Clara de ovo: o ingrediente certeiro para bombar seu cardápio
Além de agir no aumento muscular, a clara de ovo ainda auxilia na boa saúde da pele e colabora na busca pelo emagrecimento


Foto: Getty Images
Alimento muito consumido por amantes de musculação, a clara de ovo pode ser considerada uma fonte de proteína barata e com o teor de gordura próximo a zero. A função mais buscada por aqueles que praticam atividades físicas é ao aumento da massa muscular, porém esta possui muitos outros benefícios.
Além de agir no aumento muscular, ela ainda auxilia na boa saúde da pele e colabora no emagrecimento. Segundo a nutricionista Andréa Marim, este último feito se dá pelo alto teor de proteínas contido na clara, aumentando a saciedade e permitindo um consumo menor de calorias durante as outras refeições e ao longo do dia.
“Dentre os nutrientes encontrado na clara de ovo, podemos citar selênio, potássio, magnésio, riboflavina ou vitamina B2, ácido pantotênico ou vitamina B5, colina, betaína e folato. É composto ainda por cerca de 3,6 gramas de proteína, 0,24 gramas de carboidratos e 55 miligramas de sódio.”
De fácil acesso e valor acessível, este alimento pode ser considerado um ótimo aliado da saúde, contendo uma gama de benefícios se consumidos regularmente. Saiba mais sobre as aplicações e vantagens deste ingrediente:
Publicidade
Benefícios para a saúde

Foto: Getty Images
De acordo com a especialista Andréa, a clara de ovo é considerada uma proteína com alto valor biológico, também chamado de AVB. Isto significa que ela possui grande variedade de aminoácidos essenciais ao corpo. Confira a seguir alguns destes aminoácidos e suas funções:
Relacionadas
Albumina: esta é uma proteína fundamental para a reconstrução de fibras musculares, sendo a causa principal da grande procura para a promoção da hipertrofia (aumento da massa) muscular.
Arginina: “este é um aminoácido o qual estimula a produção do óxido nítrico, promovendo a melhora da circulação sanguínea e da oxigenação dos tecidos”, revela.
Leucina: conhecido como um aminoácido de cadeia ramificada, este composto, quando consumido regularmente, diminui os efeitos do catabolismo (efeito onde ocorre a degradação das proteínas) e promove o anabolismo (formação de novas células musculares).
Triptofano: “ele é um precursor da serotonina, melhorando o humor de uma maneira geral, promovendo uma sensação de bem estar, além de diminuir a compulsão por doces”, adiciona a nutricionista.
Publicidade
Lecitina: a profissional explica que este composto encontrado na clara de ovo dificulta a absorção de colesterol no intestino.
Vitamina B2: esta facilita o transporte do oxigênio por todo o organismo, resultando em um aumento da resistência física durante os exercícios.
Peptídeo RVPSL: descoberto por cientistas, este peptídeo (combinação de dois aminoácidos) bloqueia as enzimas responsáveis pela conversão da angiotensina, a qual é responsável pelo aumento da pressão arterial, sendo uma alternativa natural para a redução da pressão.
Aminoácidos variados: alguns destes servem de substrato para os fibroblastos celulares responsáveis pela formação do colágeno. Existe a opção ainda de utilizá-la como uma máscara facial, devendo ser batida com suco de limão e aplicada na pele por 15 minutos.
Clara de ovo e musculação

Foto: Getty Images
A popularidade deste alimento como recurso para aumentar massa muscular vem crescendo a cada dia. Para Andréa isso ocorre devido a prática de musculação promover o rompimento das fibras musculares, sendo que estas deverão ser regeneradas. “Ao consumir a clara de ovo, ela irá ajudar o organismo na síntese de novas proteínas, proporcionando assim um maior desenvolvimento muscular”.
Esta ação é resultado da combinação dos diferentes aminoácidos e pela presença da albumina em grande quantidade, regenerando e aumentando as fibras musculares e, consequentemente, promovendo um aumento do volume do músculo.
14 receitas doces e salgadas com clara de ovo
Apesar do consumo deste alimento por atletas normalmente ocorrer através de suplementos, a clara de ovo possui grande uso culinário, sendo utilizada no preparo de pratos doces e salgados.
Publicidade
“Ela tem função de aerar as preparações, conferindo volume e estrutura ao prato, já que sua proteína coagula ao entrar em contato com o calor, proporcionando firmeza às preparações”, ensina a nutricionista.
Confira a seguir deliciosas opções doces e salgadas para incluir o consumo da clara de ovo nas suas refeições:
Pratos salgados

