13 benefícios da cenoura: um vegetal acessível e incrível para a saúde

Escrito por
Em 24.07.20

iStock

A cenoura é muito versátil e presente nas mesas dos brasileiros. Por isso, conversamos com a nutricionista Bárbara Natacha de Lara Araújo (CRN 3-61422/P), que apontou os principais benefícios da cenoura, que tem poder antioxidante, além de conter diversas vitaminas, fibras e alguns minerais. Veja na matéria tudo sobre esse vegetal!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

13 benefícios da cenoura para incluí-la na sua alimentação

Em nossa entrevista, Bárbara nos contou tudo a respeito do consumo da cenoura. Sabia que a sua coloração alaranjada é por conta do betacaroteno? A cenoura traz diversas vantagens para o corpo e é fonte de minerais como fósforo, potássio e cálcio. Veja os principais benefícios a seguir:

Dicas de Mulher

  1. Auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele: devido à presença do betacaroteno, que é uma substância antioxidante. Por isso, a cenoura ajuda a combater radicais livres que atuam no envelhecimento da pele.
  2. Ajuda a retardar o aparecimento de rugas: por conta do betacaroteno, que atua retardando a degradação de células de colágeno e, consequentemente, o aparecimento de rugas.
  3. Fortalece o sistema imunológico: devido à presença de vitamina C e antioxidantes em sua composição, a cenoura apresenta propriedades anti-inflamatórias, que estimulam nossas células de defesa e protegem contra infecções e inflamações.
  4. Melhora a digestão: por ser um alimento rico em fibras solúveis e insolúveis, a cenoura pode trazer melhoras no processo de digestão. Ela ajuda na formação do bolo fecal e no trânsito intestinal, o que previne a constipação.
  5. Auxilia na visão: devido à presença de vitamina A (retinol), que é fundamental para a saúde dos olhos, a cenoura diminui o risco de desenvolvimento de doenças relacionadas à falta dessa vitamina.
  6. Diminui o risco de perda de visão: de acordo com estudo publicado no Journal of the American Medical Association, a cenoura contém carotenoides e vitaminas A, C e E. Essas vitaminas diminuem o risco da degeneração macular neovascular relacionada à idade (DMRI), a principal causa de cegueira irreversível em adultos.
  7. É uma possível aliada na perda de peso: por se tratar de um alimento de baixo valor calórico, pois 100g de cenoura contém aproximadamente 35 kcal. Possui também boas concentrações de fibras e pode ser incluída na alimentação de várias formas, favorecendo uma alimentação saudável e equilibrada.
  8. Contribui para o bronzeado perfeito: o betacaroteno, presente na cenoura, auxilia na formação de melanina, que é a responsável pela pigmentação da pele.
  9. Oferece proteção contra os raios solares: também por conta do betacaroteno, que ajuda a proteger a pele dos raios solares.
  10. Controla os níveis de pressão arterial: devido ao potássio, uma substância que possui ação vasodilatadora. A cenoura pode auxiliar na melhora do fluxo sanguíneo, ajudando a controlar os níveis de pressão arterial.
  11. Ajuda a prevenir o câncer de pulmão, mama e estômago: por ter concentração de antioxidantes, evita os danos celulares causados por radicais livres. Esses fatores previnem, além do envelhecimento da pele, o risco do aparecimento de câncer.
  12. Diminui o risco de câncer de cólon: a cenoura apresenta uma substância chamada falcarinol, que, possivelmente, diminui o risco de câncer de cólon.
  13. É um alimento versátil e acessível: a cenoura tem diversas formas de consumo, podendo ser crua, cozida, em forma de purê, em sucos, bolos ou sopas.

Viu só como esse alimento é poderoso? A nutricionista indicou uma receitinha incrível de suco para auxiliar no funcionamento do intestino. Anote aí: você vai precisar de uma laranja, uma cenoura e um pedaço de gengibre. Bata todos os ingredientes no liquidificador com meio copo de água e pronto. Assim, você terá um suco nutritivo e delicioso!

Possíveis malefícios do consumo da cenoura

A nutricionista apontou que o consumo desse vegetal deve estar aliado a uma dieta variada, sem excessos. Não há estudos que comprovem, mas, em algumas pessoas, a cenoura pode ocasionar cãibras abdominais, flatulência e reações alérgicas. Por isso, Bárbara alerta: se o indivíduo apresentar algum desses sintomas depois de ingerir o alimento, deve evitar o consumo do vegetal e procurar orientação profissional.

Melhor forma de consumir cenoura: crua ou cozida?

Segundo a nutricionista, para uma melhor absorção de betacaroteno e Vitamina A, é recomendado que a cenoura seja consumida cozida e acompanhada de uma fonte de gordura boa, como o azeite de oliva extravirgem. Além disso, Bárbara apontou que não há uma quantidade exata recomendada do consumo diário de cenoura: o ideal é consumir de 3 a 5 porções de vegetais por dia e, nessa quantidade, incluir a cenoura.

Os benefícios da cenoura vão além das suas propriedades: ela é um alimento altamente acessível, que pode ser encontrado em diversas épocas do ano. Para variar ao máximo e aproveitar o que ela traz de benéfico para a saúde, confira também outras receitas de suco de cenoura.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.