não entende a difícil situação financeira que ele se encontra. Muitas vezes, é nesse momento que a amizade termina e você ainda sai como sendo um péssimo amigo.

Leia também: 4 maneiras de ganhar um dinheiro extra

6. Amigo shopaholic

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Você tem um amigo que sempre quando você liga para ele, ele responde que está no shopping fazendo umas comprinhas? Esse é o amigo shopaholic, ele é viciado em compras e não consegue passar um final de semana sem comprar um item novo. Pior ainda, se esse amigo sempre pede sua companhia para as compras. Aí é importante você ficar alerta e saber o quanto pode gastar em uma dessas saídas.

A dica que o professor Luciano dá é para ter consciência de quanto você ganha e quanto você pode gastar. “Tenha um objetivo para o que você esta poupando, seja forte e decidida”, declara. Caso esse seu amigo seja muito gastador e não esteja de acordo com o seu padrão de vida, não queira seguir o mesmo ritmo dele e evite ir às compras com ele.

7. Amigo negativo

Foto: Reprodução / Giphy

Foto: Reprodução / Giphy

Você está sonhando em comprar um apartamento e, para isso, resolver poupar em tudo que fosse possível, mas tem aquele amigo seu que diz que é impossível, que você não vai conseguir poupar e que não te apoia nas suas decisões de deixar a balada do final de semana de lado para economizar um dinheirinho. Esse é o amigo negativo e sua influência não é nada boa.

Amigos devem sempre estar ao seu lado, te incentivando e acreditando em você e nos seus objetivos. Amigos negativos que só pensam que nada vai dar certo, não devem fazer parte dos seus dias, pois além de serem péssimos para as suas finanças, sempre te deixarão para baixo e sem acreditar que você pode conquistar o que deseja.

Dicas pela Web