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Acertos versus erros nos finais de semana

Organização é fundamental para evitar que os fins de semana sejam engordativos

em 12/09/2014

Foto: Thinkstock

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Quem nunca se apavorou com a chegada do fim de semana, pois para muitos representa comida, bebida, festança. São momentos que aproveitamos para relaxar, curtir a família, os amigos ou namorar. O cinema vem acompanhado de pipocas e refrigerantes, na família o churrasco ou uma mesa farta de opções deliciosas, e para aqueles que fazem as refeições fora de casa, opções calóricas e deliciosas não faltam.

Porém convido a refletirem se realmente precisamos comer muito para sermos felizes? Porque é tão difícil relaxar, sem nos abastecer em excesso de calorias? Vou dar algumas dicas de como enfrentar esse monstro que assombra muitas pessoas:

  • Sempre que possível escolha opções lights, as calorias são reduzidas e você controla melhor o que vai ingerir;
  • Abasteça sua geladeira com alimentos saudáveis e práticos. Assim, ao sentir vontade de beliscar, sua única opção será um alimento gostoso e saudável;
  • Varie seu cardápio com frutas e verduras;
  • Ao preparar pratos bonitos, coloridos sentirá mais prazer em se alimentar;
  • Faça da sua salada uma refeição completa incluindo, por exemplo, novos alimentos, como atum por exemplo. É uma ótima escolha para o jantar;
  • Beba mais água, além de fazer bem à pele e ao intestino, também ajuda nos momentos em que come por vontade de comer e não por fome;
  • Não se esqueça de sempre se lembrar, que deve comer a cada três horas, evitando assim de ter crises de compulsão, sendo mais fácil resistir as às tentações;
  • Folhas e legumes já lavados e picados são práticos para quem precisa fazer suas refeições rapidamente, tem mercados que já vendem porções picadas;
  • Na geladeira tenha sempre gelatina, que é refrescante e sacia a vontade de comer doce. Pode também fazer o suco da gelatina. Mata o desejo por doce e é uma ótima fonte de colágeno;
  • Em festas não se deixe pegar de surpresa, faça sempre um lanche rápido antes de ir, assim quando chegar na festa poderá escolher com carinho o que vai comer, para não sentir culpa depois;
  • Sempre coma uma vez só, não repita e cuide com as sobremesas.

Se organizar antes das refeições é o caminho mais assertivo para chegar ao seu objetivo afinal. Lembre-se de se questionar o porque muitas vezes não pratica esses comportamentos magros, pois se sabotar pode ser um hábito inconsciente. É sempre necessário se auto avaliar e se questionar sobre o quanto o desejo de perder peso é realmente importante para você.

Luciana Kotaka

é colunista do Dicas de Mulher e especialista em Psicologia

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