6 benefícios do suco de inhame para um refresco rico em fibras

Escrito por
Em 20.09.21

iStock

Por                                
Em 20.09.21

O inhami é um tubérculo rico em carboidrato rico em fibras. É possível fazer diversas receitas com inhame deliciosas, uma delas é o suco de inhame, que além de ser uma opção refrescante, contém vários benefícios para a saúde. Veja a seguir o que a nutricionista Izabella Imianovsky (CRN10 5729 – SC) comentou sobre as propriedades dessa bebida, além das dúvidas mais comuns sobre o assunto respondidas por ela.

Publicidade

Índice do conteúdo:

6 benefícios do suco de inhame para a saúde

O inhame é um tubérculo rico em propriedades que melhoram a saúde. Você também pode utilizá-lo em sucos para usufruir de todos os benefícios desse alimento. Continue a leitura para descobrir o que a nutricionista Izabella explica sobre o assunto:

  • Melhora a dislipidemia: e também a saúde cardiovascular, por baixar o colesterol ruim (LDL). Izabella explica que isso acontece por conta dos fito-hormônios do inhame. Além disso, segundo ela, o suco de inhame também ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL), evitando complicações no organismo;
  • Ameniza os sintomas da menopausa: “principalmente nas alterações de humor e fogachos (calores), pela ação também dos fito-hormônios, principalmente a diosgenina”, diz a nutricionista;
  • Ameniza os sintomas da TPM: a profissional comenta que o suco de inhame também auxilia nos sintomas de TPM, como inchaço, irritabilidade e, principalmente, humor, por ser rico em B6 e em carboidratos bons. Com essa junção, ele ajuda a produzir a serotonina, hormônio do bem-estar;
  • Auxilia no emagrecimento: segundo Izabella, ele também é indicado para quem quer emagrecer, por ser um carboidrato rico em fibras e gerar saciedade;
  • Melhora a saúde intestinal: a nutricionista comenta que “por conter bastante fibras mucilaginosas, que geram uma mucilagem, ele ajuda na formação do bolo fecal”;
  • Melhora problemas respiratórios: por fim, a profissional explica que ele pode auxiliar em problemas respiratórios, por ter propriedades e nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios. “Ele tem proteínas com ação imunomoduladora, que ajudam a fortalecer o sistema imune e auxiliam em problemas respiratórios, além de ter vitamina C e do complexo B”, comenta Izabella.

Como você percebeu, os benefícios do suco de inhame são vários. Desde quem precisa melhorar o colesterol, quer amenizar os sintomas da TPM ou precisa de uma ajudinha na saúde intestinal. Além disso, o consumo dessa bebida também está associado à melhora do sistema imunológico.

Dúvidas frequentes sobre o suco de inhame

iStock

O suco de inhame pode ser tomado diariamente?

Izabella Imianovsky: Sim, ele pode ser consumido todos os dias.

Qual é o melhor horário para tomar?

II: não há consenso sobre isso, mas minha indicação é que, por ser um alimento rico em carboidrato, o ideal consumi-lo em uma refeição que tenha proteína, fibras e saladas. Por exemplo, tomar o suco de inhame na refeição do almoço.

Tem alguma contraindicação?

Publicidade

II: não tem contraindicação, esse suco é beneficial à saúde.

Ele é eficaz contra a covid-19?

II: ele pode ajudar na covid-19. Isso porque ele tem ação desintoxicante e curativa de eliminar toxinas que estão no nosso sangue, auxiliando na questão respiratória, além de conter propriedades e nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios, que fortalecem a imunidade.

Podendo ser consumido todos os e dias e sem contraindicações, o suco de inhame tem papel importante para a melhora da imunidade e pode ser um aliado para ajudar na covid-19, por sua ação desintoxicante e curativa, melhorando problemas respiratórios.

Receitas de suco de inhame

Sabendo de todos esses benefícios, chegou a hora de conferir receitas práticas para consumir essa bebida no seu dia a dia. Veja as opções abaixo e escolha sua preferida!

1. Suco de inhame com manga

Para começar, que tal potencializar os benefícios do inhame com as propriedades da manga? A manga contém ação antioxidante e também contribui para a melhora do sistema imunológico. Veja mais detalhes e dicas para o preparo no vídeo.

2. Suco de inhame com laranja e cenoura

Fácil de preparar, o suco de inhame com laranja e cenoura contempla diversas propriedades nutritivas que contribuem para a melhora da imunidade. Seu preparo é muito simples, você só precisa colocar todos os ingredientes no liquidificador e, se quiser, pode peneirar também.

3. Suco de inhame com couve e limão

Publicidade

Outra sugestão para esse suco é adicionar couve e limão. Além de potencializar a imunidade, você também usufrui dos benefícios do limão, como a melhora da digestão e dos problemas respiratórios, por exemplo. Já a couve também melhora a saúde intestinal e auxilia no controle do colesterol.

4. Suco de inhame com banana e chia

Nesse suco, você nem precisa descascar o inhame, porque a casca desse tubérculo contém muitas propriedades fitoterápicas. Prático e ótimo para a saúde, para dar um gostinho ainda mais delicioso, você pode adicionar mel ao preparo.

5. Suco de inhame com abacaxi, hortelã e açafrão

Por último, uma receitinha deliciosa e refrescante para os dias de calor! Se você gosta de bebidas mais cítricas, vale muito a pena experimentar essa versão do suco. Além disso, você potencializa os benefícios para a saúde, por utilizar o abacaxi e outras especiarias.

O suco de inhame é excelente para quem procura melhorar a imunidade com receitinhas caseiras. Quer mais dicas para incluir sucos diferentes na sua alimentação? Confira receitas de suco de cenoura para uma refeição mais saudável.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.