27 receitas de panquecas de dar água na boca

As panquecas são massas muito simples de fazer e podem ser facilmente variadas com diferentes massas e recheios

Escrito por Vanessa Herrmann
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A panqueca é uma massa frita, que é feita a base de ovos, farinha e leite. A partir desses ingredientes básicos, ou até mesmo com substituições, é possível criar uma grande variedade de sabores.

Sua mistura pode ser feita no liquidificador ou em uma tigela. Como o preparo da massa é simples, você pode fazer um recheio mais elaborado.

Por ser um prato muito versátil, existem opções para servir em todas as refeições. No café da manhã, por exemplo, você pode comer a massa com frutas. Já no almoço ou jantar, com um recheio de frango, entre outras diversas opções. Na hora de servir você também pode variar, com discos empilhados, no estilo americano, ou recheadas e enroladas.

Com a ajuda das dicas a seguir é possível criar panquecas muito atrativas e saborosas. Confira a lista com receitas salgadas, doces, leves, integrais e fit e experimente à vontade!

Salgadas

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

1. Panqueca com carne moída e molho sugo: essa é uma receita de panqueca bem tradicional. Com ingredientes e preparo simples, você consegue aproveitar uma deliciosa refeição. A massa é feita no liquidificador.

Leia também: 10 receitas de bolo de fubá deliciosas e fáceis de fazer

2. Panqueca integral de frango: trocando a farinha de trigo branca pela integral e acrescentando aveia em flocos você prepara uma massa mais saudável, mas que não deixa de ser saborosa. O recheio é feito com frango, temperos e um tomate. Já o molho para cobertura é com tomates, temperos e requeijão light.

3. Panqueca de frango ao molho branco: o frango desfiado para o recheio leva dois tomates sem pele e sementes. O molho branco é usado para forrar o fundo de um refratário, onde as panquecas serão colocadas, e depois também é usado para cobri-las.

4. Panqueca com creme de espinafre e tomate: na massa dessa receita o leite e substituído por água. O recheio é bem saboroso e bem simples de ser feito. Refogue cebola e espinafre, adicione ricota e leite, e depois tempere. Quando o molho estiver cremoso, acrescente tomates e sirva. Confira as medidas no link.

5. Panqueca de batata: para preparar essa receita você vai precisar apenas de: batatas, ovo, farinha de trigo, cebola, salsinha, sal e pimenta. Com a batata cozida, faça um purê e misture o resto dos ingredientes. Agora é só fritar e suas panquecas estão prontas.

6. Panqueca de presunto e queijo: mesmo sem tempo para cozinhar e com poucos ingredientes é possível preparar pratos que sejam saborosos, e essa receita é um bom exemplo disso. Depois que a massa estiver pronta, espalhe molho de tomate, coloque queijo e presunto, enrole e cubra com mais molho.

Leia também: 10 maneiras inteligentes de reaproveitar restos de alimento

7. Panqueca de nirá e alho-poró: com todos os ingredientes misturados na massa, essa panqueca fica mais espessa que as tradicionais. Além do alho-poró e da nirá na massa, a sugestão é também acrescentar pimenta e cebola. A autora diz para servir com shoyu ou creme azedo.

8. Panqueca de batata irlandesa: nessa receita a massa fica bem consistente, pois leva batatas asterix raladas e purê de batatas. É usado creme de leite para dar cremosidade. Os ingredientes são misturados as batatas em uma tigela e depois é hora de fritar a massa. Para a cobertura aqueça manteiga, acrescente cogumelos e deixe eles dourarem. Coloque sal e pimenta.

9. Panqueca de atum: está com pressa e quer comer uma refeição gostosa? Essa é uma dica interessante! A massa feita em poucos minutos e o recheio fica por conta do atum desfiado.

10. Panqueca de fubá: a massa dessa receita é diferente da tradicional, justamente por levar fubá. O resultado é uma massa mais amarelinha com sabor de fubá. O recheio sugerido é de legumes com bacon.

Doces

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

11. Panqueca de aveia com doce de framboesa: você vai precisar de aveia (ou farinha de aveia), leite, ovos, banana, canela, raspas de limão, e semente de linhaça. Caso você escolha usar a aveia, é preciso triturá-la antes do preparo. Misture todos os ingredientes e leve para a frigideira. Você pode substituir a geleia de framboesa por outras que preferir, e também pode acrescentar frutas.

12. Panqueca de maçã e canela: com uma massa tradicional, essa panqueca surpreende no sabor. Para quem gosta de doce, ainda é possível cobrir com maple syrup (xarope de bordo), mel, ou geleia de frutas.

13. Panquecas de aveia e banana: a massa dessa panqueca leva banana, farinha de aveia, bicarbonato de sódio, iogurte natural e ovo. A sugestão é usar mirtilos salpicados com mel, agave ou geleia de arroz para acompanhar.

14. Panqueca de chocolate: use cacau em pó para ter uma massa de chocolate. Para a calda a sugestão é fazer um caramelo. Como o caramelo endurece rápido, o prato deve ser servido quente.

