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20 combinações de frutas para fazer sucos deliciosos

Melancia com limão, laranja com morango, abacaxi com maçã e hortelã são apenas algumas das ideias

em 16/08/2016

Foto: Thinkstock

Seja no café da manhã, após o almoço, depois das atividades físicas ou, simplesmente, no meio da tarde… Quem resiste a um delicioso copo de suco de fruta bem geladinho?!

Além de deliciosos, os sucos feitos a partir de frutas são supersaudáveis e podem fazer parte do dia a dia de qualquer pessoa – inclusive são ótima opção para substituir o consumo de refrigerantes que faz tanto mal para a saúde.

Mas, atenção, para usufruir dos benefícios, é necessário que os sucos sejam naturais!

Abaixo você confere, afinal, quais benefícios os sucos naturais podem oferecer à sua saúde e conhece uma lista com 20 receitas deliciosas e superpráticas que você pode começar a preparar hoje mesmo em casa!

Como misturar frutas e criar sucos saborosos e diferentes

Quer preparar sucos com duas ou mais frutas fugindo das combinações mais comuns como abacaxi e hortelã? Que tal fazer estas misturas sugeridas? Experimente!

  1. Abacaxi com maçã e gengibre
    Bata no liquidificador 4 rodelas de abacaxi, 1 maçã sem sementes e 2g de gengibre.
  2. Uva com kiwi e hortelã
    Bata no liquidificador 1 copo de suco de uva integral, 1 kiwi picado e folhas de hortelã a gosto.
  3. Laranja com maçã
    Bata 1 copo de suco de laranja com 2 maças.
  4. Maracujá com manga
    Bata 1 xícara de polpa de maracujá com 800 ml de água e 2 mangas cortadas em pedaços. Coe e adoce só se necessário.
  5. Maracujá com banana
    Bata 1 banana nanica, 1 maracujá e 1 ½ copos de água. Coe. Use açúcar só se necessário. Sirva com gelo.
  6. Acerola com laranja
    Bata 6 acerolas com 80ml de suco de laranja e ½ copo de água. Coe. Adoce só se necessário. Sirva com gelo.
  7. Manga com laranja
    Bata ½ manga cortada em pedaços com 1 copo de suco de laranja. Coe. Sirva com gelo.
  8. Melancia com morango
    Bata ½ melancia com 8 morangos. Coe. Adoce só se necessário. Sirva com gelo.
  9. Goiaba e maça
    Bata 2 goiabas maduras com 1 maçã grande e 1 litro de água. Coe. Adoce só se necessário. Sirva com gelo.
  10. Melão com abacaxi
    Bata ½ abacaxi, ½ melão e 1 kiwi com ½ copo de água. Coe. Sirva com gelo.
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  12. Laranja com morango
    Bata o suco de 6 laranjas com 6 morangos médios. Coe. Adoce só se necessário. Sirva com gelo.
  13. Laranja com mamão
    Bata o suco de 6 laranjas com a 1 mamão médio (sem a casca) picado. Coe e adoce só se necessário. Sirva com gelo.
  14. Melão com limão e hortelã
    Bata 1 fatia grossa de melão, 1 copo de água, 1 colher (sopa) de hortelã e 1 colher (sopa) de limão. Adoce se necessário. Sirva com gelo.
  15. Melancia com limão e hortelã
    Bata ½ melancia, 1 limão e 1 colher (sopa) de hortelã. Coe e sirva com gelo.
  16. Melão com morango
    Bata 2 fatias médias de melão com 1 xícara (chá) de morangos picados e ½ copo de água. Coe e adoce se necessário. Sirva com gelo.
  17. Melancia com kiwi e maracujá
    Bata 300g de melancia com 2 kiwis e 200ml de suco de maracujá. Coe e adoce se necessário.
  18. Abacaxi, acerola e hortelã
    Bata ½ abacaxi picado (sem casaca e sem miolo) com 15 acerolas, 1 colher (sopa) de folhas de hortelã e ½ copo de água. Coe e adoce se necessário. Sirva com gelo.
  19. Melancia com gengibre
    Bata 3 fatias de melancia e 1 colher de chá de gengibre ralado. Coe se necessário. Sirva com gelo.
  20. Açaí com banana e laranja
    Bata 200 g de polpa de açaí congelada com 400 ml de suco de laranja e 2 bananas prata. Está pronto para ser tomado.
  21. Amora com limão
    Bata 1 xícara (chá) de amoras frescas com o suco de 1 limão e 200 ml de água de coco. Está pronto para ser tomado.

O segredo para turbinar seu suco

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Como já citado, os sucos são muito benéficos, porém, não devem ser consumidos em excesso. Vale destacar que contêm frutose (açúcar da fruta) – que é metabolizada rapidamente pelo organismo, liberando glicose rapidamente na corrente sanguínea, além de muitas vezes contribuir para o armazenamento de gordura (principalmente na região abdominal).

