Cauterização capilar: um guia para recuperar o brilho e a saúde dos fios

Escrito por
Em 27.09.19

Julia Doorman

A cauterização capilar é um procedimento muito comum nos salões de beleza, mas que ainda causa muitas dúvidas: afinal, no que consiste o tratamento, quais seus benefícios e quando é recomendado fazer? Para responder à todas estas perguntas, convidamos a cabeleireira Joyce Rodrigues, que trará dicas importantíssimas sobre o assunto.

Continua após o anúncio

Por isso, se você deseja devolver o brilho e a saúde dos seus fios, acompanhe os próximos tópicos e saiba se este procedimento é para você. Além disso, confira vídeos e dicas de produtos para fazer o tratamento no conforto da sua casa!

Índice do conteúdo:

O que é cauterização

A cauterização capilar é uma reconstrução das cutículas do cabelo que, segundo a cabeleireira Joyce Rodrigues, é feita por meio da reposição de queratina – proteína que irá segurar os fios e preenchê-los. De acordo com a especialista, a selagem da queratina no cabelo é feita por meio de fontes de calor, como a chapinha. Contudo, ela informa que já existem processos com nanomoléculas que não necessitam de temperaturas mais altas para a selagem e que por isso são mais eficazes.

Para que serve a cauterização

iStock

A cauterização capilar serve para reparar cabelos expostos às agressões externas, como cloro, procedimentos químicos e até raios solares. Estes são exemplos de danos que fazem o cabelo entrar em processo de quebra. Por isso, o tratamento é recomendado para as situações em que os fios carecem de queratina, como quando estão quebradiços, com pontas duplas e ásperos. Assim, o resultado é um cabelo mais brilhoso e com menos frizz, sendo o benefício principal a recuperação da saúde dos fios.

Leia também: 10 segredos dos cabeleireiros para ter um cabelo sempre saudável

O procedimento não tem nenhuma função de alisamento, explica a profissional Joyce. Ela comenta: “Por diminuir o frizz, pode até parecer mais alisado, mas sua função real é segurar o cabelo para não quebrar”. Ademais, fique atenta: caso seu cabelo tenha passado por muitas químicas e apresente sensibilidade ou escamação, é melhor evitar a cauterização.

Como fazer cauterização capilar passo a passo

Se você ficou curiosa e quer saber como a cauterização capilar é feita, acompanhe este tópico com os melhores vídeos ensinando o passo a passo do procedimento:

A melhor cauterização capilar caseira com hidratação

Continua após o anúncio

Neste vídeo, a Julia Doorman explica de forma detalhada como fazer o processo em casa, de maneira simples e baratinha, além de tirar várias dúvidas. Em suma, ela mostra o processo padrão para a cauterização, com o bônus de uma hidratação antes da aplicação da queratina. Confira!

Um passo a passo especial para as madeixas coloridas

Se você tem cabelos coloridos, veja esse vídeo da Carol Kyoko! Aqui ela ensina um processo que funciona muito bem para os fios dela, que foram descoloridos por conta da tintura. Além disso, ela vai te dar dicas extras de produtinhos que você não pode perder!

Aprenda a fazer a cauterização em apenas 1 minuto!

Para quem é prática e gosta de rapidez, este vídeo é perfeito. A Manu ensina como fazer o procedimento em casa, em apenas 10 passos e 1 minutinho. Aqui ela utilizou um kit completo para o tratamento e mostra tudo no vídeo. Agora não tem mais desculpa para não fazer!

Assistindo esses vídeos dá até vontade de correr e comprar os produtinhos para fazer em casa, né? Então não perca a próxima seção! Separamos os melhores kits para você mesma comprar e fazer o procedimento ou levar para aplicação no salão.

Produtos para cauterização capilar

Para começar o tratamento, é necessário ter os itens certos, né? Mas não se esqueça: se for fazer em casa, esteja atenta, pois “a cauterização é um processo praticamente cirúrgico” – brinca a cabeleireira Joyce. De toda forma, a seguir você confere a nossa seleção especial para compra:

  1. Kit nutrição profunda com pró-vitamina B5 para cauterização capilar – Therapy M.Pantenol Mutari , na Americanas
  2. Restore cauterização sem formol – Forever Liss, na Americanas
  3. Kit cauterização – Madamelis, na Essência Brasileira
  4. Kit Bio cauterização 4 passos – PerfectLiss Visat Control, na Dot Cosméticos
  5. Kit de hidratação 1kg, cauterização, fluído e o segredo – Trivitt, no Submarino
  6. Kit reconstrução e cauterização capilar – Hábito Cosméticos, na Americanas
  7. Kit cauterização efeito liso profissional, na Americanas

Pronto! Está tudo preparado para arrasar e ter fios com mais brilho, menos frizz e mais saúde. Todavia, lembre-se: o procedimento não deve ser feito com uma frequência demasiada. Isso porque com queratina demais, o cabelo pode endurecer e quebrar ao invés de mostrar os resultados esperados.

E para quem gosta de manter a hidratação das madeixas em dias, veja também cronograma capilar.

Continua após o anúncio

Assuntos: Cabelos

Para você