8 benefícios do morango que te farão amar a fruta como nunca

Aproveite e aprenda diversas receitas para incluir essa fruta deliciosa e supersaudável em sua dieta

Escrito por                    
Atualizado em 27.06.22

Por
Atualizado em 27.06.22

Foto: iStock

Publicidade

Incluir frutas em sua dieta é uma forma de manter sua alimentação em dia, melhorando a sua saúde e sua qualidade de vida. Muitas pessoas têm dificuldades em incluir esse tipo de alimento em sua dieta, principalmente de maneira variada.

Afinal, por melhor que seja a fruta, comê-la sempre da mesma forma pode acabar fazendo você desanimar e enjoar facilmente, não é mesmo? Então é sempre bacana encontrar alternativas para consumi-la.

O morango é uma das melhores frutas para isso. Isso porque ele é bem versátil, com um sabor que pode ser aproveitado das mais diversas formas, nos mais diversos pratos, e possui uma série de benefícios para a sua saúde.

Veja quais são os seus principais benefícios e aprenda diversas receitas para turbinar sua alimentação com essa fruta deliciosa!

8 benefícios do morango para a saúde

Foto: iStock

Além de delicioso, o morango traz uma série de benefícios para a sua saúde e também para a estética! A nutricionista Isabela Rodrigues, Pós-Graduanda em Nutrição Funcional, esclarece as principais vantagens dele para sua vida:

1. Controle da glicemia: estudos apontam que o consumo do morango ajuda a controlar a glicemia. Consumir de 2 a 3 porções por semana consegue melhorar os índices a longo prazo.

2. Auxilia no processo de emagrecimento: o morango é um importante aliado no processo de emagrecimento, pois ajuda na sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos por impulso. Também ajuda a acelerar o metabolismo, potencializando o emagrecimento.

3. Benefícios cardiovasculares: estudos também apontam que o consumo de morangos regularmente ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, tais como infarto e AVC.

Publicidade

4. Ação anti-inflamatória e fortalecedora do sistema imunológico: o morango possui uma boa propriedade anti-inflamatória e também ajuda seu organismo a se recuperar bem, por fortalecer o seu sistema imunológico graças ao alto índice de Vitamina C e outras substâncias.

5. Ação antioxidante: as ações antioxidantes causadas pelo consumo de morango são importantes para desintoxicação do organismo, eliminando substâncias que podem causar problemas de saúde a longo prazo. Também ajuda a retirar os radicais livres do seu corpo.

6. Ajuda a prevenir o câncer: devido a sua ação anti-inflamatória e antioxidante, bem como fortalecedora do sistema imunológico, o morango ajuda a prevenir o surgimento de tumores malignos.

7. Rico em nutrientes importantes: o morango é um alimento rico nos mais diversos nutrientes essenciais para um bom funcionamento do organismo, tais como: manganês, vitamina C, B6, biotina, ácido fólico, fibras, ômega 3, iodo, potássio, fósforo, magnésio e cobre. Isabela também ressalta a presença de compostos dos grupos das antocianinas, dos flavonoides, dos ácidos hidroxicinâmicos e hidroxibenzóicos, exemplares de taninos e estilbenos.

8. Retardamento do envelhecimento precoce: a eliminação dos radicais livres, causada pela sua ação antioxidante, também traz benefícios estéticos como o retardamento do envelhecimento precoce e evita o surgimento de rugas. Ajudam nisso a presença da vitamina C e ácido elágico. A primeira também é importante para a síntese de colágeno, permitindo que você melhore seu tônus muscular e evite a sensação de flacidez.

Receitas incríveis com morango

Ok, agora você sabe que consumir morangos é tudo de bom para sua dieta, não é mesmo? Então que tal descobrir como incluir essa fruta na sua rotina, de forma a não enjoar?

Uma das principais vantagens do morango é que, por ser bem versátil, é possível fazer uma série de receitas interessantes e diferentes para fazer no seu dia a dia e aproveitar o melhor que essa fruta pode oferecer para sua vida!

Pratos simples

1. Brigadeiro recheado com morango: receita clássica brasileira de brigadeiro com aquele toque divino do morango. Poucos ingredientes e bem simples de ser feita.

2. Brigadeiro de morango: e quando o morango vira o principal da receita? Esse brigadeiro feito com geleia de morango (conhecido como bicho de pé) é divino e bem simples de ser preparado!

Publicidade

3. Morango ao balsâmico com creme azedinho : uma mistura de sabores complementares (iogurte, raspas de limão, vinagre balsâmico e morangos) que fica deliciosa no prato!

4. Bombom de caramelo e morango: turbine o sabor do seu bombom com recheio de caramelo e morango! Receita simples e fácil de ser feita.

5. Gelatina de morango: uma sobremesa saudável e bem fácil de ser feita, com o toque de água de rosas para incrementar o sabor!