Porém, existe uma dica que ajuda no sentido de deixar o suco ainda mais saudável e a reduzir a velocidade com que a glicose entra na corrente sanguínea: é inserir 1 colher de sobremesa de fibra em seu suco. Por exemplo:

  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça;
  • 1 colher de sopa de farinha de banana verde;
  • 1 colher de sopa de semente;
  • 1 farinha de chia.

Para deixar um suco ainda mais nutritivo e saboroso, outros ingredientes, além de frutas e das farinhas citadas acima, podem ser adicionados, tais como:

  • Ervas (hortelã, cidreira, camomila etc.)
  • Cascas de frutas
  • Sementes funcionais (linhaça, chia etc.)
  • Verduras e legumes (couve, pepino etc.)
  • Água de coco.

Outra dica fundamental é evitar adoçar (seja com açúcar, seja com adoçantes) os sucos. Tente se acostumar ao sabor natural das frutas – que é uma delícia!

Como preparar polpa de fruta em casa

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É claro que, preparar o suco e tomá-lo na hora, é o mais indicado. Mas caso não seja possível, uma boa opção é apostar nas polpas de frutas.

Porém, se for comprar a polpa pronta (no supermercado, por exemplo), verifique na embalagem se o produto contém apenas a fruta congelada, sem aditivos químicos (corantes, aromatizantes, acidulantes). Isso é muito importante.

Outra sugestão é comprar as frutas e fazer você mesma as polpas em casa. Exceto a banana e a pera d’água, que não apresentam bons resultados após o descongelamento, todas as frutas podem ser congeladas.

As principais maneiras de transformar frutas em polpas são:

Congelá-las ao natural: lave, descasque, retire os caroços e embale em sacos plásticos.

Congelá-las como polpa ou purê: descasque, retire as sementes e bata no liquidificador. Para as frutas que escurecem, é recomendável acrescentar uma colher de sopa de suco de limão.

Congelá-las com açúcar: ideal para congelar frutas que serão servidas adoçadas em doces ou sucos. Coloque a fruta limpa e seca em um recipiente plástico e jogue um pouco de açúcar por cima, de modo que ela fique totalmente coberta. Deixe descansar até que a fruta libere o suco e dissolva o açúcar, e só depois leve ao freezer.

Congelá-las em calda: Ferva 1 xícara de água com açúcar; coloque as frutas em um recipiente plástico e cubra-as totalmente com a calda. Para as frutas que escurecem, é recomendável acrescentar ½ colher de suco de limão.

Como as frutas têm características próprias, precisam de tratamento diferenciado para que possam ser congeladas. Abaixo você confere orientações para congelar as principais frutas citadas nas combinações de sucos acima:

  • Abacaxi: corte em fatias ou pedaços, congele em calda ou na forma de suco.
  • Acerola: congele as acerolas inteiras, ao natural.
  • Amora: congele as amoras inteiras, ao natural.
  • Maçã: descasque, retire as sementes, corte em fatias e congele em calda acrescentando um pouco de suco de limão.
  • Manga: descasque, corte em fatias e congele em calda.
  • Maracujá: bata ligeiramente no liquidificador, coe e congele a polpa.
  • Melão: descasque, corte em pedaços e congele em calda.
  • Morango: congele os morangos inteiros, ao natural.
  • Mamão: congele em pedaços com açúcar.
  • Melancia: congele em pedaços, ao natural.
  • Uva: lave e seque as uvas, retire as sementes e congele-as ao natural.

Suco natural, refrigerante ou suco industrializado?

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Não adianta se enganar: os sucos naturais são sempre opções mais saudáveis quando comparados aos refrigerantes, independentemente do valor calórico – muito citado no caso do “refrigerante zero”.

Isso porque o suco fornece vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do organismo. Em contrapartida, o refrigerante fornece quantidade elevada de sódio e aditivos químicos, que acumulam toxinas no organismo e dificultam seu funcionamento.

Em relação aos sucos de frutas industrializados (de caixinha), vale destacar que a maioria das opções disponíveis do mercado não é recomendada pelos nutricionistas. Isso porque tais produtos contêm grande quantidade de açúcar ou adoçantes – nas versões light e diet – e aditivos químicos (corantes, aromatizantes, acidulantes), que atrapalham o bom funcionamento do organismo.

Dessa forma, fica claro: você deve sempre dar preferência aos sucos de frutas naturais, preparados em casa com uma ou mais frutas (entre outros ingredientes).

Gostas das dicas? Agora você já tem ótimas ideias de combinações para fazer bons sucos naturais em casa!

Lembre-se sempre de dar preferência ao suco preparado e consumido na hora. Mas, caso não seja possível, prepare as polpas em casa. Evite adoçar os sucos, usufruindo, assim, melhor de todos os benefícios que ele pode oferecer à sua saúde!

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