8 dicas infalíveis para aumentar sua energia

Mudanças simples como beber mais água e consumir alimentos crus podem ajudá-la a espantar de vez a preguiça

Escrito por Juliana Prado

Foto: Thinkstock

Quando estamos bem dispostas, nos sentimos mais felizes e de bem com a vida! Mas, verdade seja dita: acordar cheia de energia todos os dias é um verdadeiro desafio.

A disposição está ligada a vários fatores, entre eles a alimentação. Um corpo bem nutrido é essencial para que seja possível realizar as tarefas mais simples do dia a dia com energia, e sentir desânimo pode indicar que falta algum nutriente importante para o organismo.

É por isso que alguns hábitos saudáveis podem ser grandes aliados para se sentir bem disposta e cheia de energia o dia todo!

A seguir, você confere 8 dicas simples preparadas pela especialista Michelle Schoffro, nutricionista e doutora em medicina natural tradicional, que vão ajudar a mandar embora de vez a sua preguiça!

  1. Comece o dia com um belo copo de água com limão espremido. Além de contar com mais de 20 compostos anticâncer, o limão ajuda a regular o pH do corpo. Apesar de ácida, a fruta com água alcaliniza o corpo e ajuda a reduzir dores de cabeça, além de melhorar os níveis de energia e otimizar os processos enzimáticos naturais do corpo.
  2. Coma mais frutas frescas. Elas são ricas em vitaminas, minerais, fitonutrientes e enzimas. É muito comum o organismo esgotar suas enzimas na digestão de alimentos cozidos e processados. Adicionando frutas frescas e cruas à alimentação, o corpo fica livre para gastar energia em outras funções. Além disso, quando ingeridas com o estômago vazio, as frutas passam rapidamente pelo sistema digestivo e fornecem energia rápida. Mas, lembre-se: se seu objetivo é perder peso, não exagere nas frutas muito doces, como bananas ou mangas.
  3. Consuma lanches crus, como nozes, sementes ou castanhas. Eles são ótimas opções, já que ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, e isso reflete em perda de peso, mais energia e bom humor.
  4. Prepare porções de vegetais e deixe prontos para comer. Será muito mais fácil incluir esses alimentos na dieta se já estiverem limpos e picados. Lembre-se de que vegetais crus são carregados de vitaminas e minerais!
  5. Adicione uma bela salada crua em, pelo menos, uma refeição por dia. E não precisa ficar só na dupla “alface e tomate”. Com um pouco de criatividade, é possível preparar ótimas receitas! Acrescente castanhas, legumes e temperos diferentes para incrementar suas saladas.
  6. Beba sucos frescos e naturais. A energia que eles dão é uma ótima recompensa pelo esforço de prepará-los! Depois que adquirir o hábito, você nunca mais vai querer os industrializados ou concentrados.
  7. Prepare deliciosos sucos verdes. Você pode torcer o nariz a princípio, mas vai ficar surpresa quando descobrir que, além de nutritivos, eles podem ser muito gostosos e refrescantes! Experimente bater um punhado de folhas de couve ou hortelã com frutas, como abacaxi, morangos e suco de limão. Você também pode acrescentar ingredientes como o leite de soja, e fazer uma bela vitamina. Eles são uma ótima opção de lanche!
  8. Coma apenas até se sentir saciada. Para muitas pessoas, a alimentação está mais associada ao prazer do que à necessidade. Pois saiba que reduzir a quantidade de comida significa viver mais! Pesquisas apontam que a redução na ingestão calórica aumenta o tempo de vida de animais em laboratórios, e esses benefícios podem ser transferidos para humanos. Deixe que seu corpo fale mais alto do que seus olhos e paladar, e coma apenas se estiver com fome. Assim, você economiza energia na digestão e poderá utilizá-la em outras funções!

Para conseguir energia e estar sempre disposta, vale a pena investir em uma dieta saudável e em boas horas de sono e lazer. Afinal, um corpo bem disposto é reflexo de uma vida mais saudável e feliz!

Assuntos: Alimentação

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