15. Panqueca de espelta, ricota e compota de morango: com a massa a base de ricota e espelta, temos um preparo fácil. Para a compota, que também tem um preparo simples, você vai precisar de morangos, açúcar amarelo e sumo de limão.

16. Panqueca de banana com xarope de ácer e nozes: o sabor de banana fica por conta da massa dessa receita. Depois que as panquecas estiverem prontas, é só cobrir com o xarope de ácer e nozes pecan.

17. Panqueca de milho com doce de maçã: o doce é feito com maçã, anis, açúcar, canela em pó, licor de beirão e água, e é preparado em instantes. A massa é feita, entre outros ingredientes, com farinha de milho.

18. Panqueca de trigo sarraceno e nibs de cacau: a farinha de trigo sarraceno é livre de glúten e é uma opção mais nutritiva e saudável do que a farinha de trigo branca. Os nibs de cacau não possuem açúcar, deixa a panqueca mais crocante e dá um gostinho de chocolate.

19. Panqueca no forno de maçã e cenoura: a cenoura é usada no preparo da massa, que depois de misturada, deve ser levada ao forno até que fique sólida. Depois acrescente fatias de maçã misturadas com limão e canela. Leve ao forno até dourar levemente.

20. Panquecas de banana e chocolate com molho de amendoim: nessa receita a banana não é esmagada e misturada na massa, ela é acrescentada em rodelas, quando a massa já está na frigideira. Para finalizar, cubra com molho de amendoim, gotas de chocolate e fatias de banana.

21. Panqueca com doce de leite: Com uma massa tradicional, a sugestão desse receita é rechear a panqueca com doce de leite e queijo branco. Ótima opção para quem gosta de misturar doce e salgado.

Opções leves, integrais e fit

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

22. Panqueca integral de banana sem ovo e sem leite: opção saborosa para os veganos, essa é uma receita funcional. A farinha de trigo é substituída pela de aveia. Também é usada linhaça, água e fermento. Para fritar a massa, é recomendado usar o óleo de coco. Sirva com mel, geleias, nozes e morango.

23. Panqueca funcional: com uma banana amassada, um ovo, uma clara e amaranto em flocos você prepara uma deliciosa panqueca em apenas alguns minutos.

24. Panqueca de banana com apenas 2 ingredientes: com uma banana e dois ovos também é possível saborear uma panqueca nutritiva. É só bater os ingredientes e levar para a frigideira.

25. Panqueca integral: essa massa leva leite desnatado, farinha de aveia, farinha de quinoa e ovo. A autora da receita recheou com um refogado de abobrinha e frango, mas também sugere carne moída, ricota com tomate, legumes, queijo cottage, ou outro recheio de sua preferência.

26. Panqueca de proteína: essa receita é uma ótima sugestão de lanche saudável, pois tem baixo índice glicêmico e alta porção de proteína.

27. Panqueca de biomassa com cottage de tofu: sem adição de glúten e lactose, a massa leva biomassa de banana, quinoa, farinha de linhaça e farinha de castanhas ou amêndoas. Depois que estiver tudo misturado, é só fritar. Para o recheio faça um creme de tofu, goma de xantana, azeite e temperos.

Receitas de massas simples de panqueca

Salgada

Ingredientes:

  • 1 ½ xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 4 colheres (sopa) óleo
  • 2 ovos
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em uma frigideira, esquente um fio de óleo. Encha uma concha (servir) de massa e jogue no meio da frigideira, e vá girando para que a massa espalhe uniformemente. Quando as bordas começarem a soltar, é hora de virar.

Doce

Ingredientes:

  • 1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) açúcar
  • 3 colheres (chá) fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) manteiga derretida
  • Pitada de sal

Modo de preparo:

Em um recipiente misture os ingredientes secos, e em outro os ingredientes molhados. Junte todos os ingredientes. Aqueça e unte uma frigideira. Vá jogando a massa no meio da frigideira, e vá girando para que a massa espalhe uniformemente. Quando as bordas começarem a soltar, é hora de virar.

Sem glúten

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 1 colher (chá) de fermento de bolo
  • 1 xícara (chá) de amido de milho
  • ½ colher (chá) de sal

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em uma forma untada e aquecida, vá jogando uma concha de massa no meio da frigideira, e vá girando para que espalhe uniformemente. Quando as bordas começarem a soltar, é hora de virar.

Panqueca sem lactose

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 3 xícaras (chá) de água
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em uma forma untada e aquecida, vá jogando uma concha de massa no meio da frigideira, e vá girando para que espalhe uniformemente. Quando as bordas começarem a soltar, é hora de virar.

Panqueca sem ovo

Ingredientes:

  • 1 ⅓ copo de de leite
  • 1 copo de trigo
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • ½ colher (chá) de sal

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Em uma forma untada e aquecida, vá jogando uma concha de massa no meio da frigideira, e vá girando para que espalhe uniformemente. Quando as bordas começarem a soltar, é hora de virar.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web