40 receitas de geleia para adoçar sua vida de forma saudável

A geleia 100% natural é, além de deliciosa, super versátil e fácil de ser preparada. Basta escolher a sua fruta favorita e combiná-la com açúcar e dedicação

Escrito por Danielly Oliveira
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Sabe quando bate aquela vontade de comer um doce com um sabor mais natural com aquela cara de receita de vó? Nesses momentos, uma boa pedida é uma geleia, acompanhada de uma torrada ou um pão quentinho e caseiro.

Por serem feitas com ingredientes frescos e possuírem um modo de preparo simples com um ponto fácil de atingir são também super acessíveis e mais saudáveis que um doce industrializado.

Mas além das geleias tradicionais fáceis de fazer, existem versões elaboradas que podem acompanhar outras receitas e até servir para presentear pessoas queridas.

Confira 40 receitas de geleia deliciosas e surpreendentes para incrementar seus cafés, sobremesas ou jantares.

Geleias tradicionais

Foto: Reprodução / Fotografando à mesa

Foto: Reprodução / Fotografando à mesa

1. Geleia de morango: o morango é um ingrediente bastante comum em doces, afinal o seu sabor combina com diversos ingredientes, além de ser doce na medida certa. A geleia de morango é uma opção super tradicional que agrada a diferentes paladares e pode ser servida com torradas, bolachas e pães.

2. Geleia de goiaba: essa receita reúne o sabor delicioso da goiabada com a textura cremosa da geleia, resultando em doce perfeito para o café da manhã ou aquele lanchinho no meio da tarde.

3. Geleia de cereja: apesar da cereja não ser uma fruta fácil de ser encontrada e nem muito barata, essa receita vale o esforço. O sabor único e sedutor da cereja ganha um toque ainda mais especial ao ser acompanhado pelo conhaque. Não vai deixar de testar não é?

4. Geleia de framboesa: seguindo a linha das frutas vermelhas, esta é uma receita de geleia de framboesa, porém acompanhada de maça para ajudar a dar liga. O resultado é uma geleia suave e inesquecível.

5. Geleia de amora: geleia é uma receita caracterizada pela presença marcante do açúcar, mas esta versão traz uma sensação diferente por conta do sabor levemente azedo da amora. Segundo a dona da receita, é uma ótima pedida para comer com sorvete ou usar como cobertura de um bolo. Vale experimentar!

Foto: Reprodução / Fazendo arte

Foto: Reprodução / Fazendo arte

6. Geleia de jabuticaba: essa é uma daquelas receitas de comer com a boca e também com os olhos. Além de ser fácil de preparar e ficar deliciosa, essa geleia tem um resultado visual incrível! Uma ótima pedida para quem gosta do sabor da jabuticaba.

7. Geleia de ameixa: esta receita tem um quê todo especial, pois além de se tratar de uma receita de geleia caseira e fresca, ela não leva açúcar. Como substituto, utilizou-se o suco de uva 100% integral, o qual também é ensinado na receita. Além disso, adicionou-se canela, resultando em uma geleia cheia de personalidade e frescor.

8. Geleia de uva: tradicional e simples, esta geleia leva apenas uva, açúcar e água. Foram utilizadas uvas do tipo niagara, o que trouxe um sabor mais adocicado e a cor avermelhada, mas que tal, depois de experimentar essa, testar com outros tipos?

9. Geleia de blueberries: uma fruta com o sabor bem singular é o blueberry, também conhecido aqui no Brasil como mirtilo. A receita conta com as cascas de uma maça para garantir a textura inconfundível de geleia. O resultado tem um sabor único e uma cor roxa densa de dar água na boca!

10. Geleia de frutas vermelhas: combinando morango, blueberry, amora e framboesa essa receita é ótima para acompanhar tanto a torrada quanto o cheesecake. Além das frutas, a geleia leva açúcar mascavo, essência de baunilha e lascas de laranja, para dar aquele toque especial. Não deixe de experimentar!

Foto: Reprodução / Caminho do Chá

Foto: Reprodução / Caminho do Chá

11. Geleia de pêra: assim como a maça, a uva e a tangerina, a pêra contém uma grande quantidade de pectina e portanto é uma boa pedida para geleia. O sabor da geleia é suave e novamente o limão está presente para ajudar na conservação.

12. Geleia de damasco: sofisticada, a geleia de damasco tem o azedinho e o doce suave da fruta e uma cor amarela de dar água na boca. A receita leva damascos secos, mas caso encontre a fruta fresca também é uma opção. Além do açúcar e da água, acrescentou-se o suco de um limão que traz harmonia para o sabor e contribui para a conservação da cor e da receita no geral.

