10 maneiras de se sentir motivada durante uma dieta

Conselhos para não desistir da dieta e fazê-la progredir para que você consiga alcançar o que almeja

Escrito por Giselle Coutinho

Foto: Thinkstock

Manter-se animada com a realização de uma dieta para perda de peso é um grande desafio. Muitas mulheres relatam se sentir desmotivadas com os resultados graduais e mal humoradas com as mudanças nos hábitos alimentares, pois querem que as transformações no corpo sejam mais evidentes em pouco tempo e têm a comida como fonte de prazer e compensação psicológica.

Para que a dieta tenha sucesso é preciso além de disposição, preparo psicológico: “A pessoa precisa ter vontade de emagrecer e de fazer o emagrecimento acontecer, mas deve educar-se psicologicamente para não estabelecer metas ou rotinas rígidas difíceis de serem sustentadas e que implicarão em fracasso”, orienta a nutricionista Isabella Peixoto.

Considerando as situações de apatia mais comuns com relação à dieta, a blogueira americana Lisa Washington elaborou uma lista com dez conselhos para que as mulheres se mantenham focadas em seu objetivo de emagrecer e consigam passar pelo processo de adaptação da alimentação de forma menos drástica, veja:

1 – Reavalie sua relação com a perda de peso

Uma das melhores formas para se manter motivada para perder peso é a repensar como você lida com a necessidade de perda de peso. Ou seja, é preciso não transformar o emagrecimento em uma situação de tudo ou nada, onde você tem a perder certa quantidade de peso ou a tentativa foi um fracasso.

Todos podem se beneficiar de um estilo de vida saudável e quando a pessoa se concentra apenas em comer mais saudável e manter o corpo ativo, ela não se sente o emagrecer como uma tarefa com uma carga psicológica angustiante.

2 – Estabeleça metas sensatas

A pessoa que estabelece metas irrealistas para si mesmo, se obriga a fracassar e sentir-se mal com a situação. Certifique-se de definir metas razoáveis para si mesmo durante a sua jornada de emagrecimento. Como cada pessoa conhece a si mesma, ela sabe o quão desafiadora é cada pequena etapa e o quanto de esforço gradual ela consegue se impor para evoluir com sucesso.

3 – Vista-se bem na hora de se exercitar

Roupas de ginástica bonitas podem ser de grande motivação para emagrecer, pois te estimulam a trabalhar mais para alcançar o melhor de si. Exercitar-se com roupas feias pode fazer você perceber seu corpo como se ele não tivesse jeito ou sentir-se ridicularizada na hora de fazer exercícios.

4 – Comemore suas vitórias

Nos dias de hoje, é muito mais fácil escolher alimentos processados em vez de uma refeição caseira e embalar os dias com inúmeras tarefas que impeçam reservar um tempo para exercitar-se, por isso qualquer vitória contra estes desafios é significativa. Comemore a rotina de alimentação saudável e as perdas de peso mimando-se com uma massagem, um tratamento de beleza ou um presente para si.

5 – Mude a louça de casa

Troque a louça de casa, tanto para que você possa escolher pratos de tamanhos menores, que façam você comer em porções mais reduzidas, quanto para que você possa escolher cores menos estimulantes da vontade de comer, como o azul e o verde.

6 – Busque e compartilhe informações sobre perda de peso

Leia matérias sobre perda de peso em jornais, revistas, sites diversos e mídias sociais e use aplicativos de celular para aprender sobre calorias, exercícios e compartilhar com seus amigos suas metas e dedicação e acompanhar as deles. Postar o seu progresso ou exercícios em aplicativos, blogs ou mídias sociais ajuda a se tornar mais responsável e pode incentivar outras pessoas também.

7 – Cuidado com inspirações em modelos

Algumas pessoas acham que olhar para fotos de modelos super magras ajudar a motivá-las a perder peso, mas isso pode não ser uma grande ideia.

Um estudo realizado na Holanda estudaram dois grupos de mulheres que queriam perder peso: um grupo tinha um diário alimentar com fotos de modelos muito magras na capa e o outro grupo tinha apenas um logótipo neutro. O segundo grupo perdeu peso, enquanto o primeiro grupo ganhou peso.

Os pesquisadores perceberam que a imagem das modelos desencorajou as pessoas em dieta através da criação de padrões irrealistas. Não há nada errado com a obtenção de inspiração dos outros, mas é preciso lembrar-se que o corpo de cada pessoa é diferente e que o objetivo principal é alcançar um peso saudável para você.

8 – Durma com lista de metas debaixo do travesseiro

Para que acredita em práticas esotéricas, anotar metas em um pedaço de papel coloca-lo sob seu travesseiro e dormir sobre ele pode ajudá-la a incorporar a energia das ações e a manifestá-las mais rápido.

9 – Pense nos objetivos

Outra maneira de obter motivação é pensar sobre seus objetivos. Sempre que a pessoa sentir que os treinos ou o comer saudável não está fazendo nem irá fazer diferença nenhuma, ela deve perguntar-se como a sua possível total desistência vai ajudar ou afetar sua saúde nos próximos três meses.

Enquanto pular alguns exercícios ou fugir da alimentação correta de vez em quando não desfaz todo o trabalho duro, uma desistência por completo dos novos hábitos para perda de peso agora significa ficar mal de saúde ou ter de habituar-se mais uma vez ou começar de novo no futuro.

10 – Pegue leve consigo mesma

Para permanecer motivada para perder peso é importante não ser demasiado duro consigo mesma. Sempre que a motivação para emagrecer fica baixa, não ser demasiado dura consigo mesma, é natural. Dar uma pausa, desde que seja curta, de um dia ou dois, não é motivo de preocupação.

Dicas pela Web
Comentários