10 alimentos que podem ajudar a melhorar a aparência do seu cabelo

Confira o que você pode incluir no prato para dar vitalidade aos fios, deixando-os mais bonitos

Escrito por Giselle Coutinho

Foto: Thinkstock

Para ter os cabelos bonitos não basta viver no salão de beleza e munir-se dos melhores produtos cosméticos para o tratamento rotineiro em casa, é preciso comer bem. Os cabelos expressam força e brilho muito mais através dos nutrientes que absorvemos da alimentação do que daqueles que aplicamos na superfície dos fios através de xampus, condicionadores e máscaras de tratamento.

Não é preciso abandonar os tratamentos cosméticos por completo, eles são importantíssimos para a manutenção da beleza, mas não comprometer os bons hábitos alimentares é o passo número um para manter-se sempre bela. Veja quais são os dez alimentos que podem contribuir para a beleza de seus cabelos:

1 – Ovos

O ovo, muito comum pelo menos uma vez por semana como fonte de proteína no almoço dos brasileiros, contém um nutriente chamado biotina. A biotina ajuda na manutenção da saúde do couro cabeludo e a renovar os folículos pilosos criando fios com as cutículas mais fechadas, ou seja, menos suscetíveis à quebra, à formação de pontas duplas, e mais brilhosos, pois têm os nutrientes melhor distribuídos por toda sua extensão.

“Quem tem uma dieta que inclui a ingestão de ovos, tem cabelos com melhor crescimento tanto em quantidade, pois a biotina contida neste alimento estimula a produção de novos fios, quanto em qualidade, pois esta substância contribui para que os cabelos se desenvolvam com uma excelente estrutura”, explica a nutricionista Isabella Peixoto.

2 – Brócolis

O brócolis, bem como outros vegetais verde-escuros, possui fortes poderes de cura para os cabelos. Este alimento é rico em vitamina A, que ajuda a criar um óleo natural no couro cabeludo que funciona como um condicionador especial que estimula o crescimento e a renovação.

3 – Acerola

A deliciosa acerola contém enormes quantidades de vitamina C, que é essencial para a beleza dos cabelos, pois ajuda o corpo a absorver o ferro, que é fundamental para a manutenção do cabelo saudável e crescimento aprimorado ao máximo.

“Quem não consome o delicioso suco de acerola, ou nenhuma outra fonte relevante de vitamina C, como o caju, a manga, a goiaba, a laranja, o abacaxi, o limão, a tangerina, o kiwi ou o morango, por exemplo, pode estar contribuindo para que os cabelos fiquem ressecados e fracos”, alerta Isabella.

4 – Noz

A noz em ingestão diária é fonte saudável e natural de boa gordura. Assim como os ovos, esta oleaginosa contém muita biotina, e também contribui para o cabelo manter-se forte e crescente.

Portanto, noz, assim como noz pecã, castanha de caju ou do pará, amendoim, amêndoas, avelã, pistache e macadâmia são todas ótimas opções alimentares tanto para adquirir a biotina, quanto para a restauração de gordura que forma os óleos naturais que dão brilho aos cabelos.

5 – Ostra

As ostras são mais conhecidas por seus poderes afrodisíacos, mas estes incríveis frutos do mar além de estimular a libido podem ajudar a intensificar a beleza dos cabelos através da grande quantidade de zinco que possuem, pois o mineral ajuda a estimular a renovação do folículo. Assim, esta delícia marisco ajuda a manter o cabelo em sua cabeça por mais tempo.

“O brasileiro não tem o hábito de consumir ostras, mas deveria, pois pouquíssimos alimentos têm zinco em qualidade de fácil absorção para o organismo. Quem rejeita definitivamente este fruto do mar, pode tentar substituí-lo por fígado de boi, outra fonte bastante relevante”, orienta a nutricionista carioca, Isabella.

6 – Salmão

O salmão é um grande aliado da beleza dos cabelos, pois é rico no poderosíssimo ácido graxo ômega-3, que previne inflamações e garante melhora na circulação sanguínea do couro cabeludo, contexto essencial para a melhor distribuição de boas substâncias para manter a beleza dos cabelos.

7 – Feijão

O feijão desempenha um grande papel no suporte para que o cabelo se revitalize constantemente. O nutriente essencial que este alimento carrega é o ferro, que na circulação sanguínea é responsável por carregar poderosas substâncias que nutrem os cabelos e previnem a sua queda.

Pra quem não é fã do rei do prato do brasileiro, mas quer manter a saúde dos cabelos em dia, vale também comer outro tipo de leguminosa, como lentilha, ervilha, grão de bico e soja.

8 – Batata doce

A batata-doce deveria virar presença constante na dieta, pois contém betacaroteno, que ajuda contra a caspa. Além desta fonte mais rica é possível encontrar estas substâncias em alimentos como cenoura, nabo verde, folha de mostarda, espinafre, abóbora, alface, manjericão, salsa e manjerona.

9 – Couve

A couve é rica em glicosincolato, que é um fitoquímico capaz de varrer toxinas do organismo. Ou seja, consumir couve ajuda para que quando houver algum desvio negativo na alimentação, estes não se expressem na beleza dos cabelos.

10 – Carne vermelha

A carne vermelha, além do essencial ferro, contém vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12, que é responsável pela saúde dos cabelos, já que auxilia na formação e longevidade das células, inclusive dos tecidos capilares.

Cuide da sua alimentação e se beneficie não só com mais saúde, mas também com mais beleza e economia nos gastos com cosméticos.

Assuntos: Cabelos

Dicas pela Web
Comentários