13. Geleia de kiwi: ainda seguindo a linha do doce com toque azedinho, essa receita de geleia de kiwi é uma versão que além da fruta e do açúcar, leva maça para ajudar no ponto. As sementes do kiwi dão um toque especial para a geleia, pois trazem certa crocância e embelezam o doce.

14. Geleia de tangerina: a tangerina tem um sabor bastante popular e é uma ótima base para uma geleia, pois apresenta pectina (componente que contribui para a consistência característica da geleia) e um azedinho que equilibra o doce da receita.

15. Geleia de cupuaçu: o cupuaçu tem um gostinho bastante característico que se você não conhece, vale a pena experimentar. A geleia feita com esta fruta, além de equilibrada (doce na medida certa), tem um aroma incrível! Para ajudar na consistência, a receita leva maçã.

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

16. Geleia de acerola:azedinha, a geleia de acerola é uma ótima opção para fugir das geleias tradicionais e bem doces. Além do sabor levemente cítrico, a cor e a textura desta receita são apaixonantes.

17. Geleia de maracujá: novamente uma opção que combina o sabor azedo da fruta com o açúcar e resulta em uma geleia equilibrada e super saborosa. Além disso, a geleia de maracujá tende a ficar brilhante e, adicionando algumas sementinhas inteiras ao final, cheia de charme, servindo até como presente.

18. Geleia de laranja: simples de fazer e com poucos ingredientes, essa geleia é uma boa opção para cobrir bolos e acompanhar sorvetes ou pães. Seu sabor não é enjoativo, afinal a laranja tem um toque ácido e a receita ainda leva o suco de um limão. Não tem porque não testar!

19. Geleia de caqui: não é fácil encontrar receitas que utilizam caqui como base, mas aqui vai uma alternativa para quem é fã da fruta. Essa geleia de sabor surpreendente e preparo simples é uma ótima ideia para inovar na mesa do café!

20. Geleia de maçã: a maça é muito utilizada em outras geleias devido a sua alta concentração de pectina, mas por que não deixá-la como protagonista? Esta receita é uma alternativa para quem prefere sabores suaves, pois leva menos açúcar, graças a abundância de pectina, e um toque de limão.

21. Geleia de casca de maçã: uma opção para quem evita desperdício e adora explorar todas as funcionalidades e partes de um ingrediente é esta receita feita apenas com as cascas da maçã. O sabor é surpreendente!

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

22. Geleia de gengibre: doce e com um toque de ardência, a geleia de gengibre é uma boa pedida para compor pratos salgados, mas também para inovar no acompanhamento da torrada. Na receita o açúcar foi substituído pela rapadura, mas você pode usar o de sua preferência. A maça e o limão também estão presentes.

23. Geleia de hortelã: refrescante e uma ótima opção para acompanhar carnes, esta receita é super fácil de ser preparada. A consistência fica por conta da maçã e de resto só ingredientes simples: água, hortelã e açúcar.

24. Geleia de romã: seguindo a linha das receitas de sabor surpreendente, aqui vai uma ideia para quem adora o sabor da romã, mas acha trabalhoso degustá-la, ou ainda, gostaria de apreciá-la de outras formas. Essa geleia de romã ainda leva hortelã e saquê. Uma explosão de sabores!

25. Geleia de pimenta: esta receita é um pouco diferente das outras geleias, pois mistura o sabor marcante da pimenta e do alho, com a acidez suave do suco de laranja, a doçura da maça e claro do próprio açúcar. Além de um gosto peculiar, a geleia possui uma aparência e uma textura incrível. Vale a pena testar para acompanhar queijos, torradas, carnes, nachos…

Geleias elaboradas

Foto: Reprodução / A mesa da Carolina

Foto: Reprodução / A mesa da Carolina

26. Geleia de manga: a manga é uma fruta que in natura já é bastante doce, portanto, nesta receita, ela é acompanhada de um toque de limão e pimentas malaguetas. Essa geleia não cai bem no café da manhã, mas é uma boa opção para acompanhar um lombo de porco, queijos ou compor uma sobremesa inesquecível!

27. Geleia de maracujá com manga: uma outra alternativa para incrementar a geleia de manga é combiná-la com o maracujá. Nesta versão o sabor vai do marcante para uma geleia que a cada mordida traz uma sensação.