Foto: Getty Images
1. Pasta de clara de ovo: assim como o próprio autor recomenda, esta pasta é uma ótima alternativa para variar o omelete de claras, podendo ser degustada pura, com torradas, como recheio para sanduíche ou tapioca. Fácil de fazer, é um acompanhamento coringa para seu lanche.
2. Tortinha de brócolis low carb: utilizando apenas uma clara de ovo, prepare uma deliciosa tortinha que fica pronta em apenas 30 minutos e é rica em sabor e nutrientes. Aqui o destaque é o brócolis, alimento rico em fibras, cálcio, ferro e vitamina C.
3. Filé de frango empanada light: nesta receita, a clara do ovo é utilizada para empanar o filé de frango, garantindo assim aderência dos flocos de aveia e ainda mais proteína ao prato. O resultado: um prato light e saboroso.
4. Omelete de claras: a versão mais simples e fácil de se consumir claras: fazendo um omelete. Para deixá-lo ainda mais saboroso, tempere com salsinha, cebolinha, sal, tomate, alho e queijo branco light.
5. Omelete de espinafre: opção ideal para a janta ou mesmo aquele momento que pede uma refeição mais leve, este omelete ficou ainda mais incrementado e rico em nutrientes ao adicionar 2 xícaras de espinafre picado, ótima fonte de sais minerais como o ferro e vitaminas.
Pratos doces

Foto: Getty Images
6. Cookies de chocolate sem farinha: já nesta outra opção doce, o papel da clara é garantir a maciez do cookie, resultando em uma textura suave e macia e agradando os mais variados paladares.
7. Bolinho de amêndoas: receita tradicional francesa, estes bolinho de amêndoas conhecido como financier pode ser descrito como denso, crocante e molhadinho, tudo ao mesmo tempo. Está esperando o que para provar?.
8. Pudim de claras: descrito pela autora da receita como uma nuvem doce que derrete na boca, este pudim é leve e suave, além de simples de se fazer. O tempo de preparo é de apenas 10 minutos mais 40 de forno, mas a dica é servi-lo gelado.
9. Merengue: e que tal aprender três tipos diferentes de merengue para servir juntamente com sua sobremesa favorita? Aqui você vai entender a diferença entre o merengue francês, o suíço e o italiano e conferir como preparar cada um deles.
10. Suspiro: receita tradicional encontrada em padarias, esta receita de suspiro leva apenas 3 ingredientes: claras de ovo, açúcar e raspas de limão, além da manteiga para untar a forma, devendo ser assados por aproximadamente 15 minutos com o forno à 180º.
11. Macarons: casquinha crocante, miolo cremoso e um recheio cheio de sabor, que tal aprender esta deliciosa e linda receita francesa? Aqui você verá como fazer duas versões: uma com recheio de morango e outra com recheio de limão siciliano.
12. Nozes caramelizadas: opção ideal para aqueles momentos em que bate uma fome fora de hora. Você pode variar as castanhas a serem caramelizadas. A clara de ovo será a responsável por aderir o açúcar e a canela às castanhas, conferindo sabor no momento em que serão assadas.
Clara de ovo pasteurizada
Se você deseja consumi-la em grandes quantidades, existe no mercado a opção de clara de ovo pasteurizada, um produto pronto, normalmente comercializado em embalagens Tetra Pack, com 1 kg, equivalendo a cerca de 30 claras.
“Estas passam por um processo mecânico o qual separa as gemas das claras, sendo submetidas à alta temperatura, eliminando possíveis riscos de bactérias e outros microrganismos prejudicais ao organismo, como as salmonelas, por exemplo”, informa Andréa.
De acordo com a nutricionista, dentre algumas das vantagens de escolher este produto ao invés das claras in natura pode-se citar a segurança de saber que ele é livre de qualquer bactéria, não possui o cheiro característico do ovo, além de evitar o desperdício das gemas, ou o trabalho para separá-las, para quem procura consumir somente as claras.
Advertências sobre a clara de ovo

Foto: Getty Images
A profissional alerta que algumas pessoas mais sensíveis podem vivenciar sintomas como mal-estar intestinal, gases, cólicas e diarreia provindos do consumo deste alimento. “Pessoas com problemas renais também devem evitar consumi-la em excesso, já que os rins são responsáveis por metabolizar o excesso de proteína consumida, podendo causar uma sobrecarga nestes órgãos”, esclare.
A suplementação com clara de ovo também deve ser evitada por pessoas com alergia ou sensibilidade ao mesmo, sendo indicada a busca por um nutricionista se houver qualquer sintoma diferente.
Rica em proteínas e com ação coadjuvante na recuperação muscular, a clara de ovo pode ser uma opção fácil e prática para conquistar aumento da massa magra, emagrecimento ou mesmo uma pele mais saudável. Procure introduzir este alimento nas suas refeições e beneficie-se com as vantagens de seu consumo regular.

Ana Kordelos
Gosto de me definir como uma pessoa plural. Curiosa por natureza, apesar da formação na área da saúde, sempre fui apaixonada pela escrita. Produtora de conteúdo, passo horas e horas pesquisando e desvendando o universo mágico feminino.