6. Panna cotta de morango: base de iogurte natural, com cobertura de gelatina, morango e coco ralado. Mais uma receita saudável e deliciosa!

7. Crumble de morango: de origem britânica, esse prato, essencialmente feito de compota de morango, é perfeito para servir com um sorvete. Delicioso!

8. Pavlova de morango: esse doce australiano com suspiros, creme e morango é bem simples de ser feito. Com poucos ingredientes, se torna uma ótima opção de sobremesa para dias especiais.

9. Semifreddo de Morangos: com creme sabor baunilha e calda de morango, também é uma ótima opção para quem não tem muito tempo para preparar sobremesas mais elaboradas ao receber visitas em casa.

10. Escondidinho de morango e leite Ninho: base de morangos com creme de leite, coberto com brigadeiro de leite ninho. É de dar água na boca!

11. Waffles de chocolate com morango: deliciosos waffles que podem ser comprados prontos com recheio delicioso de chocolate e morangos. Ainda podem ser acompanhados por um delicioso chá.

12. Mousse de cupuaçu com calda de morango: que tal mesclar uma fruta tipicamente brasileira com morangos em uma receita bem simples de ser preparada? Esse mousse de cupuaçu com calda de morango é a pedida perfeita!

Publicidade

13. Wrap de morango e rúcula : quer uma snack bem saudável e gostoso? Aproveite a combinação de rúcula, morango e vinagre balsâmico num wrap surpreendente.

14. Morango proteico: está em dieta para ganho de massa magra? Inclua o morango para quebrar a rotina dos shakes de whey. Essa receita é deliciosa e perfeita para os dias que você está morrendo de vontade de comer um doce.

Geleias, caldas e sorvetes

Foto: Reprodução/Malas

Para quem é apaixonado por geleias e caldas, o que não faltam são opções deliciosas, simples e práticas de serem feitas. Confira receitas para preparar tranquilamente em casa.

15. Sorvete caseiro de leite Ninho com morango: é apaixonada por leite Ninho? Que tal preparar um sorvete com ele e pedaços de morango? Poucos ingredientes e simples de ser feito, é uma ótima opção de sobremesa para o verão!

16. Picolé de morango com kiwi: o kiwi combina perfeitamente com o morango e essa se torna uma opção prática e rápida para aqueles dias bem quentes do verão brasileiro!

17. Geleia de morango caseira : prática, sem conservantes e fica pronta em 20 minutos, essa geleia é perfeita para quem ama fazer seus próprios produtos.

18. Geleia de morango sem açúcar: tem diabetes ou quer uma opção sem açúcar para não perder a dieta? Com poucos ingredientes, essa receita é simples de ser realizada.

19. Geleia de morango no micro-ondas: sem tempo para preparar a geleia? Faça no micro-ondas que é mais simples ainda de ser preparada.

20. Calda de morango rápida: quer uma calda simples e gostosa de ser feita para ser usada no sorvete, em doces, no iogurte, waffles e em outras comidinhas? Essa receita é perfeita para quem não tem muito tempo para prepará-la.

21. Xarope de morango com baunilha: bem simples de ser preparado em casa, pode ser usado não só no sorvete e waffles, mas também para preparar bons drinks. Bacana, não?

22. Sorvete de morango: 5 ingredientes, uma batedeira e você consegue um sorvete caseiro cremoso incrível de morango!

23. Picolé cheesecake de morango: aqui vai uma ótima receita de picolé para servir aos seus convidados em dias quentes e surpreender todo mundo. O sabor equilibrado da massa de cream cheese, leite batido, baunilha, iogurte e leite condensado casa perfeitamente com o azedinho dos pedaços de morango!

Bolos

Quem não ama bolo, não é mesmo? Gelado, quentinho, com diversos tipos de recheio, coberturas, texturas e formatos, ou seja, para todos os gostos! Confira receitas incríveis de bolos de dar água na boca!

24. Bolo de brigadeiro branco com morango: recheie seu bolo com massa de chocolate com brigadeiro branco e morango feito na forma de pudim. Incrivelmente bonito e vai surpreender seus convidados com um recheio maravilhoso!

25. Bolo de ricota com calda de morango: a mistura do salgado da ricota com o bolo doce e o charme da cobertura de calda de morango. Perfeito para ser servido em um fim de tarde frio!

26. Naked cake de morango: naked cake é a sensação dos últimos tempos! Essa receita leva um recheio encorpado de morango e massa de chocolate.

27. Muffin de morango com limão siciliano: muffins são deliciosos, não é mesmo? O ácido do limão e o azedinho do morango, misturados com o doce da massa ficam perfeitos nessa receita bem simples de ser feita.