28. Geleia de goiaba com laranja: ainda pensando combinações de frutas, essa é uma receita que combina a goiaba e a laranja, frutas com sabores bastante característicos, mas ao mesmo tempo suaves. A goiaba foi utilizada em pedaços, enquanto a laranja em forma de suco e além disso, acrescentou-se o limão para ajudar na conservação.

29. Geleia funcional de pitanga: a geleia já é um doce com um toque saudável, mas esta opção traz a chia como ingrediente, enriquecendo a geleia com fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. Somado à essas vantagens, o sabor inconfundível e refrescante da pitanga. Não tem motivo para não testar!

30. Geleia de mirtilo com chia: outra receita na linha saudável é esta de geleia de mirtilo (ou blueberry) com chia. Além do acréscimo da semente que nos oferece diversos benefícios, a geleia não leva açúcar e sim mel.

Foto: http://www.kitchentravels.com/2011/10/raspberry-and-fig-jam-recipe.html" target="_blank">Kitchen Travels

Foto: http://www.kitchentravels.com/2011/10/raspberry-and-fig-jam-recipe.html” target=”_blank”>Kitchen Travels

31. Geleia de figo e baunilha: essa geleia de figos tem um sabor surpreendente e vai bem com diferentes combinações: iogurte, sorvete, pão, queijo … Além do figo e do açúcar, a receita leva suco de limão e fava de baunilha, sendo esta última opcional, mas responsável por conferir um sabor e um visual todo especial à geleia.

32. Geleia de melancia e baunilha: para quem adora experimentar coisas novas, esta receita é uma boa pedida. O frescor e a doçura da melancia, combinados com a delicadeza da baunilha, formam uma geleia única e deliciosa!

33. Geleia de abacaxi com pimenta: só de ler do que é esta geleia já dá vontade de experimentar. A pimenta utilizada nesta receita é a calabresa, que além do sabor, deixa a geleia um charme. A maçã também compõe a receita, para trazer a pectina.

34. Geleia de maça com agar agar e pimenta: essa é uma das receitas mais elaboradas da lista, pois leva gengibre, hortelã, pimenta jalapena e dedo de moça, maçã e abacaxi, além da gelatina de agar agar. O modo de preparo também é diferente das geleias tradicionais, mas o resultado é uma receita saudável e saborosa.

35. Geleia de laranja e gengibre: uma geleia de sabor suave, pois o doce deixa de ser protagonista combinado com a acidez suave da laranja e a picância característica do gengibre. Outro ponto interessante desta receita é o reaproveitamento, pois todas as partes da laranja (casca, sementes e as fibras brancas centrais) são utilizadas. Apesar de possuir diversas etapas, o resultado vale a pena!

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

36. Geleia de ameixa e vinho do porto: toda a cor e o sabor da ameixa, combinados com o vinho do porto resultam em uma geleia envolvente e especial a ponto de servir como um belo presente. Além desses dois ingredientes principais, a receita leva canela e limão.

37. Geleia de nectarina e laranja: a combinação de nectarina e laranja forma uma geleia levemente cítrica e de textura aveludada. Para atingir essa consistência, a receita possui mais etapas que a de uma geleia comum, mas nada muito complexo. Além das duas frutas, a receita conta com suco e raspas de limão para completar o sabor e ajudar na pectina e na conservação.

38. Geleia de laranja e limão galego:ainda na linha cítrica, uma geleia de laranja e limão feita para quem aprecie o sabor dessas frutas, afinal leva o mínimo de açúcar possível. No preparo, utiliza-se as frutas em fatias, sem retirar cascas ou sementes, o que faz com que a geleia tenha uma textura diferente, com pedaços das frutas. As etapas são diferentes e mais demoradas, mas o sabor final compensa.

39. Geleia de banana com chocolate: essa não é uma simples receita de geleia de banana, afinal é acompanhada de chocolate amargo, canela e suco de laranja e limão siciliano. Dessa combinação resulta uma receita super equilibrada e saborosa e que, apesar de elaborada, é fácil e rápida de preparar!

40. Geleia de pêssego e lavanda: a presença da lavanda nesta receita traz tanto sofisticação quanto complexidade, afinal não se encontra lavanda em todo lugar. Mas, se deseja experimentar uma geleia única está é uma boa. Além do pêssego e da lavanda, o suco e as raspas do limão completam a receita.

Depois de todas essas ideias, das simples às mais elaboradas, é só escolher qual geleia você vai testar primeiro e se jogar!

Para você