28. Bolo de morango simples: massa simples, com baunilha e morango, bem rápido e prático de ser feito.

29. Bolo de morango com chantilly: morango e chantilly são o casamento perfeito! Aproveite e aprenda a fazer seu próprio creme nessa receita!

30. Bolo mousse de morango: mousse é uma delícia, não é? Imagine um bolo mousse de morango? Perfeito! Como a própria receita diz, perfeita para conquistar o crush!

31. Bolo de banana com morangos: banana e morango são duas frutas de sabor complementar e que ficam deliciosas nesse bolo, que também leva baunilha e canela.

32. Bolo pudim de morango: com um pudim supercremoso e um bolo fofinho, como não se derreter por essa receita, não é?

33. Bolo napolitano: o trio mais apaixonante da culinária: baunilha, morango e chocolate! Ainda ganha uma cobertura deliciosa de mousse de morango!

34. Bolo de baunilha e morango: essa receita deliciosa tem o plus de uma cobertura diferente feita com carinha de trigo, manteiga e açúcar, que fica com um aspecto granuloso.

35. Bolo de brigadeiro com morango: o melhor doce brasileiro em um bolo e com morangos? O azedinho da fruta com o doce do brigadeiro fica imperdível! A receita rende um bolo pequeno, por isso, adapte-a caso queira um tamanho maior.

36. Bolo no pote de brigadeiro com morango: seja para vender, seja para quem quer guardar porções pequenas para consumir sem quebrar muito a dieta, essa receita é ideal para você!

37. Chocomousse com morango: mousse de chocolate e morango, uma combinação sensacional! Bem fácil de ser feita, por levar uma mistura especial para esse tipo de bolo. Não tem como errar!

Tortas

Tortas também são ótimas opções para ocasiões especiais como aniversários, jantares e também para lanches no final de tarde!

40. Torta de morango: essa receita arrasa com massa amanteigada, supercrocante e com cobertura de chantilly!

39. Tortinha de morango com caramelo: que tal acrescentar mais um sabor delicioso na sua tortinha? Feita com calda de caramelo, ainda leva banana em sua massa.

40. Tortinha de morango zero lactose : e tem opção para quem tem intolerância a lactose sim! Essa tortinha, feita com leite em pó especial, é ideal para quem sofre do problema e também para quem está fazendo uma dieta de restrição e quer uma sobremesa deliciosa.

41. Mil folhas de morango: uma sobremesa bem tradicional, essa receita francesa é maravilhosa! E se comprar a massa folhada pronta fica bem simples de ser preparada!

Bebidas com morango

Foto: Reprodução / Presunto Vegetariano

Sucos são opções maravilhosas para acompanhar refeições, ingerir nutrientes importantes e também para ajudar a manter a hidratação em dia! E o morango é um ótimo aliado para todos esses pontos!

1. Suco de laranja com morango: bem refrescante e delicioso, essa receita tem um pulo do gato especial para tornar esse suco incrível!

2. Suco de mamão com morango: batido no liquidificador, é bem rápido de ser feito e, mesmo não sendo um suco muito comum, é maravilhoso!

3. Suco de morango com chá de erva cidreira: supersaudável, com ação antioxidante e calmante, forma um combo perfeito para dar um up na sua imunidade!

4. Smoothie de morango e jabuticaba: para quem quer uma receita bem refrescante para dias quentes, esse smoothie é ideal! Ele também é repleto de vitaminas e fibras, que ajudarão seu organismo a funcionar melhor.

5. Smoothie de morango e banana: refrescante, é feita com a junção da banana com o morango, duas frutas que combinam demais! E ah, não leva açúcar!

6. Iogurte de morango com calda e pedaços: saudável, perfeita para você que quer turbinar seu iogurte natural com o sabor incrível do morango!

Quantas receitas incríveis e maravilhosas, não é mesmo? O que não faltam são opções para diversas ocasiões, desde sobremesas para jantares mais formais a lanches de finais de tarde.

Contraindicações e alertas sobre o consumo

Foto: iStock

Mas afinal, qualquer pessoa pode consumir morangos normalmente? Há alguma contraindicação? A nutricionista Isabela Rodrigues esclarece quais são os principais problemas que podem impedir você de comer essa fruta regularmente.

Ela aponta que, por conter oxalato de cálcio, o consumo constante do morango por quem tem propensão a formação de cálculos renais pode ser problemático a longo prazo. Nesse caso, é necessário ter moderação no consumo.

Ela também ressalta que é importante tomar cuidado com o excesso de agrotóxicos encontrados na fruta vendida comercialmente. Segundo ela, “a melhor maneira de contornar o problema é procurar por morangos orgânicos ou plantá-los em casa”.

Ou seja, com moderação, pode se deliciar com os morangos! São diversos benefícios e o que não faltam são opções incríveis de consumo! Qual das receitas mais chamou a sua atenção? Conte para nós nos comentários!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.